PONTINHOS
Ano LVII, n.o 356,
janeiro/março de 2016
Ministério da Educação
Instituto Benjamin Constant
Publicação Trimestral de
Educação, Cultura e
Recreação
Editada na Divisão de
Pesquisa, Documentação e Informação
Impressa na Divisão de
Imprensa Braille
Fundada em 1959 por
Renato M. G. Malcher
Av. Pasteur, 350/368 -- Urca
Rio de Janeiro-RJ
CEP: 22290-240
Tel.: (55) (21) 3478-4458
E-mail: ~,pontinhos@ibc.~
gov.br~,
Site: ~,http:ÿÿwww.ibc.~
gov.br~,
¨ I
Livros Impressos em Braille: uma Questão de
Direito
País Rico É País sem Pobreza
Distribuição gratuita de acordo com a Lei n.o 9.610, de 19/02/1998, art. 46, inciso I, alínea *d*.
Arquivo da revista disponível para impressão em Braille: ~,http:ÿÿwww.ibc.gov.~
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Diretor-Geral do IBC
João Ricardo Melo
Figueiredo
Comissão Editorial
Daniele de Souza Pereira
João Batista Alvarenga
Leonardo Raja Gabaglia
Raquel Chagas de Araújo
Regina Célia Caropreso
Revisão
Hylea de Camargo Vale
Fernandes Lima
Colaboração
Jade da Silva
Maria Luzia do Livramento
¨ III
Sumário
Seção Infantil
Cantigas de roda :::::::: 1
Trava-Línguas :::::::::: 2
Cordel :::::::::::::::::: 3
Histórias para Ler e
Contar
Ponta da língua ::::::::: 5
Convite ::::::::::::::::: 7
Paraíso ::::::::::::::::: 8
Leio, Logo Escrevo :::: 9
Seção Juvenil
Quebra-Cuca :::::::::::: 13
Você Sabia? :::::::::::: 17
Vamos Rir? ::::::::::::: 21
Historiando
O passado do nosso
dinheiro ::::::::::::::: 24
Leitura Interessante
Descubra o seu valor :::: 27
Cuidando do Corpo e da
Mente
Como lidar com a TPM
na adolescência :::::::: 32
Tome Nota
Como organizar seu tempo
de estudo para o Enem e
para os vestibulares ::: 36
Leio, Logo Escrevo :::: 45
Tirinhas :::::::::::::::: 48
Espaço do Leitor ::::::: 56
Seção Infantil
Cantigas de roda
Sai preguiça
A danada da preguiça pode ser uma doencinha.
Que pega nos adultos e também nas criancinhas.
Dá uma moleza só querendo
espreguiçar.
E só de falar nela dá vontade de deitar.
Sai preguiça!
Vai te catar!
Sai preguiça!
Aqui não tem lugar!
Sai preguiça!
Comigo não tem vez!
Sai preguiça!
Vai pegar outro freguês!
¨
Tique tique tique tique tique tiquetá
Sai preguiça eu preciso
trabalhar!
Fonte: ~,http:ÿÿwww.~
vagalume.com.brÿpalavra-~
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::::::::::::::::::::::::
Trava-Línguas
Partindo para Piracicaba, Pedro pintou prateleiras para poder
progredir. Posteriormente, partiu para Pirapora. Pernoitando,
prosseguiu para Paranavaí, pois pretendia praticar pinturas para
pessoas pobres. Pouco praticou, porque Padre Paulo pediu para pintar
panelas, porém, posteriormente, pintou pratos para poder pagar promessas.
Vocabulário
Pernoitar: v. Ficar durante a noite, passar a noite.
::::::::::::::::::::::::
Cordel
A matemática da vida
Em tudo na vida a gente
Precisa equacionar
Na matemática diária
Sempre com ética usar
A adição, o subtrair,
O dividir, o multiplicar.
Multiplicar o amor
Realizar a divisão
Da terra e do trabalho,
Principalmente do pão
Para então se acabar
Com a social exclusão.
Subtrair o descaso
Que se tem pela pobreza;
Fazer a adição correta
Do alimento sobre a mesa
Para suprir com urgência
A fome, que é uma tristeza.
É necessário que nós
Saibamos contar,
Escrever os numerais
Natural, ímpar ou par,
Não deixarmos que ninguém
Venha nos engabelar.
E pra solução ser correta
A escola é necessária
E toda a sociedade
Numa tarefa diária
Pra tornar a vida do homem
Mais justa e igualitária.
Fonte com alterações: ~,www.projetocordel.com~,
Vocabulário
Engabelar: v. Enganar ou iludir jeitosamente; seduzir.
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
Histórias para Ler e Contar
Ponta da língua
Cheia de graça é a nossa língua portuguesa.
Você nem precisa aprender o a-bê-cê para rir com ela.
Desde pequeno já ouve dizer que mentira tem pernas curtas.
E mentira tem pernas?
E a verdade? A verdade tem pernas longas?
E quando dói a barriga da perna?
Ou quando ficamos de orelha em pé?
O que a barriga tem a ver com a perna, e orelha com o pé?
Pra ser divertido, não leve nada ao pé da letra!
Até porque letra não tem pé. Ou tem?
Pé de meia é o dinheiro que a gente economiza.
Pé de moleque, doce de amendoim.
Dedo de prosa é papo rápido.
Dedo-duro é traidor.
Pão-duro, pessoa egoísta.
E boca da noite? E céu da boca?
É uma brincadeira atrás da outra!
Cabeça de cebola, dente de alho, braço de mar.
Com a nossa língua, a gente pode pegar a vida pela mão.
Pode abrir o coração. Pode fechar a tristeza.
A gente pode morrer de medo e, ao mesmo tempo, estar vivinho da silva.
Pode fazer coisas sem pé nem cabeça.
Mas brincar com palavras também é coisa séria.
Basta errar o tom e você vai parar no olho do furacão.
Então, divirta-se. Cuidado só para não morder a língua portuguesa!
João Anzanello Carrascoza
Fonte: ~,http:ÿÿ~
revistaescola.abril.com.brÿ~
fundamental-1ÿponta-~
lingua-634317.shtml~,
::::::::::::::::::::::::
Convite
Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.
¨
As palavras não:
quanto mais se brinca com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
Fonte: Paes, José Paulo. *Poemas para brincar*. São Paulo: Ática, 2005.
::::::::::::::::::::::::
Paraíso
Se esta rua fosse minha,
eu mandava ladrilhar,
não para automóvel matar
gente,
mas para criança brincar.
Se esta mata fosse minha,
eu não deixava derrubar.
Se cortarem todas as árvores,
onde é que os pássaros vão
morar?
Se este rio fosse meu,
eu não deixava poluir.
Joguem esgotos noutra parte,
que os peixes moram aqui.
Se este mundo fosse meu,
eu fazia tantas mudanças
que ele seria um paraíso
de bichos, plantas e crianças.
Fonte: Paes, José Paulo. *Poemas para brincar*. São Paulo: Ática, 2005.
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
Leio, Logo Escrevo -- Textos dos alunos do IBC
Primeira fase
Nomes: Júlia Cavaline
Medeiros (12 anos), Lorrany Vitória R. de Assis (14 anos), Samuel
Pani Alves (16 anos)
Local de nascimento: Todos nasceram no Rio de Janeiro
Turmas: 403 e 405
Passatempos favoritos
Passatempos da Lorrany
Quando estou em casa, gosto de brincar de muitas coisas, além de
assistir televisão. Meus programas preferidos são: *Carrossel* e
*Cúmplices de um resgate*, do SBT. Também gosto de estudar.
Passatempos da Júlia
Eu, Júlia, gosto de ver novela, jornal e de ficar deitada direto.
Também adoro comer doces e escrever na máquina em braille.
Passatempos do Samuel
Eu, Samuel, gosto de assistir novelas e fazer contas na calculadora.
Revisado pela Comissão
Editorial
Isadora Conceição da Silva
Data de nascimento: 28/05/2004
Idade: 12 anos
Local de nascimento: Rio de Janeiro
Turma: 401
Eu amo gatos
Era uma vez uma gata chamada Michele, que gostava muito de brincar.
Quando eu contar a minha história, vocês vão ficar muito chateados.
Michele foi encontrada na rua. Uma vizinha da minha mãe que falou
dessa gata. O meu pai queria um gato macho, mas a vizinha disse que
só tinha fêmea. No primeiro dia, eu já estava me acostumando com ela,
que sempre me dava carinho e amor.
Então, em um outro dia, a minha mãe pegou um novo gato achando que
era macho, mas não era. Era fêmea também. Essa gata também me amava,
mas ela foi embora porque a minha mãe pediu para o meu pai levar, e
ele levou. Eu nem cheguei a colocar nome nessa gata.
Quando ela foi embora, eu chorei muito de madrugada. Foi a gata que
mais amei. Chorei muito de manhã, e minha mãe tentava fazer eu parar
de chorar, mas eu não parava. Eu ainda choro por causa dessa gata,
que amo. Ainda sinto saudade dela e eu acho que ela sente o mesmo que
eu sinto por ela.
Depois a minha mãe pegou o Kevin. Então, agora eu tenho
dois gatos: a Michele e o Kevin.
Revisado pela Comissão
Editorial
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
Seção Juvenil
Quebra-Cuca
Trocando as letras por suas antecedentes no alfabeto, você descobrirá um alimento que os indianos adoram!
qjnfoub
Resposta: pimenta.
Se você completar a soma abaixo, vai descobrir o ano da primeira premiação do Oscar:
#éfbd
+30é
:::::
1ééi
Resposta: 1624+305=1929.
Charada:
“Quem tem procura! Quem não tem não quer!”
Vamos descobrir a resposta da charada, juntando as iniciais das palavras abaixo:
pato -- igreja -- olho -- leão
-- helicóptero -- ovo
Resposta: piolho.
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Jogo dos erros de português
Qual a forma correta de
escrever?
1) Todos contam que ela é meio inteligente.
2) Todos contam que ela é meia inteligente.
Resposta: Opção (1). Meio, advérbio, é invariável, portanto, mesmo
que o sujeito seja feminino, o advérbio permanecerá neutro (masculino).
3) Este livro é para eu estudar Braille.
4) Este livro é para mim estudar Braille.
Resposta: Opção (3). Não se usa o pronome oblíquo “mim” antes do
verbo no infinitivo. O certo é para “eu estudar”.
5) Nossos bates-papos varavam as noites.
6) Nossos bate-papos varavam as noites.
Resposta: Opção (6). Quando o primeiro elemento de uma palavra for
verbo, somente o segundo sofrerá variação e irá para o plural.
7) Nos milhares de vezes que eu tentei, não consegui acertar.
8) Nas milhares de vezes que eu tentei, não consegui acertar.
Resposta: Opção (7). Por se tratar de um substantivo masculino,
milhar, tudo o que se referir a ele (numerais, pronomes, artigos ou
adjetivos) deverá concordar com o masculino.
9) Fernanda afirmou que, depois de ter vivido três gravidezes, não quer mais filhos.
10) Fernanda afirmou que, depois de ter vivido três gravidez, não
quer mais filhos.
Resposta. Opção (9). O termo “gravidezes”, apesar de não ser lá
muito sonoro, está correto. O plural de “gravidez” é feito como o de
qualquer outra palavra terminada em “z”, ou seja, acrescentando-se as
letras “es”, como em voz/vozes, cruz/cruzes.
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
Você Sabia?
Por que algumas pessoas têm
bruxismo?
Se pensou em dom para feitiçaria, pode esquecer. Bruxismo não tem
nada a ver com isso! Costuma ser resultado de um problema de saúde
que leva as pessoas a ranger os dentes sem querer, principalmente durante o sono.
O ranger pode ser tão forte que a pessoa acorda com dor no
queixo e, com o passar do tem-
po, pode ter os dentes desgastados.
Mas o que pode causar o bruxismo? Na verdade, existem vários
fatores, um deles está nos próprios dentes. Pessoas com os dentes
fora do lugar, com má oclusão, ou seja, com uma mordida que não
encaixa direito, têm mais chance de desenvolver o bruxismo. A falta
de vitaminas e nutrientes no organismo, alergias e problemas
respiratórios também podem fazer surgir o bruxismo. Problemas
emocionais -- como tristeza, ansiedade e medo constante -- são outra
razão para pessoas começarem a ranger os dentes sem se dar conta.
Quer mais? Pois esse problema pode ainda ser herdado. Isso quer dizer
que os pais que tinham bruxismo podem ter filhos que o repitam.
Se você acorda com a boca dolorida, conte a um adulto de sua
confiança e peça para ir ao dentista. Detectar o pro-
blema cedo faz
toda a diferença na hora de tratá-lo. Uma das medidas mais adotadas
para controlar o bruxismo é usar um aparelho com o formato da sua
mordida para proteger os dentes durante o sono. Essa medida reduz o
desgaste dos dentes e alivia as dores musculares. Também pode ser
importante conversar com um psicólogo para ter mais tranquilidade e
entender melhor
essa situação que é desagradável, mas temporária.
Fonte: *Ciência Hoje das crianças*, ano 27, n.o 262, novembro de
2014.
::::::::::::::::::::::::
De onde veio o nome do Pão de Açúcar, no Rio de
Janeiro?
A explicação está na época em que o Brasil era uma colônia de Portugal, período em que o principal produto feito em nosso
país era o açúcar. Ele era produzido da seguinte forma: a cana era espremida e o caldo fervido em tachos para engrossar. Antes de ser
enviado à Europa, esse caldo era despejado em vasos de barro, com formato de cone, para esfriar. Então, endurecia e ganhava forma de
pão (o pão de açúcar). Os portugueses teriam dado esse nome ao morro do Rio de Janeiro por causa
da semelhança dele com os pães de açúcar.
Fonte: Revista *Recreio* -- n.o 806 -- 20 de agosto de 2015.
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
Vamos Rir?
O menino e o presente de
final do ano
O menino chega em casa no final do ano e diz:
-- Pai, tenho uma notícia pra você!
-- O que é? -- pergunta o pai.
-- Você não me prometeu uma bicicleta se eu passasse de ano??
-- Sim, meu filho.
-- Então se deu bem. Economizou um dinheirão...
Fonte: ~,http:ÿÿwww.piadas.~
com.brÿ~,
O que é, o que é?
Qual é a diferença entre um soldado e um médico?
R: O médico dá alta, e o soldado dá baixa.
O que não é de vidro, mas a gente quebra com um grito?
R: O silêncio.
Ela não sai de casa, mas vai a todo lugar devagarzinho. Quem é ela?
R: A tartaruga.
Todo mundo precisa, todo mundo pede, mas ninguém segue?
R: Conselho.
Que bicho anda com a pata na cabeça?
R: O pato apaixonado.
Por que o pinguim não ganha na loteria?
R: Porque ele tem o pé frio.
Bate na gente, mas é bom para a saúde.
R: O coração.
Por que podemos dizer que o prego tem boa educação?
R: Porque ele nunca entra sem bater.
O que a TV disse para a tomada?
R: -- Estou ligadona em você!
Fonte: Revista *Recreio* -- n.o 812 -- 1º de outubro de 2015.
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
Historiando
O passado do nosso dinheiro
Nem sempre o Real foi a
moeda brasileira. Muitas outras já existiram, desde a época em que éramos uma
colônia portuguesa
A primeira! -- Herança da colonização, o réis era a moeda de
Portugal e passou a circular no Brasil no século XV. Mesmo após a
Independência e a Proclamação da República, a moeda permaneceu em vigor até 1942.
Vai e volta -- Como forma de cortar alguns zeros do dinheiro
anterior, o cruzeiro foi a moeda nacional por três vezes. Na primeira
aparição, substituiu o réis em 1º de novembro de 1942. Mil réis
passaram a valer 1 cruzeiro.
Renovado -- O cruzeiro perdeu o valor muito rápido e, por isso, em
13 de fevereiro de 1967, estreava o cruzeiro novo. Na época, mil
cruzeiros passaram a valer 1 cruzeiro novo.
Segunda vez -- Foi em 14 de maio de 1970 que o cruzeiro voltou -- a
palavra “novo” saiu para conter a desvalorização da moeda naquele
período, mas o valor permaneceu o mesmo.
Será que vai? -- Para impedir que os preços continuassem subindo,
um plano do governo lançou o cruzado em 28 de fevereiro de 1986. Mil
cruzeiros passam a valer 1 cruzado.
Mais uma tentativa -- O cruzado novo surgiu de mais um plano
econômico, mas não deu muito certo. A moeda durou de 15 de janeiro de
1989 até março de 1990.
Última vez -- Com o fracasso do cruzado novo, o cruzeiro fez a
terceira e última aparição em 16 de março de 1990. Não houve corte de
zeros: 1 cruzado novo passou a valer 1 cruzeiro.
Por pouco tempo -- Em ou-
tra troca recorde, por causa da inflação (aumento generalizado e contínuo dos preços, causando grande
desvalorização do dinheiro), é criado o cruzeiro real em 1º de agosto
de 1993. A moeda ficou menos de um ano em circulação.
Antes do Real -- Iniciada em 1994, a unidade real de valor (URV)
surgiu para controlar o aumento dos preços que continuava dominando o
país. Ela cumpriu a função e é considerada a antecessora do Plano Real.
Já faz 21 anos! -- O Real é a atual moeda. Criado em 1º de julho de
1994, marcou o fim da URV e melhorou a economia de forma significativa.
Por que tantas mudanças? -- A moeda nacional muda por decisão dos
governantes. Isso acontece quando ela se desvaloriza muito, ou seja,
quando começa a valer menos. Na prática, as alterações ajudam na
renovação da economia brasileira, simbolizando um recomeço.
Fonte: Revista *Recreio* -- n.o 809 -- 10 de setembro de 2015.
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
Leitura Interessante
Descubra o seu valor
Um jovem procurou um sábio, porque se sentia uma pessoa
inútil. Achava que era lerdo e que não conseguia fazer nada bem. Por
isso, queria saber como melhorar e o que fazer para ser valorizado.
O velho sábio, sem olhar para o jovem, lhe disse:
-- Sinto muito, mas antes de resolver o seu problema, preciso
resolver o meu próprio. Talvez você possa me ajudar.
O jovem não entendeu, e então, o sábio tirou um anel que usava em
um dos dedos e entregou ao rapaz, lhe recomendando:
-- Vá até o mercado. Preciso vender este anel porque tenho que
pagar uma dívida. Preciso que você consiga por ele o máximo, mas não
aceite menos do que uma moeda de ouro.
O rapaz pegou o anel e foi oferecê-lo aos comerciantes do local.
Eles olhavam com algum interesse, mas quando o jovem dizia que
pretendia pela joia uma moeda de ouro, uns desistiam, outros até riam
e alguns nem davam atenção.
Somente um idoso muito gentil explicou ao jovem que uma moeda de
ouro era muito valiosa para aquele anel.
Abatido pelo fracasso, o rapaz voltou ao sábio, dizendo que o
máximo que lhe ofereceram pelo anel foram duas ou três moedas de
prata. Ouro, nem pensar!
O sábio respondeu que seria importante, então, saber o valor real
do anel. E, sugeriu que o jovem fosse ao joalheiro para uma avaliação
certa. Mas fez outra recomendação:
-- Olha, meu jovem, não importa o valor que lhe ofereçam, não venda este anel.
O jovem ficou confuso e desanimado, mas fez o que o sábio pediu.
Foi a uma joalheria.
O joalheiro, depois de examinar a joia com uma lupa, a pesou e disse ao jovem:
-- Diga ao velho sábio que, se ele quiser vender este anel agora,
não posso lhe dar mais do que cinquenta e oito moedas de ouro.
O rapaz levou um susto e, engasgando, disse:
-- Cin... cinquenta e oito moedas de... ou... ouro?
O joalheiro confirmou:
-- Sim. Com tempo, eu poderia oferecer cerca de setenta moedas.
Mas, se a venda é urgente...
O jovem, porém, lembrando a recomendação do sábio, recusou a oferta
e voltou correndo para dar a boa notícia. Depois de ouvir o jovem, o
sábio falou:
-- Veja, meu rapaz, você é como este anel, uma joia única e
valiosa. Como toda joia preciosa, somente pode ser avaliada por quem
entende do assunto. Por acaso você imaginou que qualquer um poderia
descobrir o seu verdadeiro valor?
Tomando o anel das mãos do jovem, tornou a colocá-lo no dedo e disse:
-- Filho, todos somos como esta joia: muito valiosos. No entanto,
andamos por todos os mercados da vida desejando que pessoas
inexperientes nos valorizem.
E o sábio concluiu:
-- Ninguém pode lhe fazer sentir inferior, sem o seu consentimento.
Cada ser humano é único, especial e valioso.
Lição de vida: Ninguém é inferior ou superior a alguém. Cada um de
nós tem o seu valor, cada um de nós é único, especial e valioso!
Fonte: ~,http:ÿÿwww.~
showdoclovismonteiro.comÿ~
descubraoseuvalor.htm~,
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
Cuidando do Corpo e da
Mente
Como lidar com a TPM na adolescência
O diagnóstico da tensão pré-menstrual nas jovens costuma ser um desafio
devido às mudanças de humor características da idade
As alterações emocionais, que a maioria das adolescentes costuma
enfrentar, podem ser confundidas com os sintomas da tensão
pré-menstrual (TPM). Embora em menor intensidade em comparação às
adultas, elas também podem sentir vários dos cerca de quarenta
sintomas que caracterizam esse período do ciclo menstrual, como dor
de cabeça, irritabilidade, mau humor e dores no corpo.
A Doutora Rosa Maria Neme, ginecologista do Hospital Albert
Einstein, explica que a produção de hormônios oscila ao longo do mês.
“O estrogênio, hormônio que, entre outras características, deixa a
mulher mais alegre, é produzido com maior intensidade até o 14º dia
do ciclo. Depois desse período, após a ovulação, o nível de
estrogênio diminui e o organismo começa a produzir progesterona, que
prepara a mulher para a gravidez e costuma deixá-la mais tranquila.
Por fim, os dois hormônios caem por volta do 26º ao 28º dia e
desaparece o equilíbrio. A queda gradativa do estrogênio provoca os
sintomas típicos da TPM, como irritação e depressão. Quando ele volta
a aumentar, a mulher se sente melhor.”
Para identificar se a adolescente está passando por uma alteração
emocional ou por uma tensão pré-menstrual, é preciso ficar atento aos
períodos que isso acontece.
“Se os sintomas se repetem pelo menos três vezes seguidas, sempre
na segunda fase do ciclo menstrual, após a ovulação, tudo indica que
ela está passando por uma TPM. É preciso que o médico acompanhe o
quadro cuidadosamente para não confundir a TPM com transtornos
psicológicos ou com alterações de humor típicas da idade”, esclarece
a Doutora Rosa.
As melhores maneiras de prevenir a TPM estão relacionadas ao
controle da alimentação e do consumo do álcool e tabaco.
“Evite sal, cafeína, bebidas açucaradas e álcool. Alimentos que
aumentam a diurese, como o chuchu, morango, melancia, salsa e agrião,
ajudam a melhorar os sintomas da TPM. Procure ter uma boa noite de
sono todas as noites e praticar alguma atividade física
regularmente”, recomenda a médica.
Fonte:
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Vocabulário
Diurese: s. f. Secreção de urina.
Oscilar: v. Variar.
Ovulação: s. f. Liberação de óvulos, células reprodutoras femininas, pelo ovário.
Queda gradativa: Que diminui pouco a pouco.
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
Tome Nota
Como organizar seu tempo de estudo para o Enem e para os vestibulares
O ano está no começo, mas para vestibulandos todo tempo é pouco.
Por isso, é importante planejar desde cedo os estudos do ano inteiro
para não deixar assuntos para trás nem se sobrecarregar perto das provas.
Se você vai fazer o Enem e prestar vestibulares, veja as dicas a
seguir e organize seus estudos! Com maior preparação, com certeza as
provas não serão uma ameaça.
Organizar rotina
A primeira coisa a ser observada antes de dar início ao cronograma
de estudos é a sua própria rotina. Em que horário você vai à escola
ou ao cursinho? Você tem tarefas extras, como estágios, cursos
extracurriculares, atividades físicas? Anote todas as tarefas,
horários e dias da semana em que as pratica e comece o cronograma por aí.
Cronograma
Seu cronograma deve ser organizado em forma de calendário semanal e
deve durar 6 dias da semana. É importante eleger um dia do final de
semana para descansar. Faça uma tabela, manual ou no computador,
listando todas as tarefas do seu dia, desde a manhã até a hora em que
você vai dormir. Eleja o melhor período disponível do dia para fazer
sua agenda de estudos.
Matérias e assuntos
Separe todas as matérias que cairão no vestibular, deixando em
destaque as que você tem maior dificuldade. É im-
portante dar maior
atenção a elas, pois, por mais que não exerçam o maior peso para o
curso que você pretende, elas podem ser um bom diferencial perante os
demais candidatos. Depois de listar as matérias, organize-as no
cronograma, intercalando as áreas. Por exemplo, estude língua
portuguesa e biologia em um dia, e matemática e história no ou-
tro. Assim fica mais difícil confundir os assuntos e sobrecarregar a mente
com conteúdos parecidos.
Horários
Após decidir qual período do dia é mais favorável para abrigar o
seu horário de estudo, observe quanto tempo você tem disponível.
Duas, três, quatro horas? Dentro desse período, distribua as
matérias, delegando o mesmo tempo de estudo para cada uma. De hora em
hora, descanse por 15 minutos. Caminhe um pouco, tome um copo d'água,
navegue na internet. Mas seja disciplinado, são apenas 15 minutos, e retorne ao estudo.
Assuntos mais difíceis
Depois de separar as disciplinas, analise em quais assuntos de cada
uma delas você tem mais dificuldade. Comece por eles, para começar
com a cabeça fresca e com tempo suficiente para sanar as dúvidas.
Assim, os assuntos com os quais você tem mais afinidade ficam para o
final, o que dificulta a procrastinação depois de meses de estudo.
Ambiente de estudo
Nem sempre sua casa ou seu quarto são os melhores lugares para
estudar. Nesses ambientes, há muitas distrações. Caso você seja uma
pessoa naturalmente disciplinada, não há problema em estudar nesses
locais, mas se você se distrai com facilidade, melhor procurar um
local mais adequado. Bibliotecas públicas são ótimos locais para se
concentrar. Se você não dispõe de uma em sua cidade ou escola, tente
organizar da melhor forma possível seu ambiente caseiro: fique em um
local sem telefone, TV e computador por perto. Somente use o
computador para estudar se você resistir à navegação na internet.
Para evitar o uso dele, você pode organizar os conteúdos com
antecedência, fazendo as pesquisas, salvando e utilizando-o sem
conectá-lo à internet. Tudo para evitar distrações. É importante
também conversar com sua família, para explicar o seu momento de
estudo e dedicação, e pedir a colaboração de todos, para que evitem
barulho e interrupções no seu horário de estudo.
Conciliando assuntos da
escola
Se você ainda está no terceiro ano, ou está fazendo cursinho,
adicione os assuntos estudados na aula do dia à rotina de estudos.
Assim você não esquece o que é dado em sala de aula e já adianta boa
parte do que vai cair no vestibular. Lembre-se: aula dada é aula
estudada. O estudo contínuo evita que você tenha que estudar todo o
assunto na véspera das provas.
Treino
Algo muito importante é treinar. Resolva provas antigas, escreva
redações sobre temas que já foram abordados, assim você consegue se
adaptar ao tempo das provas, aos formatos e evita surpresas no dia D.
Cronometre o tempo que leva para resolver as provas, assim pode ter
noção de sua agilidade. Reserve um ou dois dias por mês para resolver
provas. Pesquise as provas anteriores do Enem e das instituições em
que deseja estudar, tudo isso está disponível na internet.
Revisão
Um mês antes da prova é hora de revisar. Observe aqueles assuntos
que precisam ser relembrados, ou aqueles que você acha que têm maior
probabilidade de cair na prova. Faça pequenas revisões, relembre
fórmulas, datas, nomes importantes. Use lembretes em portas, espelhos
e armários. Assim a informação é assimilada naturalmente pelo seu cérebro.
Após toda a organização da sua rotina de estudo, é só pôr a mão na
massa. Ao final do período de estudos, lembre-se de se atentar para
as datas das provas, endereço dos locais de prova e horários, para
evitar atrasos e enganos. Quando o aluno se prepara com antecedência,
se sente muito mais apto a enfrentar as avaliações. Concentração,
organização e compromisso são as
chaves para um futuro promissor.
Bons estudos!
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Vocabulário
Afinidade: s. f. Simpatia.
Assimilada: adj. Compreendida, aprendida.
Procrastinação: s. f. Ação ou resultado de procrastinar; adiar.
Promissor: adj. Bem-suce-
dido.
Sanar: v. Desfazer.
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Leio, Logo Escrevo -- Textos dos alunos do IBC
Segunda fase
Nome: Gisele Jesuíno Braz Nunes
Data de nascimento: 12/12/1999
Local de nascimento: Rio de Janeiro
Turma: 602
Frase preferida: “Na vida, nem tudo é um mar de rosas. Basta ter fé e seguir em frente.”
Amizade
A amizade
De verdade
Tem que
Ser verdadeira.
Tenho uma amiga
Que é muito bonita
O nome dela é Carina.
¨
A amizade
Só é amizade
Quando a gente conquista.
Eu acho que na situação
Só devemos obedecer ao
coração.
Amizade, amizade
Verdade, verdade
Solidariedade
E viva a amizade!
Revisado pela Comissão
Editorial
Nome: Patrick Paulo Arruda, “MC Trick”
Idade: 19 anos
Local de nascimento: Nova Iguaçu-RJ
Turma: 703
Na alegria ou na tristeza
Você é a mulher que eu sonhei ter.
Tudo a gente conversa.
É assim que tem que ser.
Não estou lhe dizendo isso pra lhe agradar, pois saiba que comigo você pode contar.
Haja o que houver, “tô” com você pro que der e vier.
“Tô” com você pra somar, dividir e multiplicar.
Promessa é promessa. Promessa é dívida.
As minhas promessas vão ser cumpridas.
Prometo lhe dar amor na alegria ou na tristeza.
Prometo lhe respeitar na alegria ou na tristeza.
Prometo não lhe abandonar na alegria ou na tristeza.
Não vai se arrepender, pode ter certeza.
Revisado pela Comissão
Editorial
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Tirinhas
Turma da Mônica
Turma da Mônica é uma série de histórias em quadrinhos criada pelo
quadrinista e empresário Mauricio de Sousa.
Originada em uma série de tirinhas de jornal, em 1959, na qual os
personagens principais eram o cachorro Bidu e seu dono Franjinha, ela
começou a ganhar a identidade atual com a criação de Mônica e
Cebolinha, que, a partir dos anos 1960, passaram a ser os protagonistas.
Embora a maior parte das histórias girem em torno das aventuras de
Mônica, Cebolinha e seus amigos do bairro do Limoeiro, o termo do
título se refere também às demais famílias de personagens criadas por
Mauricio de Sousa, derivadas de outras séries, como Chico Bento,
Tina, Turma da Mata, Penadinho, entre outras.
Mônica é a personagem mais conhecida de Mauricio de Sousa. É uma
garotinha esperta e cheia de personalidade, que vive para cima e para
baixo de vestidinho vermelho e agarrada ao seu coelho de pelúcia, o
Sansão. Ela é baixinha, gorducha e dentuça, mas ai de quem a chamar
assim! Ninguém segura suas coelhadas!
Cebolinha é um garoto de cabelos espetados, que, quando fala, troca
o “R” pelo “L”. Inteligente e malandrinho, está sempre arquitetando
planos infalíveis para derrotar a Mônica e se tornar o dono da rua. O
problema é que os planos sempre dão errado, o que resulta sempre em
coelhadas no final da história.
Ele tem um bichinho de estimação chamado Floquinho -- um
cachorrinho tão peludo, que nunca se sabe se está indo ou voltando --
e seu melhor amigo é o Cascão, com quem vive aventuras incríveis!
Cascão é um garotinho muito esperto que tem pavor de água e, por
causa disso, nunca tomou banho. É o amigo inseparável do Cebolinha,
com quem vive aprontando muitas confusões. Atrapalhado, geralmente é
ele quem estraga os planos de Cebolinha. Além disso, adora inventar
seus próprios brinquedos usando todo tipo de sucata e muita imaginação.
Seu bichinho de estimação é um pouco diferente dos outros: um
porquinho, chamado Chovinista. Por que será, hein?
Magali é uma garota meiga e delicada, mas que tem um apetite
absolutamente incontrolável. Ela devora qualquer tipo de comida que
aparece na sua frente e, por incrível que pareça, continua sempre
magra e esbelta! Não é à toa que, cada vez que ela passa, o coração
do Quinzinho (o filho do padeiro) bata mais forte…
Ela é a melhor amiga da Mônica e tem como bichinho de estimação um
gato branquinho chamado Mingau.
Dorinha é uma das mais novas integrantes da Turma da Mônica. Garota
cega, que reconhece seus amigos pela voz, pelo cheiro, e está
completamente enturmada. É inteligente, meiga e participa de várias
aventuras da Turma da Mônica. Estreou na edição n.o 221 do gibi da
Mônica, editora Globo.
Antenada com tudo o que acontece à sua volta, inclusive na moda,
Dorinha está sempre deslumbrante, com roupas *fashion*, corte de cabelo
moderno, óculos escuros, segurando, numa mão, a sua bengalinha e, na
outra, a coleira do Radar, um cão labrador esperto e carinhoso que a
ajuda a se guiar.
A personagem, bastante extrovertida, brinca normalmente como
qualquer criança. Ela surpreende os amiguinhos com suas habilidades e
seus sentidos aguçados, como o tato, a audição e o olfato.
O nome Dorinha, Mauricio escolheu em homenagem a Dorina Nowill, uma
mulher que perdeu a visão quando criança, mas não se abateu,
enfrentou o problema e foi um exemplo de força de vontade e simpatia.
Sua Fundação Dorina Nowill, que trata de cegos, é
uma referência como
insti-
tuição.
Fonte com alterações: ~,http:ÿÿturmadamonica.~
uol.com.brÿpersonagemÿ~,
Tirinha em dois quadrinhos
Quadrinho 1 -- Mônica fala para Cebolinha: “Cebolinha, se você parar
de me xingar... Eu não bato mais em você, e ainda lhe dou um beijo!”
Quadrinho 2 -- Cebolinha grita: “Sua Golducha, Baliguda...”
Tirinha em dois quadrinhos
Quadrinho 1 -- No consultório médico, a mãe de Magali diz: “Ah,
Doutor! A minha filha Magali tem um apetite insaciável! O que faço?”
Quadrinho 2 -- “Assustada, ela vê Magali disputando o sanduíche com
o médico, que grita: “Pede pra ela soltar o meu lanche!”
Tirinha em três quadrinhos
Quadrinho 1 -- Cascão, assustado, ouve um grito: “Socolo, Cascão!! Socolo!!”
Quadrinho 2 -- Ele corre e se depara com Cebolinha se debatendo na
água de um rio.
Cebolinha grita: “Eu não sei nadar!! Faça alguma coisa!!”
Quadrinho 3 -- Ajoelhado, Cascão reza: “Pai Nosso que estais no céu...”
Cebolinha, parado dentro da água, diz: “Nem assim...”
Tirinha em cinco quadrinhos
Quadrinho 1 -- Dorinha está em um parquinho com seu cão-guia, que
sentado a observa. Ao fundo, uma gangorra. Dorinha fala para seu cão:
“Agora, Radar, você fica aqui, que eu vou te mostrar uma coisa!”
Quadrinho 2 -- Com a bengala na mão esquerda, ela sobe na gangorra. O cão, apreensivo, pensa: “Cuidado!!”
Dorinha: “Não se preocupe! Isto é uma gangorra! E sabe o que ela me ensinou?” Radar: “?”
Quadrinho 3 -- Dorinha, na parte mais alta da gangorra: “Que a vida tem altos...”
Quadrinho 4 -- Com o peso de Dorinha, a gangorra desce: “... E baixos! Uiii!”
Quadrinho 5 -- “Mas o importante é estar viva e curtir a vida numa boa! Entendeu?”
Dorinha abraça Radar. Quatro corações os envolvem. Ao fundo, a gan-
gorra pensa: “Puxa! Quem diria...”
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Espaço do Leitor
Leitor amigo, este espaço é exclusivamente seu. Participe enviando
suas criações (crônicas, pequenos contos, lendas, poesias, cantigas,
curiosidades de sua região, trava-línguas e dicas de temas a
serem abordados pela sua revista).
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Fim da Obra
Transcrição: Fernanda Hélen Souza de Figueiredo
Revisão Braille: João
Batista Alvarenga e
Chyene Kelen Alvarenga