PONTINHOS Ano LVII, n.o 356, janeiro/março de 2016 Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant Publicação Trimestral de Educação, Cultura e Recreação Editada na Divisão de Pesquisa, Documentação e Informação Impressa na Divisão de Imprensa Braille Fundada em 1959 por Renato M. G. Malcher Av. Pasteur, 350/368 -- Urca Rio de Janeiro-RJ CEP: 22290-240 Tel.: (55) (21) 3478-4458 E-mail: ~,pontinhos@ibc.~ gov.br~, Site: ~,http:ÿÿwww.ibc.~ gov.br~,

¨ I Livros Impressos em Braille: uma Questão de Direito País Rico É País sem Pobreza Distribuição gratuita de acordo com a Lei n.o 9.610, de 19/02/1998, art. 46, inciso I, alínea *d*. Arquivo da revista disponível para impressão em Braille: ~,http:ÿÿwww.ibc.gov.~ brÿ?itemid=381~,

Diretor-Geral do IBC João Ricardo Melo Figueiredo Comissão Editorial Daniele de Souza Pereira João Batista Alvarenga Leonardo Raja Gabaglia Raquel Chagas de Araújo Regina Célia Caropreso Revisão Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima Colaboração Jade da Silva Maria Luzia do Livramento

¨ III Sumário Seção Infantil Cantigas de roda :::::::: 1 Trava-Línguas :::::::::: 2 Cordel :::::::::::::::::: 3 Histórias para Ler e Contar Ponta da língua ::::::::: 5 Convite ::::::::::::::::: 7 Paraíso ::::::::::::::::: 8 Leio, Logo Escrevo :::: 9 Seção Juvenil Quebra-Cuca :::::::::::: 13 Você Sabia? :::::::::::: 17 Vamos Rir? ::::::::::::: 21 Historiando O passado do nosso dinheiro ::::::::::::::: 24

Leitura Interessante Descubra o seu valor :::: 27 Cuidando do Corpo e da Mente Como lidar com a TPM na adolescência :::::::: 32 Tome Nota Como organizar seu tempo de estudo para o Enem e para os vestibulares ::: 36 Leio, Logo Escrevo :::: 45 Tirinhas :::::::::::::::: 48 Espaço do Leitor ::::::: 56 Seção Infantil Cantigas de roda Sai preguiça A danada da preguiça pode ser uma doencinha. Que pega nos adultos e também nas criancinhas. Dá uma moleza só querendo espreguiçar. E só de falar nela dá vontade de deitar. Sai preguiça! Vai te catar! Sai preguiça! Aqui não tem lugar! Sai preguiça! Comigo não tem vez! Sai preguiça! Vai pegar outro freguês!

¨ Tique tique tique tique tique tiquetá Sai preguiça eu preciso trabalhar! Fonte: ~,http:ÿÿwww.~ vagalume.com.brÿpalavra-~ cantadaÿsai-preguica.~ html#kixzz40tz0Do57~, :::::::::::::::::::::::: Trava-Línguas Partindo para Piracicaba, Pedro pintou prateleiras para poder progredir. Posteriormente, partiu para Pirapora. Pernoitando, prosseguiu para Paranavaí, pois pretendia praticar pinturas para pessoas pobres. Pouco praticou, porque Padre Paulo pediu para pintar panelas, porém, posteriormente, pintou pratos para poder pagar promessas. Vocabulário Pernoitar: v. Ficar durante a noite, passar a noite. :::::::::::::::::::::::: Cordel A matemática da vida Em tudo na vida a gente Precisa equacionar Na matemática diária Sempre com ética usar A adição, o subtrair, O dividir, o multiplicar. Multiplicar o amor Realizar a divisão Da terra e do trabalho, Principalmente do pão Para então se acabar Com a social exclusão. Subtrair o descaso Que se tem pela pobreza; Fazer a adição correta Do alimento sobre a mesa Para suprir com urgência A fome, que é uma tristeza. É necessário que nós Saibamos contar, Escrever os numerais Natural, ímpar ou par, Não deixarmos que ninguém Venha nos engabelar. E pra solução ser correta A escola é necessária E toda a sociedade Numa tarefa diária Pra tornar a vida do homem Mais justa e igualitária. Fonte com alterações: ~,www.projetocordel.com~,

Vocabulário Engabelar: v. Enganar ou iludir jeitosamente; seduzir. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Histórias para Ler e Contar Ponta da língua Cheia de graça é a nossa língua portuguesa. Você nem precisa aprender o a-bê-cê para rir com ela. Desde pequeno já ouve dizer que mentira tem pernas curtas. E mentira tem pernas? E a verdade? A verdade tem pernas longas? E quando dói a barriga da perna? Ou quando ficamos de orelha em pé? O que a barriga tem a ver com a perna, e orelha com o pé? Pra ser divertido, não leve nada ao pé da letra! Até porque letra não tem pé. Ou tem? Pé de meia é o dinheiro que a gente economiza. Pé de moleque, doce de amendoim. Dedo de prosa é papo rápido. Dedo-duro é traidor. Pão-duro, pessoa egoísta. E boca da noite? E céu da boca? É uma brincadeira atrás da outra! Cabeça de cebola, dente de alho, braço de mar. Com a nossa língua, a gente pode pegar a vida pela mão. Pode abrir o coração. Pode fechar a tristeza. A gente pode morrer de medo e, ao mesmo tempo, estar vivinho da silva. Pode fazer coisas sem pé nem cabeça. Mas brincar com palavras também é coisa séria. Basta errar o tom e você vai parar no olho do furacão. Então, divirta-se. Cuidado só para não morder a língua portuguesa! João Anzanello Carrascoza Fonte: ~,http:ÿÿ~ revistaescola.abril.com.brÿ~ fundamental-1ÿponta-~ lingua-634317.shtml~, :::::::::::::::::::::::: Convite Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião. Só que bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam.

¨ As palavras não: quanto mais se brinca com elas mais novas ficam. Como a água do rio que é água sempre nova. Como cada dia que é sempre um novo dia. Vamos brincar de poesia? Fonte: Paes, José Paulo. *Poemas para brincar*. São Paulo: Ática, 2005. :::::::::::::::::::::::: Paraíso Se esta rua fosse minha, eu mandava ladrilhar, não para automóvel matar gente, mas para criança brincar. Se esta mata fosse minha, eu não deixava derrubar. Se cortarem todas as árvores, onde é que os pássaros vão morar? Se este rio fosse meu, eu não deixava poluir. Joguem esgotos noutra parte, que os peixes moram aqui. Se este mundo fosse meu, eu fazia tantas mudanças que ele seria um paraíso de bichos, plantas e crianças. Fonte: Paes, José Paulo. *Poemas para brincar*. São Paulo: Ática, 2005. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Leio, Logo Escrevo -- Textos dos alunos do IBC Primeira fase Nomes: Júlia Cavaline Medeiros (12 anos), Lorrany Vitória R. de Assis (14 anos), Samuel Pani Alves (16 anos) Local de nascimento: Todos nasceram no Rio de Janeiro Turmas: 403 e 405 Passatempos favoritos Passatempos da Lorrany Quando estou em casa, gosto de brincar de muitas coisas, além de assistir televisão. Meus programas preferidos são: *Carrossel* e *Cúmplices de um resgate*, do SBT. Também gosto de estudar. Passatempos da Júlia Eu, Júlia, gosto de ver novela, jornal e de ficar deitada direto. Também adoro comer doces e escrever na máquina em braille.

Passatempos do Samuel Eu, Samuel, gosto de assistir novelas e fazer contas na calculadora. Revisado pela Comissão Editorial Isadora Conceição da Silva Data de nascimento: 28/05/2004 Idade: 12 anos Local de nascimento: Rio de Janeiro Turma: 401 Eu amo gatos Era uma vez uma gata chamada Michele, que gostava muito de brincar. Quando eu contar a minha história, vocês vão ficar muito chateados. Michele foi encontrada na rua. Uma vizinha da minha mãe que falou dessa gata. O meu pai queria um gato macho, mas a vizinha disse que só tinha fêmea. No primeiro dia, eu já estava me acostumando com ela, que sempre me dava carinho e amor. Então, em um outro dia, a minha mãe pegou um novo gato achando que era macho, mas não era. Era fêmea também. Essa gata também me amava, mas ela foi embora porque a minha mãe pediu para o meu pai levar, e ele levou. Eu nem cheguei a colocar nome nessa gata. Quando ela foi embora, eu chorei muito de madrugada. Foi a gata que mais amei. Chorei muito de manhã, e minha mãe tentava fazer eu parar de chorar, mas eu não parava. Eu ainda choro por causa dessa gata, que amo. Ainda sinto saudade dela e eu acho que ela sente o mesmo que eu sinto por ela. Depois a minha mãe pegou o Kevin. Então, agora eu tenho

dois gatos: a Michele e o Kevin. Revisado pela Comissão Editorial õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Seção Juvenil Quebra-Cuca Trocando as letras por suas antecedentes no alfabeto, você descobrirá um alimento que os indianos adoram! qjnfoub Resposta: pimenta.

Se você completar a soma abaixo, vai descobrir o ano da primeira premiação do Oscar: #éfbd +30é ::::: 1ééi Resposta: 1624+305=1929. Charada: “Quem tem procura! Quem não tem não quer!” Vamos descobrir a resposta da charada, juntando as iniciais das palavras abaixo: pato -- igreja -- olho -- leão -- helicóptero -- ovo Resposta: piolho. ::::::::::::::::::::::::

Jogo dos erros de português Qual a forma correta de escrever? 1) Todos contam que ela é meio inteligente. 2) Todos contam que ela é meia inteligente. Resposta: Opção (1). Meio, advérbio, é invariável, portanto, mesmo que o sujeito seja feminino, o advérbio permanecerá neutro (masculino). 3) Este livro é para eu estudar Braille. 4) Este livro é para mim estudar Braille. Resposta: Opção (3). Não se usa o pronome oblíquo “mim” antes do verbo no infinitivo. O certo é para “eu estudar”. 5) Nossos bates-papos varavam as noites. 6) Nossos bate-papos varavam as noites. Resposta: Opção (6). Quando o primeiro elemento de uma palavra for verbo, somente o segundo sofrerá variação e irá para o plural. 7) Nos milhares de vezes que eu tentei, não consegui acertar. 8) Nas milhares de vezes que eu tentei, não consegui acertar. Resposta: Opção (7). Por se tratar de um substantivo masculino, milhar, tudo o que se referir a ele (numerais, pronomes, artigos ou adjetivos) deverá concordar com o masculino. 9) Fernanda afirmou que, depois de ter vivido três gravidezes, não quer mais filhos. 10) Fernanda afirmou que, depois de ter vivido três gravidez, não quer mais filhos. Resposta. Opção (9). O termo “gravidezes”, apesar de não ser lá muito sonoro, está correto. O plural de “gravidez” é feito como o de qualquer outra palavra terminada em “z”, ou seja, acrescentando-se as letras “es”, como em voz/vozes, cruz/cruzes. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Você Sabia? Por que algumas pessoas têm bruxismo? Se pensou em dom para feitiçaria, pode esquecer. Bruxismo não tem nada a ver com isso! Costuma ser resultado de um problema de saúde que leva as pessoas a ranger os dentes sem querer, principalmente durante o sono. O ranger pode ser tão forte que a pessoa acorda com dor no

queixo e, com o passar do tem- po, pode ter os dentes desgastados. Mas o que pode causar o bruxismo? Na verdade, existem vários fatores, um deles está nos próprios dentes. Pessoas com os dentes fora do lugar, com má oclusão, ou seja, com uma mordida que não encaixa direito, têm mais chance de desenvolver o bruxismo. A falta de vitaminas e nutrientes no organismo, alergias e problemas respiratórios também podem fazer surgir o bruxismo. Problemas emocionais -- como tristeza, ansiedade e medo constante -- são outra razão para pessoas começarem a ranger os dentes sem se dar conta. Quer mais? Pois esse problema pode ainda ser herdado. Isso quer dizer que os pais que tinham bruxismo podem ter filhos que o repitam.

Se você acorda com a boca dolorida, conte a um adulto de sua confiança e peça para ir ao dentista. Detectar o pro- blema cedo faz toda a diferença na hora de tratá-lo. Uma das medidas mais adotadas para controlar o bruxismo é usar um aparelho com o formato da sua mordida para proteger os dentes durante o sono. Essa medida reduz o desgaste dos dentes e alivia as dores musculares. Também pode ser importante conversar com um psicólogo para ter mais tranquilidade e entender melhor essa situação que é desagradável, mas temporária. Fonte: *Ciência Hoje das crianças*, ano 27, n.o 262, novembro de 2014. ::::::::::::::::::::::::

De onde veio o nome do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro? A explicação está na época em que o Brasil era uma colônia de Portugal, período em que o principal produto feito em nosso país era o açúcar. Ele era produzido da seguinte forma: a cana era espremida e o caldo fervido em tachos para engrossar. Antes de ser enviado à Europa, esse caldo era despejado em vasos de barro, com formato de cone, para esfriar. Então, endurecia e ganhava forma de pão (o pão de açúcar). Os portugueses teriam dado esse nome ao morro do Rio de Janeiro por causa

da semelhança dele com os pães de açúcar. Fonte: Revista *Recreio* -- n.o 806 -- 20 de agosto de 2015. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Vamos Rir? O menino e o presente de final do ano O menino chega em casa no final do ano e diz: -- Pai, tenho uma notícia pra você! -- O que é? -- pergunta o pai. -- Você não me prometeu uma bicicleta se eu passasse de ano?? -- Sim, meu filho.

-- Então se deu bem. Economizou um dinheirão... Fonte: ~,http:ÿÿwww.piadas.~ com.brÿ~, O que é, o que é? Qual é a diferença entre um soldado e um médico? R: O médico dá alta, e o soldado dá baixa. O que não é de vidro, mas a gente quebra com um grito? R: O silêncio. Ela não sai de casa, mas vai a todo lugar devagarzinho. Quem é ela? R: A tartaruga. Todo mundo precisa, todo mundo pede, mas ninguém segue? R: Conselho. Que bicho anda com a pata na cabeça? R: O pato apaixonado. Por que o pinguim não ganha na loteria?

R: Porque ele tem o pé frio. Bate na gente, mas é bom para a saúde. R: O coração. Por que podemos dizer que o prego tem boa educação? R: Porque ele nunca entra sem bater. O que a TV disse para a tomada? R: -- Estou ligadona em você! Fonte: Revista *Recreio* -- n.o 812 -- 1º de outubro de 2015. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo

Historiando O passado do nosso dinheiro Nem sempre o Real foi a moeda brasileira. Muitas outras já existiram, desde a época em que éramos uma colônia portuguesa A primeira! -- Herança da colonização, o réis era a moeda de Portugal e passou a circular no Brasil no século XV. Mesmo após a Independência e a Proclamação da República, a moeda permaneceu em vigor até 1942. Vai e volta -- Como forma de cortar alguns zeros do dinheiro anterior, o cruzeiro foi a moeda nacional por três vezes. Na primeira aparição, substituiu o réis em 1º de novembro de 1942. Mil réis passaram a valer 1 cruzeiro. Renovado -- O cruzeiro perdeu o valor muito rápido e, por isso, em 13 de fevereiro de 1967, estreava o cruzeiro novo. Na época, mil cruzeiros passaram a valer 1 cruzeiro novo. Segunda vez -- Foi em 14 de maio de 1970 que o cruzeiro voltou -- a palavra “novo” saiu para conter a desvalorização da moeda naquele período, mas o valor permaneceu o mesmo. Será que vai? -- Para impedir que os preços continuassem subindo, um plano do governo lançou o cruzado em 28 de fevereiro de 1986. Mil cruzeiros passam a valer 1 cruzado. Mais uma tentativa -- O cruzado novo surgiu de mais um plano econômico, mas não deu muito certo. A moeda durou de 15 de janeiro de 1989 até março de 1990. Última vez -- Com o fracasso do cruzado novo, o cruzeiro fez a terceira e última aparição em 16 de março de 1990. Não houve corte de zeros: 1 cruzado novo passou a valer 1 cruzeiro. Por pouco tempo -- Em ou- tra troca recorde, por causa da inflação (aumento generalizado e contínuo dos preços, causando grande desvalorização do dinheiro), é criado o cruzeiro real em 1º de agosto de 1993. A moeda ficou menos de um ano em circulação. Antes do Real -- Iniciada em 1994, a unidade real de valor (URV) surgiu para controlar o aumento dos preços que continuava dominando o país. Ela cumpriu a função e é considerada a antecessora do Plano Real. Já faz 21 anos! -- O Real é a atual moeda. Criado em 1º de julho de 1994, marcou o fim da URV e melhorou a economia de forma significativa.

Por que tantas mudanças? -- A moeda nacional muda por decisão dos governantes. Isso acontece quando ela se desvaloriza muito, ou seja, quando começa a valer menos. Na prática, as alterações ajudam na renovação da economia brasileira, simbolizando um recomeço. Fonte: Revista *Recreio* -- n.o 809 -- 10 de setembro de 2015. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Leitura Interessante Descubra o seu valor Um jovem procurou um sábio, porque se sentia uma pessoa inútil. Achava que era lerdo e que não conseguia fazer nada bem. Por isso, queria saber como melhorar e o que fazer para ser valorizado. O velho sábio, sem olhar para o jovem, lhe disse: -- Sinto muito, mas antes de resolver o seu problema, preciso resolver o meu próprio. Talvez você possa me ajudar. O jovem não entendeu, e então, o sábio tirou um anel que usava em um dos dedos e entregou ao rapaz, lhe recomendando: -- Vá até o mercado. Preciso vender este anel porque tenho que pagar uma dívida. Preciso que você consiga por ele o máximo, mas não aceite menos do que uma moeda de ouro. O rapaz pegou o anel e foi oferecê-lo aos comerciantes do local. Eles olhavam com algum interesse, mas quando o jovem dizia que pretendia pela joia uma moeda de ouro, uns desistiam, outros até riam e alguns nem davam atenção.

Somente um idoso muito gentil explicou ao jovem que uma moeda de ouro era muito valiosa para aquele anel. Abatido pelo fracasso, o rapaz voltou ao sábio, dizendo que o máximo que lhe ofereceram pelo anel foram duas ou três moedas de prata. Ouro, nem pensar! O sábio respondeu que seria importante, então, saber o valor real do anel. E, sugeriu que o jovem fosse ao joalheiro para uma avaliação certa. Mas fez outra recomendação: -- Olha, meu jovem, não importa o valor que lhe ofereçam, não venda este anel. O jovem ficou confuso e desanimado, mas fez o que o sábio pediu. Foi a uma joalheria. O joalheiro, depois de examinar a joia com uma lupa, a pesou e disse ao jovem: -- Diga ao velho sábio que, se ele quiser vender este anel agora, não posso lhe dar mais do que cinquenta e oito moedas de ouro. O rapaz levou um susto e, engasgando, disse: -- Cin... cinquenta e oito moedas de... ou... ouro? O joalheiro confirmou: -- Sim. Com tempo, eu poderia oferecer cerca de setenta moedas. Mas, se a venda é urgente... O jovem, porém, lembrando a recomendação do sábio, recusou a oferta e voltou correndo para dar a boa notícia. Depois de ouvir o jovem, o sábio falou: -- Veja, meu rapaz, você é como este anel, uma joia única e valiosa. Como toda joia preciosa, somente pode ser avaliada por quem entende do assunto. Por acaso você imaginou que qualquer um poderia descobrir o seu verdadeiro valor? Tomando o anel das mãos do jovem, tornou a colocá-lo no dedo e disse: -- Filho, todos somos como esta joia: muito valiosos. No entanto, andamos por todos os mercados da vida desejando que pessoas inexperientes nos valorizem. E o sábio concluiu: -- Ninguém pode lhe fazer sentir inferior, sem o seu consentimento. Cada ser humano é único, especial e valioso. Lição de vida: Ninguém é inferior ou superior a alguém. Cada um de nós tem o seu valor, cada um de nós é único, especial e valioso! Fonte: ~,http:ÿÿwww.~ showdoclovismonteiro.comÿ~ descubraoseuvalor.htm~, õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo

Cuidando do Corpo e da Mente Como lidar com a TPM na adolescência O diagnóstico da tensão pré-menstrual nas jovens costuma ser um desafio devido às mudanças de humor características da idade As alterações emocionais, que a maioria das adolescentes costuma enfrentar, podem ser confundidas com os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Embora em menor intensidade em comparação às adultas, elas também podem sentir vários dos cerca de quarenta sintomas que caracterizam esse período do ciclo menstrual, como dor de cabeça, irritabilidade, mau humor e dores no corpo. A Doutora Rosa Maria Neme, ginecologista do Hospital Albert Einstein, explica que a produção de hormônios oscila ao longo do mês. “O estrogênio, hormônio que, entre outras características, deixa a mulher mais alegre, é produzido com maior intensidade até o 14º dia do ciclo. Depois desse período, após a ovulação, o nível de estrogênio diminui e o organismo começa a produzir progesterona, que prepara a mulher para a gravidez e costuma deixá-la mais tranquila. Por fim, os dois hormônios caem por volta do 26º ao 28º dia e desaparece o equilíbrio. A queda gradativa do estrogênio provoca os sintomas típicos da TPM, como irritação e depressão. Quando ele volta a aumentar, a mulher se sente melhor.” Para identificar se a adolescente está passando por uma alteração emocional ou por uma tensão pré-menstrual, é preciso ficar atento aos períodos que isso acontece. “Se os sintomas se repetem pelo menos três vezes seguidas, sempre na segunda fase do ciclo menstrual, após a ovulação, tudo indica que ela está passando por uma TPM. É preciso que o médico acompanhe o quadro cuidadosamente para não confundir a TPM com transtornos psicológicos ou com alterações de humor típicas da idade”, esclarece a Doutora Rosa. As melhores maneiras de prevenir a TPM estão relacionadas ao controle da alimentação e do consumo do álcool e tabaco. “Evite sal, cafeína, bebidas açucaradas e álcool. Alimentos que aumentam a diurese, como o chuchu, morango, melancia, salsa e agrião, ajudam a melhorar os sintomas da TPM. Procure ter uma boa noite de sono todas as noites e praticar alguma atividade física regularmente”, recomenda a médica. Fonte: ~,http:ÿÿwebcache.~ googleusercontent.comÿ~ search?q=cache:8tlI{m~ stsnAgJ:www.chrisflores.~ netÿsaudeÿ3ÿmateriaÿ3644ÿ~ comolidarcomatpmna~ adolescencia.html+&cd=~ 2&hl=pt-B{r&ct=clnk&gl=~ br~, Vocabulário Diurese: s. f. Secreção de urina. Oscilar: v. Variar. Ovulação: s. f. Liberação de óvulos, células reprodutoras femininas, pelo ovário. Queda gradativa: Que diminui pouco a pouco. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Tome Nota Como organizar seu tempo de estudo para o Enem e para os vestibulares O ano está no começo, mas para vestibulandos todo tempo é pouco. Por isso, é importante planejar desde cedo os estudos do ano inteiro para não deixar assuntos para trás nem se sobrecarregar perto das provas. Se você vai fazer o Enem e prestar vestibulares, veja as dicas a seguir e organize seus estudos! Com maior preparação, com certeza as provas não serão uma ameaça. Organizar rotina A primeira coisa a ser observada antes de dar início ao cronograma de estudos é a sua própria rotina. Em que horário você vai à escola ou ao cursinho? Você tem tarefas extras, como estágios, cursos extracurriculares, atividades físicas? Anote todas as tarefas, horários e dias da semana em que as pratica e comece o cronograma por aí. Cronograma Seu cronograma deve ser organizado em forma de calendário semanal e deve durar 6 dias da semana. É importante eleger um dia do final de semana para descansar. Faça uma tabela, manual ou no computador, listando todas as tarefas do seu dia, desde a manhã até a hora em que você vai dormir. Eleja o melhor período disponível do dia para fazer sua agenda de estudos. Matérias e assuntos Separe todas as matérias que cairão no vestibular, deixando em destaque as que você tem maior dificuldade. É im- portante dar maior atenção a elas, pois, por mais que não exerçam o maior peso para o curso que você pretende, elas podem ser um bom diferencial perante os demais candidatos. Depois de listar as matérias, organize-as no cronograma, intercalando as áreas. Por exemplo, estude língua portuguesa e biologia em um dia, e matemática e história no ou- tro. Assim fica mais difícil confundir os assuntos e sobrecarregar a mente com conteúdos parecidos. Horários Após decidir qual período do dia é mais favorável para abrigar o seu horário de estudo, observe quanto tempo você tem disponível. Duas, três, quatro horas? Dentro desse período, distribua as matérias, delegando o mesmo tempo de estudo para cada uma. De hora em hora, descanse por 15 minutos. Caminhe um pouco, tome um copo d'água, navegue na internet. Mas seja disciplinado, são apenas 15 minutos, e retorne ao estudo. Assuntos mais difíceis Depois de separar as disciplinas, analise em quais assuntos de cada uma delas você tem mais dificuldade. Comece por eles, para começar com a cabeça fresca e com tempo suficiente para sanar as dúvidas. Assim, os assuntos com os quais você tem mais afinidade ficam para o final, o que dificulta a procrastinação depois de meses de estudo.

Ambiente de estudo Nem sempre sua casa ou seu quarto são os melhores lugares para estudar. Nesses ambientes, há muitas distrações. Caso você seja uma pessoa naturalmente disciplinada, não há problema em estudar nesses locais, mas se você se distrai com facilidade, melhor procurar um local mais adequado. Bibliotecas públicas são ótimos locais para se concentrar. Se você não dispõe de uma em sua cidade ou escola, tente organizar da melhor forma possível seu ambiente caseiro: fique em um local sem telefone, TV e computador por perto. Somente use o computador para estudar se você resistir à navegação na internet. Para evitar o uso dele, você pode organizar os conteúdos com antecedência, fazendo as pesquisas, salvando e utilizando-o sem conectá-lo à internet. Tudo para evitar distrações. É importante também conversar com sua família, para explicar o seu momento de estudo e dedicação, e pedir a colaboração de todos, para que evitem barulho e interrupções no seu horário de estudo. Conciliando assuntos da escola Se você ainda está no terceiro ano, ou está fazendo cursinho, adicione os assuntos estudados na aula do dia à rotina de estudos. Assim você não esquece o que é dado em sala de aula e já adianta boa parte do que vai cair no vestibular. Lembre-se: aula dada é aula estudada. O estudo contínuo evita que você tenha que estudar todo o assunto na véspera das provas.

Treino Algo muito importante é treinar. Resolva provas antigas, escreva redações sobre temas que já foram abordados, assim você consegue se adaptar ao tempo das provas, aos formatos e evita surpresas no dia D. Cronometre o tempo que leva para resolver as provas, assim pode ter noção de sua agilidade. Reserve um ou dois dias por mês para resolver provas. Pesquise as provas anteriores do Enem e das instituições em que deseja estudar, tudo isso está disponível na internet. Revisão Um mês antes da prova é hora de revisar. Observe aqueles assuntos que precisam ser relembrados, ou aqueles que você acha que têm maior probabilidade de cair na prova. Faça pequenas revisões, relembre fórmulas, datas, nomes importantes. Use lembretes em portas, espelhos e armários. Assim a informação é assimilada naturalmente pelo seu cérebro. Após toda a organização da sua rotina de estudo, é só pôr a mão na massa. Ao final do período de estudos, lembre-se de se atentar para as datas das provas, endereço dos locais de prova e horários, para evitar atrasos e enganos. Quando o aluno se prepara com antecedência, se sente muito mais apto a enfrentar as avaliações. Concentração, organização e compromisso são as

chaves para um futuro promissor. Bons estudos! Fonte com alterações: ~,http:ÿÿwww.infoescola.~ comÿeducacaoÿcomo-~ organizar-seu-tempo-de-~ estudo-para-o-enem-e-os-~ vestibularesÿ~, Vocabulário Afinidade: s. f. Simpatia. Assimilada: adj. Compreendida, aprendida. Procrastinação: s. f. Ação ou resultado de procrastinar; adiar. Promissor: adj. Bem-suce- dido. Sanar: v. Desfazer. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo

Leio, Logo Escrevo -- Textos dos alunos do IBC Segunda fase Nome: Gisele Jesuíno Braz Nunes Data de nascimento: 12/12/1999 Local de nascimento: Rio de Janeiro Turma: 602 Frase preferida: “Na vida, nem tudo é um mar de rosas. Basta ter fé e seguir em frente.” Amizade A amizade De verdade Tem que Ser verdadeira. Tenho uma amiga Que é muito bonita O nome dela é Carina.

¨ A amizade Só é amizade Quando a gente conquista. Eu acho que na situação Só devemos obedecer ao coração. Amizade, amizade Verdade, verdade Solidariedade E viva a amizade! Revisado pela Comissão Editorial Nome: Patrick Paulo Arruda, “MC Trick” Idade: 19 anos Local de nascimento: Nova Iguaçu-RJ Turma: 703

Na alegria ou na tristeza Você é a mulher que eu sonhei ter. Tudo a gente conversa. É assim que tem que ser. Não estou lhe dizendo isso pra lhe agradar, pois saiba que comigo você pode contar. Haja o que houver, “tô” com você pro que der e vier. “Tô” com você pra somar, dividir e multiplicar. Promessa é promessa. Promessa é dívida. As minhas promessas vão ser cumpridas. Prometo lhe dar amor na alegria ou na tristeza. Prometo lhe respeitar na alegria ou na tristeza. Prometo não lhe abandonar na alegria ou na tristeza.

Não vai se arrepender, pode ter certeza. Revisado pela Comissão Editorial õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Tirinhas Turma da Mônica Turma da Mônica é uma série de histórias em quadrinhos criada pelo quadrinista e empresário Mauricio de Sousa. Originada em uma série de tirinhas de jornal, em 1959, na qual os personagens principais eram o cachorro Bidu e seu dono Franjinha, ela começou a ganhar a identidade atual com a criação de Mônica e Cebolinha, que, a partir dos anos 1960, passaram a ser os protagonistas. Embora a maior parte das histórias girem em torno das aventuras de Mônica, Cebolinha e seus amigos do bairro do Limoeiro, o termo do título se refere também às demais famílias de personagens criadas por Mauricio de Sousa, derivadas de outras séries, como Chico Bento, Tina, Turma da Mata, Penadinho, entre outras. Mônica é a personagem mais conhecida de Mauricio de Sousa. É uma garotinha esperta e cheia de personalidade, que vive para cima e para baixo de vestidinho vermelho e agarrada ao seu coelho de pelúcia, o Sansão. Ela é baixinha, gorducha e dentuça, mas ai de quem a chamar assim! Ninguém segura suas coelhadas! Cebolinha é um garoto de cabelos espetados, que, quando fala, troca o “R” pelo “L”. Inteligente e malandrinho, está sempre arquitetando planos infalíveis para derrotar a Mônica e se tornar o dono da rua. O problema é que os planos sempre dão errado, o que resulta sempre em coelhadas no final da história. Ele tem um bichinho de estimação chamado Floquinho -- um cachorrinho tão peludo, que nunca se sabe se está indo ou voltando -- e seu melhor amigo é o Cascão, com quem vive aventuras incríveis! Cascão é um garotinho muito esperto que tem pavor de água e, por causa disso, nunca tomou banho. É o amigo inseparável do Cebolinha, com quem vive aprontando muitas confusões. Atrapalhado, geralmente é ele quem estraga os planos de Cebolinha. Além disso, adora inventar seus próprios brinquedos usando todo tipo de sucata e muita imaginação. Seu bichinho de estimação é um pouco diferente dos outros: um porquinho, chamado Chovinista. Por que será, hein? Magali é uma garota meiga e delicada, mas que tem um apetite absolutamente incontrolável. Ela devora qualquer tipo de comida que aparece na sua frente e, por incrível que pareça, continua sempre magra e esbelta! Não é à toa que, cada vez que ela passa, o coração do Quinzinho (o filho do padeiro) bata mais forte… Ela é a melhor amiga da Mônica e tem como bichinho de estimação um gato branquinho chamado Mingau. Dorinha é uma das mais novas integrantes da Turma da Mônica. Garota cega, que reconhece seus amigos pela voz, pelo cheiro, e está completamente enturmada. É inteligente, meiga e participa de várias aventuras da Turma da Mônica. Estreou na edição n.o 221 do gibi da Mônica, editora Globo.

Antenada com tudo o que acontece à sua volta, inclusive na moda, Dorinha está sempre deslumbrante, com roupas *fashion*, corte de cabelo moderno, óculos escuros, segurando, numa mão, a sua bengalinha e, na outra, a coleira do Radar, um cão labrador esperto e carinhoso que a ajuda a se guiar. A personagem, bastante extrovertida, brinca normalmente como qualquer criança. Ela surpreende os amiguinhos com suas habilidades e seus sentidos aguçados, como o tato, a audição e o olfato. O nome Dorinha, Mauricio escolheu em homenagem a Dorina Nowill, uma mulher que perdeu a visão quando criança, mas não se abateu, enfrentou o problema e foi um exemplo de força de vontade e simpatia. Sua Fundação Dorina Nowill, que trata de cegos, é

uma referência como insti- tuição. Fonte com alterações: ~,http:ÿÿturmadamonica.~ uol.com.brÿpersonagemÿ~, Tirinha em dois quadrinhos Quadrinho 1 -- Mônica fala para Cebolinha: “Cebolinha, se você parar de me xingar... Eu não bato mais em você, e ainda lhe dou um beijo!” Quadrinho 2 -- Cebolinha grita: “Sua Golducha, Baliguda...” Tirinha em dois quadrinhos Quadrinho 1 -- No consultório médico, a mãe de Magali diz: “Ah, Doutor! A minha filha Magali tem um apetite insaciável! O que faço?”

Quadrinho 2 -- “Assustada, ela vê Magali disputando o sanduíche com o médico, que grita: “Pede pra ela soltar o meu lanche!” Tirinha em três quadrinhos Quadrinho 1 -- Cascão, assustado, ouve um grito: “Socolo, Cascão!! Socolo!!” Quadrinho 2 -- Ele corre e se depara com Cebolinha se debatendo na água de um rio. Cebolinha grita: “Eu não sei nadar!! Faça alguma coisa!!” Quadrinho 3 -- Ajoelhado, Cascão reza: “Pai Nosso que estais no céu...” Cebolinha, parado dentro da água, diz: “Nem assim...” Tirinha em cinco quadrinhos Quadrinho 1 -- Dorinha está em um parquinho com seu cão-guia, que sentado a observa. Ao fundo, uma gangorra. Dorinha fala para seu cão: “Agora, Radar, você fica aqui, que eu vou te mostrar uma coisa!” Quadrinho 2 -- Com a bengala na mão esquerda, ela sobe na gangorra. O cão, apreensivo, pensa: “Cuidado!!” Dorinha: “Não se preocupe! Isto é uma gangorra! E sabe o que ela me ensinou?” Radar: “?” Quadrinho 3 -- Dorinha, na parte mais alta da gangorra: “Que a vida tem altos...” Quadrinho 4 -- Com o peso de Dorinha, a gangorra desce: “... E baixos! Uiii!” Quadrinho 5 -- “Mas o importante é estar viva e curtir a vida numa boa! Entendeu?” Dorinha abraça Radar. Quatro corações os envolvem. Ao fundo, a gan-

gorra pensa: “Puxa! Quem diria...” õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Espaço do Leitor Leitor amigo, este espaço é exclusivamente seu. Participe enviando suas criações (crônicas, pequenos contos, lendas, poesias, cantigas, curiosidades de sua região, trava-línguas e dicas de temas a serem abordados pela sua revista). õxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxo Fim da Obra Transcrição: Fernanda Hélen Souza de Figueiredo Revisão Braille: João Batista Alvarenga e Chyene Kelen Alvarenga