Livros Impressos em Braille: uma Questão de Direito País Rico É País sem Pobreza
¨ I Diretora-Geral do IBC Maria Odete Santos Duarte Comissão Editorial Ana Paula Pacheco da Silva João Batista Alvarenga Leonardo Raja Gabaglia Revisão Victor Luiz da Silveira Colaboração Eduarda Bayma Milfont Marlene Maria da Cunha
Transcrição conforme as Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille, MEC/SEESP, 2006. Distribuição gratuita consoante a Portaria Ministerial n.o 504, 17 de Setembro de 1949. Arquivo da revista disponível para impressão em Braille: ~,http:ÿÿwww.ibc.gov.~ brÿ?itemid=381~,
Com os dentes lavados
Que rico cheirinho
(Bis)
Fonte: ~,http:ÿÿletras.mus.~
brÿcantigas-popularesÿ~
989746ÿ~,
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Trava-Línguas
O original não se desoriginaliza.
O original não se desoriginaliza.
O original não se desoriginaliza.
Se desoriginalizássemo-lo original não seria!
Não sei se é fato ou se é fita,
Não sei se é fita ou fato.
O fato é que você me fita
E fita mesmo de fato.
¨
O tempo perguntou ao tempo qual é o tempo que o tempo tem.
O tempo respondeu ao tempo que não tem tempo para dizer ao tempo que
o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.
(Verbo Tagarelar no Futuro do Pretérito)
Eu tagarelaria
Tu tagarelarias
Ele tagarelaria
Nós tagarelaríamos
Vós tagarelaríeis
Eles tagarelariam
Larga a tia, largatixa!
Lagartixa, larga a tia!
Só no dia em que a sua tia
Chamar a largatixa de lagartixa.
Fonte: ~,http:ÿÿwww.~
qdivertido.com.brÿ~
verfolclore.php?codigo=22~,
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Cordel
Navegantes da Literatura
Meus queridos amiguinhos
Venho aqui lhes convidar
Pra divertida aventura
Que agora vai começar
Pelas páginas dos livros
Vamos todos viajar
Todo o conhecimento
Nos livros nós encontramos
E no navio da leitura
Bem juntinhos navegamos
Em busca desse tesouro
De braços dados nós vamos
Nas letrinhas e figuras
Vemos todo o universo
Seja lá qual for a página
Escrita em prosa ou verso
Podemos seguir em frente
Ou fazer caminho inverso
Quem lê fica mais esperto
Não vira cabeça dura
Respeitando o aprendizado
Com lealdade e bravura
Torna-se o capitão
Dessa nau literatura
Vamos ler todos os dias
Não há limites enfim
A leitura é pra você
E com certeza é pra mim
Uma história que começa
Mas que nunca chega ao fim
Histórias para Ler e Contar
O Pato Poliglota
A menina ficou muito alegre quando ganhou o cachorro de presente.
Ela não suspeitava que ia dar confusão.
Acontece que já havia um gato na casa. E os bichos juntos
brigaram feito cão e gato.
A menina não demorou a descobrir que o desentendimento entre os
dois se devia ao fato de falarem línguas diferentes.
Procurou um meio de modificar a situação. Quem procura, acha.
Descobriu a Escola do Pato Poliglota, onde se ensinavam muitas
línguas.
O Pato Poliglota era capaz de conversar com os perus em glu-glu
com rara perfeição.
Falava o piu-piu tão bem com os pintinhos que Dona Galinha quis
tomar umas lições e, assim, se entender ainda melhor com os filhos.
O Pato Poliglota falava correntemente o quá-quá (sua língua
original), o ron-ron, o miau, o au-au, o glu-glu, o piu-piu, o mé,
além de se fazer entender em outras tantas línguas.
Conversava com os sapos, em noites de serenata, como se fosse um
deles.
Muito estudioso, havia feito um curso na mesma escola da serra
tico-tico, para poder papear com as cigarras.
A menina matriculou cachorro e gato na Escola do Pato Poliglota.
O resultado foi assombroso. Em pouco tempo o gato falava o au-au
(com sotaque) e o cachorro falava o miau (um pouco rouco).
Daí pra frente se entretinham em longos papos, a ponto de haver
uma pontinha de ciúmes na menina.
Ela, então, se matriculou também na Escola do Pato Poliglota,
onde aprendeu as línguas dos seus dois amigos.
Hoje -- que engraçado! -- cada qual pode falar sua própria língua
sem problemas, pois os outros vão entender perfeitamente.
Sabem o que estou pensando? Mamãe é boboca, e o papai, nariz de
pipoca.
sozinho, ele faz muita besteira e minha mãe fica brava. Eu
defendo muito o meu cão. O Bidu é meu herói.
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
Seção Juvenil
Quebra-Cuca
Caça-palavras
Desafio 1
Localize as seguintes palavras: manga, tatu, lobo,
foca, cama, futebol, TV, gaivota, raio, papel, jaqueta, pneu,
secador, transporte e oceano. Lembre-se de que a busca pode ser
tanto na vertical quanto na horizontal.
khhfcmnzturrpyq
rgqsstskrbsozqb
zdpxqgffawvlhgc
buxlcsqenmwsogx
nfpapeldshmjcuc
spnxukldpayveuf
rcevmgoaovpdazu
lauokfbbrogcngt
nmpexoohtwbooae
tatvfcsoejsmkib
wmqfiasecadorvo
hcbnrjixzkhfhol
ldbuuauhsfznktu
gemvhqtatuqvsav
nzaacupfapqdqoj
rwnrzelagccraio
trgfrtxkzkisywv
rkahuajawrnweyr
Desafio 2
Localize as seguintes capitais brasileiras: Aracaju, Natal, Belém, Cuiabá,
Salvador, Brasília,
Goiânia, Teresina,
Vitória,
Palmas, Maceió, Manaus, Macapá, Recife e Curitiba. Lembre-se de que a
busca deve ser feita na horizontal, vertical e diagonal (nas duas
direções).
Em tinta, os caça-palavras sempre se apresentam em caixa alta; se
fizéssemos assim em Braille, o jogo não só sairia do formato como
também perderia toda a graça. Por isso, são transcritos com letras
minúsculas.
fjktkyvngzwarsb
teqrpiubhlnvoeo
qhcgtrecifeuleu
ucuóiecamylénka
jprtztpfwfmwgsi
ciianiseretfzpq
azteacosyuxdori
apisvuchlglvxhs
iebamihlwousaxl
lsalnaegoiâniaa
ívnvmbcamanaust
snxanáqasamlapa
ashdhivdpukumtn
rjnozzxufávaoua
bysrhaaracajuks
::::::::::::::::::::::::
Jogo dos erros de português
Qual a forma correta?
1) Iogurte ou iorgute?
Resposta: Iogurte.
2) Lantejola ou lantejoula?
Resposta: Lantejoula.
3) Crescente ou crecente?
Resposta: Crescente.
4) Mortandela ou mortadela?
Resposta: Mortadela.
5) Rinxa ou rixa?
Resposta: Rixa.
6) Descaso ou discaso?
Resposta: Descaso.
7) Feicho ou fecho?
Resposta: Fecho.
8) Salchicha ou salsicha?
Resposta: Salsicha.
14) Retificar o motor ou
ratificar o motor?
significado próprios se juntam e formam um terceiro
significado.
inter" e "super" e o segundo começar com a
letra r.
Fonte: ~,http:ÿÿ~
educarparacrescer.abril.~
com.brÿregras-hifenÿ~
index.shtml~,
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
Você Sabia?
*Angaturama limai*
Esse dinossauro do grupo *Spinosauridae* viveu no período Cretáceo,
há 110 milhões de anos. Com 2,5 metros de altura, 6 metros de
comprimento e cerca de 700 quilos, esse carnívoro teve parte do seu
crânio encontrado em rochas sedimentares na Chapada do Araripe, no
Ceará. A palavra
*Angaturama*, na cultura tupi, significa espírito
protetor. Identificado em 1996, semanas depois do *Irritator
challengeri*, o *Angaturama limai* é considerado hoje, por alguns
autores, como sendo da mesma espécie do *Irritator challengeri*. Se
isso for comprovado, o nome *Irritator Challengeri* terá prioridade,
pois foi registrado antes.
*Santanaraptor placidus*
O *Santanaraptor placidus* foi um dinossauro pequeno que viveu 110
milhões de anos atrás, no período Cretáceo. Esse dinossauro carnívoro
de apenas 80 centímetros de altura, 2 metros de comprimento e pesando
20 quilos é considerado um parente distante do famoso *Tyrannosaurus
rex* americano. O nome dado ao dinossauro, em 1999, faz referência à
Formação Santana, na região da Bacia do
Araripe, no Ceará, onde foi
encontrado o fóssil. Por ser um predador, surgiu o *raptor*, do latim,
e, por fim, o nome específico,
*placidus*, é uma homenagem ao Professor
Plácido Cidade Nuvens, da
Universidade
Regional do Cariri (CE).
*Teyuwasu barberenai*
O *Teyuwasu barberenai* viveu no período Triássico, há 223 milhões
de anos. O tamanho estimado desse dinossauro bípede é de 60
centímetros de altura, 1,5 metro de comprimento e peso de 5 quilos.
Seus fósseis foram encontrados no Rio Grande do Sul, nos anos de 1938
e 1942, mas só em 1999 que ele foi identificado. O nome do gênero
(Teyuwasu), em tupi-
-guarani, significa lagarto grande, e o da espécie
(barberenai) é uma homenagem ao paleontólogo gaúcho M. C. Barberena.
*Guaibasaurus candelariensis*
*Guaibassauro* é um gênero de dinossauro basal que viveu no período
Triássico, há 225 milhões de anos. Carnívoro, ele tinha 80
centímetros de altura, 1,8 metro de comprimento e pesava 75 quilos.
O nome foi dado em homenagem ao Rio Guaíba, devido ao Projeto
Pró-Guaíba, que dá apoio científico à pesquisa de fósseis do período
Triássico. Já o nome específico,
*candelariensis*, faz referência à
cidade de Candelária, no Rio Grande do Sul, que fica próxima do local
onde os fósseis foram encontrados. A espécie foi identificada em 1999.
*Mirischia asymmetrica*
O *Mirischia asymmetrica* é um dinossauro carnívoro de apenas 50
centímetros de altura e cerca de 2 metros de comprimento. Ele viveu
no período Cretáceo, há 110 milhões de anos. A espécie encontrada no
Araripe, Ceará,
e apresentada em 2004, ainda é pouca conhecida.
Fonte: ~,http:ÿÿnoticias.~
terra.com.brÿeducacaoÿ~
dinossauros-do-brasilÿ~,
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
Vamos Rir?
Era uma vez, numa terra muito distante, uma princesa linda,
independente e cheia de autoestima.
Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava
em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico.
Então, a rã pulou para o seu colo e disse:
-- Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Uma bruxa
má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo
teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e
poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A tua
mãe poderia vir morar conosco, e tu poderias preparar o meu jantar,
lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes
para sempre.
Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã *sautée*, acompanhadas
de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho
branco, a
princesa sorria, pensando consigo
mesma:
-- Eu, hein?... Nem morta!
Luiz Fernando Veríssimo
Fonte: ~,http:ÿÿpensador.~
uol.com.brÿtextos{-para{-~
levantar{-auto{-estimaÿ~,
Pedrinho e a mãe sobem no ônibus. Ao ler a placa avisando que
menores de 10 anos não pagam passagem, a mulher cochicha:
-- Pedrinho, se o cobrador perguntar, diga que tem 10 anos, tá?!
E não dá outra:
-- Quantos anos você tem, menino?
-- Dez -- responde
Pedrinho.
-- E quando você faz 11?
-- Quando eu descer do ônibus.
O que é, o que é?
A semelhança entre o trem e uma pessoa direita?
R: Os dois andam na linha.
O prato favorito dos gulosos?
R: O prato cheio.
O bicho que não é caro?
R: Barata.
O tipo de cachorro que não morde e não late?
R: O cachorro-quente.
A parte do corpo mais importante para o poeta?
R: A veia poética.
A semelhança entre o folião e o sapo?
R: Ambos adoram pular.
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
Historiando
Diretas já!
Em 1983, o governo militar estava nas últimas. Aumentavam a
inflação, a recessão e o desemprego. A moratória e os acordos com o
FMI paralisaram a economia. As forças democráticas do país se
lançaram, então, num grande movimento para apressar a
redemocratização: a campanha das Diretas já.
No segundo semestre de 1983, as oposições se uniram e promoveram
grandes comícios pela aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que
restabelecia o voto direto para presidente da República (as eleições
para governador já tinham sido restabelecidas). Em um desses
comícios, na cidade do Rio de Janeiro, um milhão de pessoas foi à
Candelária exigir o voto direto. No último comício, em 16 de abril
de 1984, na cidade de São Paulo, o número chegou a um milhão e meio
de manifestantes. A campanha foi o maior movimento cívico e popular
da história do país, havendo registro de quase 40 comícios, de norte
a sul do Brasil.
Mas aprovar uma emenda constitucional não era tarefa fácil; não
bastava obter maioria simples, eram necessários dois terços dos votos
do plenário. A emenda conseguiu a maioria, mas acabou derrotada,
frustrando enormemente a sociedade brasileira. Mas os números da
votação não deixavam dúvida: o regime militar tinha se tornado
extremamente impopular e não teria como se manter por muito tempo.
A partir daí, os partidos políticos de oposição passaram a conduzir
a transição para a democracia. O PMDB lançou Tancredo Neves para a
sucessão presidencial. O PDS lançou a candidatura do empresário Paulo
Maluf, ex-governador do estado de São
Paulo, que não contava com o
apoio do general Figueiredo. Muitos parlamentares do partido do
governo tomaram a decisão de apoiar o candidato do PMDB, abandonando
o regime.
Assim, formou-se uma chapa denominada de Aliança Democrática, com
Tancredo
Neves para presidente e José Sarney como vice-presidente. Em
15 de janeiro de 1985, Tancredo foi eleito no
Colégio Eleitoral. A
ditadura estava derrotada.
Nova República
Na noite de 14 de março de 1985, véspera da posse, ocorreu uma
tragédia. Tancredo foi acometido de uma misteriosa doença, cuja causa
não foi informada de imediato, o que deu margem a diversos rumores,
inclusive o de que ele teria sido vítima de um atentado. O impasse
não era fácil de resolver, pois, no impedimento de Tancredo, e tendo
expirado o mandato de Figueiredo, a presidência devia ser assumida
pelo presidente da Câmara, Ulysses Guimarães. Se assumisse a
presidência, e no caso de falecimento de Tancredo, a função
constitucional de Ulysses seria a de convocar novas eleições.
Que tipo de eleições ele convocaria? Eleições diretas não podia
convocar sem a aprovação de uma emenda constitucional. Eleições
indiretas? Dificilmente. Com grande prudência, Ulysses articulou a
posse do vice-presidente eleito, que substituiu um presidente que
sequer havia sido empossado no cargo. Na verdade, Ulysses Guimarães
quis garantir que a redemocratização não corresse risco e por isso
trabalhou para empossar Sarney.
Começava assim a chamada Nova República, que despertava grandes
esperanças na população brasileira. Tancredo Neves faleceu no dia 21
de abril, dia de Tiradentes, de uma infecção causada por crise aguda
no aparelho digestório.
Esta é a versão oficial de sua morte.
sorriu. Depois continuou
cavoucando.
-- Você deve estar cansada -- disse Nikolai, finalmente. --
Deixe-me ajudá-la.
A tartaruga agradeceu e lhe entregou a pá. E, como aquele
trabalho era mais fácil para o menino do que para uma velha
tartaruga, Nikolai cavoucou até todas as covas estarem prontas.
No entanto, assim que ele terminou, soprou uma ventania e a
chuva despencou das nuvens escuras.
Enquanto caminhavam às pressas para se abrigar na casa da
tartaruga, Nikolai ouviu um grito de socorro.
O menino desceu correndo por uma trilha e encontrou uma panda,
com a perna machucada por uma árvore que tinha caído.
Com todo o cuidado, Nikolai levou a panda até a casa de Leo e,
com um pedaço de bambu, fez uma tala para a perna dela.
A tempestade continuava, batendo nas portas e janelas. A panda
acordou.
-- Onde estou? -- perguntou. -- Onde está minha filha?
O menino saiu correndo. O rugido da tempestade era
ensurdecedor. Lutando contra o vendaval e a chuva, ele avançava pela
floresta. Lá encontrou a filhinha da panda, deitada no chão, tremendo
de frio.
A pequena panda estava encharcada e assustada, mas viva.
Nikolai levou-a para a casa da tartaruga, enxugou-a e a aqueceu.
Então, colocou-a nos braços da mãe.
Ao ver o que Nikolai tinha feito, a tartaruga sorriu.
Na manhã seguinte, o sol estava quente, os passarinhos cantavam
e tudo no mundo ia bem. A perna da panda tinha melhorado e ela
agradeceu a Nikolai por ajudá-la e por salvar sua filhinha da
tempestade.
Naquele instante, Sônia, Gogol e Pushkin chegaram para ver como
iam as coisas.
Nikolai sentia uma paz muito grande em seu interior. Tinha
amigos maravilhosos. Tinha salvado a panda e sua filhinha da
tempestade. Mas também estava decepcionado, pois não havia encontrado
as respostas que procurava. Então perguntou novamente a Leo.
A velha tartaruga olhou para o menino.
-- Muito bem, você encontrou a resposta para suas perguntas! --
ela disse.
-- Como assim? -- perguntou o menino.
-- Ontem, se você não tivesse ficado para me ajudar a cavoucar o
jardim, não teria ouvido os gritos da panda pedindo socorro.
Portanto, o melhor momento foi aquele em que você me ajudou a
cavoucar o jardim. Naquele momento, quem foi mais importante fui eu,
e a coisa mais certa a se fazer foi me ajudar. Depois, quando você
encontrou a panda machucada, o momento mais importante foi aquele em
que você tratou da perna dela e salvou sua filhinha. Quem era mais
importante era a panda e sua filha. E a coisa mais importante a fazer
foi cuidar delas e salvá-las. Então, lembre-se de que há só um
momento mais importante, e esse momento é agora. Quem é mais
importante é quem está com você. E a coisa mais certa a ser feita é
fazer o bem a quem está a seu lado. Isso responde, querido menino, às
perguntas sobre o que é mais impor-
tante no mundo. Por isso estamos
aqui.
Tome Nota
Letras
É o estudo da língua portuguesa e de idiomas estrangeiros e de
suas respectivas literaturas. O profissional de Letras pesquisa e
ensina o português e idiomas estrangeiros e a literatura brasileira e
de outros povos. Em geral, ele se especializa em uma língua moderna,
como inglês, espanhol, francês e alemão, mas também pode dedicar-se a
línguas clássicas, como latim e grego. Essa é uma área em que é
preciso estudar sempre, a fim de manter o domínio dos idiomas e estar
atualizado com as novas expressões idiomáticas. O principal campo de
trabalho para o licenciado está nas escolas de ensinos fundamental e
médio ou de idiomas. Mas também há espaço em editoras, para fazer a
preparação de originais e para revisar e traduzir textos, e nas áreas
de interpretação e secretariado bilíngue.
Mercado de trabalho
“Há grande procura pelo aperfeiçoamento do aprendizado em língua
portuguesa, em suas modalidades oral e escrita, bem como pela
aprendizagem de línguas estrangeiras em geral”, diz Adriana Nogueira
Accioly Nóbrega, coordenadora do curso na PUC-Rio. Isso aquece o
mercado. Escolas, públicas e privadas, são os principais empregadores
do licenciado. E o ensino do espanhol já é oferecido por muitas
escolas desde o ensino fundamental. Estão aquecidas, também, a
produção de texto técnico e acadêmico e a tradução para legendagem de
filmes e *softwares*. As regiões Sul e Sudeste concentram as maiores
oportunidades, mas o
Norte, Nordeste e Centro-
-Oeste carecem de um
número grande de profissionais.
Salário inicial: R$1.567,00 é o piso para o magistério, por 40
horas semanais (fonte: MEC)
Curso
Análise literária, produção de textos, tradução e pesquisa sobre
a evolução e o uso dos idiomas ocupam boa parte da carga horária.
Entre as matérias teóricas estão teoria literária, semântica e
fonologia, além de língua portuguesa e literaturas portuguesa e
brasileira. Em algumas universidades, o aluno opta logo no vestibular
por um ou mais idiomas; em outras, ele escolhe após o ciclo básico.
Há escolas que oferecem as duas formações, a de bacharel e a de
licenciado -- titulação obrigatória para dar aulas. Essa última exige
o estágio obrigatório.
O que você pode fazer
Carreira acadêmica -- Realizar pesquisas em áreas como estudos
literários.
Editoração -- Trabalhar na preparação de textos, da seleção dos
originais à tradução e padronização.
Ensino -- Lecionar em classes de ensinos fundamental, médio e
superior (este, com pós-graduação) ou em escolas de idiomas em
empresas, treinar a fluência de funcionários em idiomas estrangeiros.
Revisão -- Fazer a revisão ortográfica e gramatical de textos.
Tradução -- Verter textos do português para línguas
estrangeiras,
ou vice-versa, em editoras, agências de publicidade.
para o Natal e a virada do ano.
Ele havia ganhado muitos brinquedos e coisas gostosas, porém o
brinquedo de que mais gostou foi um cavalinho de pau.
No dia 24 de dezembro, à noite, foi com os pais visitar um
orfanato e encontrou um menino chamado Renato aos soluços. Cheio de
compaixão perguntou-lhe:
-- Por que você chora tanto?
Renato lhe respondeu:
-- Sou um pobre órfão. Até agora não ganhei nenhum presente de
Natal e nem sei se vou ganhar.
-- Ganhou sim, meu amiguinho. Está lá em casa o seu presente.
Voltou à casa, pegou o cavalinho de pau, levou-o ao orfanato e o
entregou a Renato, que não coube em si de tanto contentamento.
Maior foi a alegria de Paulinho por fazer feliz o menino.
Como Paulinho, aprendamos que ser feliz é fazer feliz a alguém.
Se praticarmos o bem com amor, será grande a paz interior. É dando
que se recebe. Paulinho não pensou só em si mesmo, deixou que o amor
falasse mais alto.
Comícios: s. m. pl. Reuniões de cidadãos, geralmente ao ar
livre, para discutir assuntos eleitorais,
políticos ou de interesse geral.
Contemplava: v. Olhava com atenção, admirava.
Crise aguda no aparelho digestório: dor abdominal intensa, de
início repentino, que pode ser causada por uma doença infecciosa do
aparelho digestório.
-- D
Descaso: s. m. Falta de atenção ou de cuidado, desprezo.
Desoriginaliza: v. Perde a originalidade, deixa de ser original.
Desentendimento: s. m. Falta de entendimento, compreensão ou acordo.
Dinossauro basal: Paleont. Dinossauro que dá origem a outras
espécies.
Disjuntor: s. m. Interruptor que controla a liberação da energia
elétrica.
-- E
Empossado: adj. Relativo a quem tomou posse de um cargo.
Engloba: v. Inclui, envolve, abrange.
Ensurdecedor: adj. Que faz ensurdecer, muito barulhento.
Estereótipo: s. m. Ideia, conceito ou modelo que se estabelece como
padrão.
Entretinham: v. Distraiam, divertiam.
Expirado: v. Fig. Terminado, finalizado, encerrado.
-- F
FMI: Sigla de Fundo Monetário Internacional, fundo que presta
assistência a economias em dificuldade.
Fonologia: s. f. Parte da Gramática que estuda os sons da fala
(fonemas).
Folião: s. m. Quem gosta de folias, festas, farras.
-- H
Homônimo: adj. Que tem o mesmo nome.
-- I
Impopular: adj. Que não é popular; que desagrada ao povo.
Inter-resistente: adj. Fís. Referente à alavanca cuja resistência
fica entre o ponto de apoio (fulcro) e a força aplicada.
-- L
Lantejoula: s. f. Pequeno círculo brilhante que serve para enfeitar
roupas.
Legendagem: s. f. Conjunto de legendas de programa ou filme.
Locuções: s. f. pl. Gram. Conjunto de palavras equivalente a uma só,
em nível de sentido e de função gramatical.
-- M
Modalidades: s. f. pl. Diferentes modos ou tipos.
Modismo: s. m. Aquilo que está na moda e, portanto, é passageiro,
efêmero.
Moratória: s. f. Adiamento do prazo de vencimento de uma dívida.
-- N
Nau: s. f. Embarcação de grande porte e de longo curso.
-- O
Onipotência: s. f. Poder absoluto.
-- P
Papear: v. Bater papo,
conversar.
Pelejando: v. Lutando, insistindo, esforçando-se.
Período Cretáceo: Paleont. Período da Era Mesozóica, quando
surgiram os primeiros mamíferos e plantas.
Período Triássico: Paleont. Período da Era Mesozóica, caracterizado
pela presença dos grandes sáurios (lagartos), aquáticos e terrestres.
Poliglota: adj. Relativo àquele que fala várias línguas.
PMDB: Sigla de Partido do Movimento Democrático Brasileiro.
Prosa: s. f. Nome que se dá à forma de um texto escrito em
parágrafos.
Pseudo-organizado: adj. Que não é verdadeiramente organizado.
-- Q
Quadricípite: s. m. Anat. Músculo da parte anterior da coxa que,
acima, se divide em quatro partes que se unem abaixo por um tendão
comum.
-- R
Ratificar: v. Confirmar, validar, autenticar.
Recessão: s. f. Econ. Redução do índice de crescimento econômico em
um ou vários países, acarretando a queda de produção e,
consequentemente, o desemprego.
Redemocratização: s. f. Ação de tornar novamente democrático.
Retificar: v. Mec. Desmontar, limpar e remontar um motor, ajustando
ou substituindo peças.
Rixa: s. f. Disputa, briga.
Rugido: s. m. Fig. Som grave e áspero, estrondo.
-- S
Saurópodes: s. m. pl. Grandes dinossauros quadrúpedes e herbívoros
dos períodos Jurássico e Cretáceo.
Sauropodomorpha: s. m.
Paleont. Grupo de dinossauros herbívoros com
pescoço longo, e que se tornaram os maiores dos animais que já
caminharam sobre a Terra.
*Sautée*: adj. Em culinária, diz-se do alimento que é ligeiramente
frito, que salta na frigideira.
Sedimentares: adj. pl. Geol. Rochas produzidas por deposição de
sedimentos, isto é, lama, partículas e restos de animais e vegetais.
Semântica: s. f. Estudo dos significados das palavras de uma língua.
Semi-inconsciente: adj. Quase inconsciente.
*Softwares*: s. m. pl. Inform. Parte lógica do computador, programas.
Substâncias psicoativas: Med. Substâncias químicas que agem
principalmente no sistema nervoso central.
-- T
Tagarelar: v. Falar em excesso, geralmente sobre assuntos pouco
importantes.
Teoria literária: consiste no estudo de todo o processo que envolve
as obras literárias, isto é, o autor, o leitor e o texto literário.
Terópode: s. m. Grupo de dinossauros bípedes, carnívoros e
onívoros, que utilizavam as patas anteriores para capturar, dominar e
matar suas presas.
Tupiniquim: s 2g. Referente a quem nasceu ou habita o Brasil.
-- V
Vendaval: s. m. Vento forte, de tempestade.
Veia poética: Expressão referente à inspiração para escrever poesia.
Vossa Eminência: pron. Pronome de tratamento referente a cardeais,
isto é, bispos conselheiros e colaboradores do Papa.
Vulneráveis: adj. pl. Que têm poucas defesas, fracos.
Verter: v. Traduzir.