PONTINHOS Ano LXII, n.o 377, abril/junho de 2021 Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant Publicação Trimestral de Educação, Cultura e Recreação Editada e Impressa na Divisão de Imprensa Braille Fundada em 1959 por Renato M. G. Malcher Av. Pasteur, 350/368 Urca -- Rio de Janeiro-RJ CEP: 22290-250 Tel.: (55) (21) 3478-4531 ~,pontinhos@ibc.gov.br~, ~,http:ÿÿwww.ibc.gov.br~,

Diretor-Geral do IBC João Ricardo Melo Figueiredo Comissão Editorial Geni Pinto de Abreu Heverton de Souza Bezerra da Silva Hyléa de Camargo Vale Fernandes Lima João Batista Alvarenga Maria Cecília Guimarães Coelho Rachel Ventura Espinheira Colaboração Carla Maria de Souza Daniele de Souza Pereira Leida Maria de Oliveira Gomes -- Ilustradora da História em Quadrinhos do Superbraille Regina Celia Caropreso Participação especial Natalia Medeiros Revisão Hyléa de Camargo Vale Fernandes Lima

¨ I Livros Impressos em Braille: uma Questão de Direito Governo Federal: Pátria Amada Brasil Transcrição autorizada pela alínea *d*, inciso I, art. 46, da Lei n.o 9.610, de 19/02/1998. Distribuição gratuita. Nossas redes sociais: Anchor: ~,https:ÿÿanchor.fmÿ~ podfalar-rbc~, Facebook: ~,https:ÿÿwww.~ facebook.comÿibcrevistas~, Instagram: ~,https:ÿÿwww.~ instagram.comÿrevistas{-~ rbc{-pontinhosÿ~, Spotify: ~,https:open.~ spotify.comÿshowÿ~ IEA1XOITAuUEUR~ 5GoLU5iy~, Youtube: ~,https:ÿÿwww.~ youtube.comÿ~ RevistasPontinhoseRBC~,

¨ III Pontinhos: revista infanto- juvenil para cegos / MEC/Instituto Benjamin Constant. Divisão de Imprensa Braille. n. 1 (1959) --. Rio de Janeiro: Divisão de Imprensa Braille, 1959 --. V. Trimestral Impressão em braille ISSN 2595-1017 1. Infantojuvenil -- Cego. 2. Pessoa cega. 3. Cultura -- Cego. 4. Revista -- Periódico. I. Pontinhos. II. Revista infantojuvenil para cegos. III. Ministério da Educação. IV. Instituto Benjamin Constant. CDD-028.#ejhga

Bibliotecário -- Edilmar Alcantara dos S. Junior -- CRB/7 6872

¨ V Sumário Seção Infantil Cantiga infantil :::::::: 1 Trava-Línguas :::::::::: 3 Cordel O cordel contra a dengue ::::::::::::::::: 5 Histórias para Ler e Contar Fabiano vai à praia ::::: 7 Seção Juvenil Quebra-Cuca :::::::::::: 9 Você Sabia? Existem três datas em comemoração à Língua Portuguesa :::::::::::: 14 Vamos Rir? ::::::::::::: 16 Historiando Nossa língua tem uma história ::::::::::::::: 19 Leitura Interessante Essas são 18 coisas que você pode fazer para ficar mais inteligente :::::::::::: 23 Cuidando do Corpo e da Mente Dicas de maquiagem :::::: 37 História do Superbraille em quadrinhos -- Superbraille em "A Praia" -- Parte 2 ::: 47 Seção Infantil _`[{imagem do mascote da Revista Pontinhos, Furinho, em formato de um punção. A parte superior é a cabeça, com olhos e boca; a ponta é o corpo; das laterais, saem braços com as mãos na cintura; os símbolos *õxo* representam a cabeça, *é* o corpo._`] õxo !:::::::::::::::::::::::ÿ é l -- Hora de dançar! _ é h:::::::::::::::::::::::j Cantiga Infantil A Galinha do Vizinho A galinha do vizinho Bota ovo amarelinho Bota um, bota dois, bota três, Bota quatro, bota cinco, bota seis,

Bota sete, bota oito, bota nove, Bota dez! :::::::::::::::::::::::: Borboletinha Borboletinha tá na cozinha Fazendo chocolate Para a madrinha Poti, poti Perna de pau Olho de vidro E nariz de pica-pau pau pau :::::::::::::::::::::::: Meu Limão, Meu Limoeiro Meu limão, meu limoeiro Meu pé de jacarandá Uma vez, tindolelê Outra vez, tindolalá õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Trava-línguas õxo !:::::::::::::::::::::::ÿ é l -- Uau! _ é h:::::::::::::::::::::::j O gato fugiu pro mato e pegou carrapato no ato. José junta jabuticabas na jarra. Com fé, vou a pé à Sé. Alô, o tatu tá aí? -- Não, o tatu não tá. Mas a mulher do tatu tando, É o mesmo que o tatu tá. A faca afiada ficava no fundo do fogão. A chave do chefe Chaves está no chaveiro. Quando digo "digo", digo "digo". Não digo "Diogo". Quando digo "Diogo", digo "Diogo". Não digo "digo". Larga a tia, lagartixa. Lagartixa, larga a tia. A aglomeração na gleba glacial glosava a inglesa glamorosa que glosava com o gladiador glutão. A hidra, a dríade e o dragão, ladrões do dromedário do Druida foram apedrejadas. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Cordel õxo !:::::::::::::::::::::::ÿ é l -- Você conhece? _ é h:::::::::::::::::::::::j

O cordel contra a dengue Vamos falar de um assunto Que é mesmo muito importante. Temos que ser rapidinhos, Não perder nenhum instante, Pois na guerra contra a dengue Nunca se faz o bastante. Os ovinhos do mosquito Você pode encontrar Bem ali no seu quintal, Em tudo quanto é lugar, Basta que tenha lixinho Que água possa acumular. Pneus velhos e garrafas, Se não forem bem guardados, Servirão de criadouros Dos mosquitinhos danados, Que uma vez picando a gente Deixa-nos adoentados. Seja em casa ou na escola, Temos que tomar cuidado, Pois nos vasos das plantinhas Deve ser depositado No lugar da água, areia, Que dá melhor resultado. Avisemos aos papais Para em casa procurar Limpar muito bem as calhas E as caixas d'água lavar. Nessa luta contra a dengue, Todos devem ajudar. Faça então a sua parte E convide seu vizinho. Nossa união faz a força Contra esse mosquitinho. É nosso dever cuidar Da saúde com carinho. Fonte de pesquisa do poema: ~,tarciocosta.com.br~, õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Histórias para Ler e Contar õxo !:::::::::::::::::::::::ÿ é l -- Vocês vão? _ é h:::::::::::::::::::::::j Fabiano vai à Praia Isabel Furini A avó de Fabiano foi procurá-lo para ir à praia no final de semana. A avó afundou a haste do guarda-sol na areia. Fabiano sentou-se na areia, sob o guarda-sol, e pegou seu baldinho e sua pá. Sentado, observava as pessoas que caminhavam. Bem, na realidade, o que ele mais via era as pernas das pessoas. Pernas gordinhas, pernas magrinhas como palitos, pernas branquinhas como a neve, pernas vermelhas como camarão, pernas bronzeadas. Pernas e mais pernas. Dona Rosa, sua avó, perguntou: – Vamos caminhar um pouco? E caminhando na praia, o menino viu muitas gaivotas observando o mar. E depois, a avó e o neto voltaram para seus lugares embaixo do guarda-sol. Fabiano juntou areia com a pazinha e fez muitas estrelas do mar. Algumas grandes e outras pequeninas. Uma hora depois, dona Rosa disse: – Fabiano, vamos para casa, mas amanhã voltaremos. – Tenho que limpar o balde. – disse o menino. E a avó o acompanhou para que o menino pudesse lavar o balde e a pazinha no mar. Enquanto limpava a pazinha, veio uma onda forte e zasss! O menino caiu na areia. A avó o ajudou a se levantar. Ela sabia que não havia perigo porque eles estavam na parte rasa, onde tem pouca água. – Foi só uma onda sapeca – disse dona Rosa. E o menino riu. A avó e Fabiano foram caminhando até a casa da praia,

que ficava bem na frente ao mar. Fonte: ~,htpps:ÿÿwww.bonde.~ com.brÿblogsÿbondinho-~ dos-livrosÿfabiano-vai-~ a-praia-conto-infantil-~ 216018.html~, õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Seção Juvenil _`[{furinho enfurecido._`] õxo !:::::::::::::::::::::::ÿ é l -- E agora! _ é h:::::::::::::::::::::::j Quebra-cuca 1. Sete irmãs chegaram à sua vila e cada uma delas passou a se dedicar a uma tarefa concreta. A primeira foi ler um romance, a segunda, fazer hambúrgueres, a terceira, jogar xadrez, a quarta, fazer palavras cruzadas, a quinta foi lavar roupa e a sexta, regar as plantas. O que a sétima irmã foi fazer? 2. Um jovem herdou duas fábricas de sapatos femininos, todos com uma beleza surpreendente. Tudo ia bem, até que o proprietário percebeu que os funcionários estavam roubando calçados elegantes para suas namoradas e esposas. E não conseguia pegar nenhum deles no flagra. Que decisão o dono das fábricas tomou para acabar com os crimes? 3. Quando chove, o gato fica no quarto ou no sótão. Quando o gato está no quarto, o rato está em sua toca, e o queijo, na geladeira. Se o queijo está sobre a mesa e o gato no sótão, então o rato está no quarto. Agora está chovendo e o queijo está sobre a mesa. Então onde estão o gato e o rato? 4. Durante uma prova, o professor entregou um osso de fêmur a uma aluna e perguntou: "Quantos ossos deste tipo você tem?" "Cinco!" -- Errado. Você possui apenas dois ossos do fêmur. No entanto, a estudante tinha razão. Como é possível? 5. O governante autoritário de uma ilha não queria que forasteiros se instalassem no local. Querendo demonstrar ser um monarca justo, ele emitiu um decreto afirmando que qualquer pessoa que quisesse se estabelecer na ilha deveria fazer qualquer afirmação, cujo teor dependeria a vida da pessoa. O decreto dizia o seguinte: "Se o forasteiro disser a verdade, será jogado na fogueira. Se mentir, será enforcado". Como um estrangeiro poderia superar o obstáculo estabelecido pelo governante e se transformar num novo morador da ilha? Respostas: 1. A sétima irmã está jogando xadrez com a terceira. 2. O dono ordenou que uma fábrica produzisse apenas calçados de pé esquerdo, e a outra, do direito. 3. Segundo a condição do problema, o gato pode estar em dois lugares: no quarto ou no sótão. Mas ele não pode estar no quarto, já que o queijo não está na geladeira (está em cima da mesa). Portanto, o gato está no sótão. Sabendo que o gato está no sótão e o queijo na mesa, o rato só pode estar no quarto. 4. A estudante estava grávida. Ela se referia aos seus dois ossos, os da criança e o que carregava na mão. Cinco, no total. 5. Se o forasteiro disser: "Estou condenado à forca", causará uma situação difícil e nova para o governante. Afinal de contas, se considerarmos que a afirmação é correta, então ele deveria morrer na fogueira. Mas isso não aconteceria. E se for incorreta, então ele deveria ser enforcado. Só que isso comprovaria que ele disse a verdade. Ou seja, dizendo "Estou condenado à forca", o estrangeiro poderia salvar a própria vida. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo

Você sabia? õxo !:::::::::::::::::::::::ÿ é l -- Você sabia? _ é h:::::::::::::::::::::::j Existem três datas em comemoração à Língua Portuguesa. O Dia Mundial da Língua Portuguesa se comemora em 05 de maio. Essa data foi instituída pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 2009, por meio da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros realizada em Cabo Verde naquele ano. De acordo com o documento. A Língua Portuguesa é “um vínculo histórico e um patrimônio comum resultantes de uma convivência *multissecular* que deve ser valorizada.” O Dia da Língua Portuguesa se comemora em 10 de junho. Essa data é comemorada nos países *lusófonos*, mas a determinação legal é uma homenagem da Assembleia da República (o que corresponde, em Portugal, à nossa Câmara dos Deputados). O dia, escolhido em 1981, homenageia o poeta Luiz Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas. O Dia Nacional da Língua Portuguesa se comemora em 5 de novembro, instituído pela Lei n.o 11.310. A lei brasileira é uma homenagem ao escritor e político Ruy Barbosa, nascido em 5 de novembro de 1849. Ruy era conhecido por ser um profundo estudioso do idioma nacional. Fonte: ~,https:ÿÿ~ conversadeportugues.com.~ brÿ2015ÿ05ÿdia-da-lingua-~ portuguesaÿ~,

Vocabulário: Lusófonos: s. m. País, território, nação cuja língua oficial ou materna é o português. Multissecular: adj. Que possui muitos séculos de existência. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Vamos rir? !:::::::::::::::::::::::ÿ õxo l -- Nem sempre dá _ é l vontade de rir. _ é h:::::::::::::::::::::::j Oito comediantes estão num bar contando piadas. – Doze! – diz um deles e os outros caem na gargalhada. – Quatro! – grita outro, novamente fazendo os colegas rirem. Quando um terceiro berra “Vinte e dois!!!”, estão todos rolando de rir. Menos o garçom. – Por que é tão engraçado gritar números? – pergunta ele. – Todos conhecemos as mesmas piadas, então as numeramos – diz o primeiro comediante. – Para poupar tempo, só gritamos o número. O garçom decide experimentar e grita: “Seis!” Um silêncio mortal cai sobre o bar. – Por que ninguém riu? – pergunta ele. Os comediantes dão de ombros. – Você não contou direito. O ferreiro da vila contratou um novo aprendiz animado para trabalhar duro por longas horas. No primeiro dia, ele passou as instruções: – Eu vou tirar a barra da forja e colocá-la sobre a bigorna. Aí, quando eu acenar com a cabeça, você a acerta com o martelo. O aprendiz fez exatamente o que lhe foi pedido e agora é o novo ferreiro da vila. O restaurante lotado tinha uma placa dizendo: “Não nos responsabilizamos por seus pertences”. Então, Larry ficou de olho em seus pertences. Finalmente, seu amigo disse: – Larry, você está me deixando maluco. Pare de vigiar nossos casacos. – Só estou vigiando o meu – disse Larry. – O seu foi furtado meia hora atrás. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Historiando !:::::::::::::::::::::::ÿ õxo l -- Para você história_ é l é importante? _ é h:::::::::::::::::::::::j

Nossa língua tem uma história Carla Maria de Souza Todas as línguas do mundo têm uma história. Elas surgem expressando a maneira de pensar das pessoas de uma região. Nossa língua surgiu de uma outra chamada latim, mas já teve acréscimos do inglês, do francês, de línguas africanas e indígenas, sobretudo no Brasil. Aliás, o francês é outra língua que também vem do latim, assim como o espanhol, o italiano. Por isso existem palavras entre essas quatro línguas que são bem semelhantes. E as palavras mudam com o tempo. Vamos observar? Quando os negros começaram a ser trazidos para o Brasil como escravos, lá pelo meio do século XVI, dirigiam-se a todo mundo com o tratamento "vossa mercê", isto é, eles estavam à mercê de todos a quem serviam. Essa era a ordem. Com o tempo, o termo foi reduzido para "vós-me-cê". Era mais rápido e como a maioria das pessoas, por não estudar, nem sabia o significado do que falava ou ouvia, ficou. Depois, ainda veio a forma "vancê" que hoje é, simplesmente, você e, no Brasil, deixou de ser tratamento cerimonioso e virou tratamento de intimidade. Mais recentemente, temos o cinematógrafo, lugar onde as pessoas se reuniam para assistir a filmes e exibições. Foi tão reduzido, que perdeu umas três sílabas, virando apenas cinema, embora continue maravilhoso. O senhor Belchior era um português que vendia de tudo em sua loja no Rio de Janeiro. Isso lá pelo século XVIII, quando o comércio era pequeno e, embora a cidade fosse a sede da Capitania (antes de tornar-se capital do país) a parte urbana era reduzidíssima. O senhor Belchior vendia coisas usadas também e aceitava negociar valores. Então todo mundo dizia: "vou ao seu Belchior", pronunciando o ch como x, já que, em nosso idioma, esse é o som e não como qu. Com o tempo, começaram a dizer: "vou no brelchior" e, por fim, "vou no brechó". Daí, para brechó virar sinônimo deste tipo de loja, foi um pulo. As histórias seriam muitas e estão ligadas a várias origens. Em alguns casos, o formato da palavra permanece o mesmo, porém, o sentido é totalmente outro. No século XVI -- nossa, voltei a ele! -- se alguém dissesse: André é um vilão, isso poderia provocar risos nos mais debochados e preconceituosos. Vilão, era o roceiro, o caipira. Tinha a ver com vila, que era uma cidade pouco desenvolvida. Imaginem como seria estranho se alguém dissesse: A tragédia do rompimento da barragem de Brumadinho foi formidável! Ficaríamos chocados. Pois até o século XIX, isto seria normal. Então, formidável queria dizer catastrófico, terrível, pavoroso. Assim, vemos que nossa língua não tem uma, mas muitas histórias que vários caminhos, curiosos e interessantes. Leia muito, cuide bem dela e, quando você for ler um livro mais antigo, pense que as pessoas que o escreveram achavam naturais todas aquelas pala- vras e procure conhecê-las. Isto aumentará seu vocabulário, sua cultura e fará você

entender melhor como funciona esta língua que é também sua. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Leitura Interessante õxo !:::::::::::::::::::::::ÿ é l -- Interessante... _ é h:::::::::::::::::::::::j Dezoito coisas que você pode fazer para ficar mais inteligente Algumas pessoas tendem a acreditar que a inteligência é algo *imutável* e *inerente* a alguns. Porém, existem diversos métodos que podem aumentar as habilidades cognitivas e fazer com que as pessoas se tornem mais eficazes em suas atividades profissionais e pessoais. Uma dica importante é que se você quer se tornar mais inteligente, deve criar hábitos que irão aumentar suas capacidades intelectuais e nu- trir sua mente. Veja então dezoito coisas que você pode fazer todos os dias que irão aumentar seu potencial mental. 1. Questione tudo Você nunca deve assumir nada ou aceitar informações sem questionar primeiro. Pense que o maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas sim a ilusão do conhecimento, e a curiosidade e o questionamento são chaves para superá-lo. Por exemplo, ao ler um jornal ou uma matéria na internet, procure questionar sobre o ponto de vista usado por aquele canal, ou buscar informações em outras fontes. Questionar-se sobre as coisas deixa você com um pensamento mais crítico, além de

fazer seu cérebro trabalhar mais diante de informações. 2. Leia e assista notícias Além de deixar você bem informado, essa atividade irá exercitar mais o seu cérebro. Você pode reservar meia hora durante sua manhã, ou antes de dormir, para ler um jornal ou assistir alguma notícia. Isso irá adicionar interessantes tópicos e informações no seu dia, e ainda deixarão seu cérebro mais ativo. 3. Aproxime-se de pessoas inteligentes Pessoas inteligentes têm coisas interessantes para falar. Elas sabem como expandir sua mente e alimentar seu cérebro, então passar tempo com elas será bom para você em vários níveis.

Procure-as no trabalho, em organizações ou mesmo em seus momentos de lazer. 4. Ensine e compartilhe informações com outras pessoas 5. Dedique um tempo para desenhar ou pintar Desenhar pode *agregar* uma série de benefícios ao seu dia, e você não precisa ser um artista para isso. Por causa disso, os pintores costumam ter uma maior consciência em relação ao ambiente e ao que está ao seu redor. Quer dizer que a pintura irá incentivá-lo a perceber mais detalhes do mundo. 6. Leia o máximo que puder A leitura é a maneira mais básica e simples de estimular a atividade cerebral. Ela ajuda a aumentar o seu vocabulário e usá-lo de modo mais prático, apresentando exemplos corretos do uso gramatical e dando exemplos de frases bem escritas. A leitura oferece oportunidades para se fazer *conexões* gerais entre a literatura e a vida real. Além disso, à medida em que sua mente trabalha para imaginar os lugares, pessoas, situações e experiências a partir das palavras que você leu, seu cérebro se reconecta para entender e processar todas as novas informações. E para que você tenha uma melhor experiência, busque fazer da leitura um hábito diário. Mesmo que seja apenas um pouco por dia, essa atitude terá grandes resultados sobre seu intelecto. 7. Anote o que você aprende Anotar as coisas que você aprende é uma ótima forma de aumentar sua capacidade mental, e você não precisa escrever muito ou de forma complexa. Assim como a leitura, a escrita incentiva o crescimento do seu vocabulário e melhora seu acervo gramatical. Isso também vai ajudar o seu cérebro a armazenar informações de maneira mais eficaz e promover melhores habilidades de memória. Estudos mostram que os alunos que fazem anotações regularmente durante as aulas se saem melhor nas provas. Isso porque a escrita nos obriga a prestar mais atenção aos diálogos, às nossas memórias e às experiências. 8. Faça pequenas mudanças em sua rotina Mudar o caminho que você faz para ir ao trabalho já é algo que pode ativar o seu cérebro; assim como ir estudar em um novo café ou viajar para um país diferente. Isso porque mudanças de estado são estimulantes para o cérebro. Quando viajamos para um novo país, nosso cérebro precisa se adequar à nova linguagem, costumes e à cultura. O ajuste a esses novos elementos força nosso cérebro a acordar para enfrentar novos desafios inesperados. Além disso, ter que superar a barreira da linguagem para se comunicar, força o cérebro a desenvolver maneiras criativas de expressar necessidades e emoções. 9. Descubra o que motiva você Encontre algum assunto que lhe interesse e mergulhe nele. É muito mais fácil ficar envolvido com um *tópico* ou atividade que você ache estimulante. Você também pode buscar o formato que melhor estimule sua mente, seja um vídeo no YouTube, um *podcast* ou um jornal. Será mais fácil aprender utilizando um método que seja prazeroso para você. 10. Cultive sua saúde física Sabemos que o corpo alimenta o cérebro, e por isso, se manter em boas condições físicas é *crucial* para que esse órgão funcione de maneira adequada. Fadiga mental, falta de motivação e ausência de criatividade geralmente estão ligadas ao *sedentarismo*, falta de sono ou dietas inadequadas. Estudos mostram que pessoas que se exercitam de forma regular têm maiores pontuações de QI. Isso porque, além de manter um corpo saudável, essas pessoas também estimulam o crescimento das células cerebrais ao se exercitar. A explicação para isso está num processo chamado neurogênese, que ocorre durante os exercícios rigorosos, aumentando a produção de neurotransmissores. Outro efeito dos exercícios é o aumento da *dopamina*, que pode melhor reduzir níveis de estresse, e melhorar sua energia e concentração. 11. Coloque seus novos conhecimentos em prática Pessoas inteligentes aplicam o conhecimento que adquirem. Além de dar uma utilidade para as informações que você obteve, isso o ajudará a fixar as novas ideias. 12. Fique atento em como você usa seu tempo *on-line* A *web* está repleta de grandes recursos de aprendizado, como cursos *on-line*, tutoriais, palestras *instigantes* do TED e outras ferramentas. Substitua alguns minutos de memes por algo mentalmente mais nutritivo. 13. Pratique um pouco de meditação Saber controlar e acalmar seu cérebro é tão importante quanto melhorar sua atividade lendo e aprendendo coisas. A medicina estuda há vários anos os efeitos que a meditação tem no cérebro e os resultados são impressionantes. 14. Evite a tecnologia para manter o cérebro em forma Apesar de a tecnologia trazer maravilhas e facilidades para o mundo moderno, a dependência tecnológica acaba sendo um *entrave* na hora de ajudar o cérebro a resolver problemas e se adaptar a novos ambientes. Faça com que seu cérebro trabalhe para você e veja os resultados.

15. Não pare de estudar A educação é um dos melhores investimentos de tempo, dinheiro e energia que você pode fazer, e não importa a idade para isso. Desafie-se a entrar num curso novo, seja presencial ou na internet. Continuar estudando é uma oportunidade perfeita para o cérebro criar novas conexões e melhorar sua inteligência, além de lhe aproximar de pessoas que estão buscando conhecimento. 16. Aprenda a tocar um instrumento Aprender a tocar um instrumento tem benefícios notáveis para o cérebro. A prática de instrumentos musicais irá auxiliar na coordenação motora, memória, concentração, e até mesmo nas habilidades matemáticas. 17. Interaja com outras pessoas Embora a inteligência lógica seja a mais conhecida e procurada por todos, a inteligência emocional também desempenha um papel igualmente vital para o sucesso. Interagir com outras pessoas ajuda a ver além do seu próprio pensamento, ganhar novas ideias e perceber as coisas por uma perspectiva diferente. 18. Deixe um tempo para refletir Recebemos tantas informações e estímulos durante o dia que é muito fácil nos distrairmos. É comum que esqueçamos lições e passemos de uma atividade para outra sem parar para considerar o que aprendemos com ela, ou o que determinada experiência significou para nós. Você pode mudar isso arranjando um espaço para que seu cérebro processe o que ele aprendeu durante o dia. Afinal, refletir é uma parte fundamental no processo de aprendizagem. Como você pode ver, existem muitas técnicas e hábitos que podem aumentar seu poder intelectual. Coloque algumas delas em prática e veja até onde você consegue chegar. Fonte: ~,www.hipercultura.~ com~, Vocabulário Agregar: v. Reunir, ligar, juntar. Conexões: s. f. Ligações. Crucial: adj. Fundamental, essencial. Dopamina: s. f. Substância produzida pelo corpo que faz a comunicação entre as células do sistema nervoso. Entrave: s. m. Obstáculo, barreira. Imutável: adj. Permanente, constante. Inerente: adj. Inseparável, peculiar, próprio. Instigante: adj. Atraente, curioso, estimulante. Sedentarismo: s. m. Ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Tópico: s. m. Item, subdivisão. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Cuidando do Corpo e da Mente !:::::::::::::::::::::::ÿ õxo l -- Cuide-se e _ é l divirta-se! _ é h:::::::::::::::::::::::j

Maquiagem passo a passo Para conseguir uma maquiagem bonita e duradoura, devem-se cumprir os seguintes passos: 1. Lavar e hidratar a pele É importante lavar bem o rosto com água fria, passando um sabonete adequado para o rosto, e secar bem a pele e passar um disco de limpeza demaquilante com *água micelar*, por exemplo, que é uma ótima opção para remover impurezas e resíduos de maquiagem da pele. Por fim, deve-se aplicar um *sérum* e um creme hidratante e deixar a pele absorver estes produtos antes de continuar. Não se deve exagerar na quantidade de sérum e creme, já que pode comprometer o resultado da maquiagem.

2. Passar um *primer* O *primer* é um produto específico que deve ser aplicado após os cuidados de hidratação. Ele ajuda a preparar a pele para receber a maquiagem. Esse produto tem como função alisar, iluminar a pele, fixar os demais produtos e, também, atua no controle da oleosidade ao longo do dia. 3. Aplicar a base e o corretivo Para dar mais luz à pele, uniformizar o tom e cobrir imperfeições, deve-se passar em todo o rosto uma base líquida, cremosa ou compacta, do tom adequado da pele. Para escolher o tom da base, no momento da compra, deve-se passar uma pequena quantidade na região do maxilar inferior, espalhar e optar pela cor que se funde melhor com o tom de pele. A base pode ser aplicada uniformemente com um pincel ou esponja e o corretivo deve ser aplicado depois, imediatamente abaixo dos olhos, formando um triângulo desde o canto interno do olho até à região *tem- poral* e aba do nariz e nas pálpebras, para fixar melhor a sombra. Além disso, pode-se também optar por usar um corretivo nas imperfeições ou vermelhidão no rosto. 4. Passar as sombras Para aplicar as sombras, deve-se começar passando, com um pincel, uma sombra clara como cor base em toda a pálpebra. Em seguida usar uma cor ligeiramente mais escura para definir o *côncavo*, fazendo movimentos suaves para a direita e para a esquerda, contornando a região abaixo do osso (abaixo das sobrancelhas). 5. Definir a sobrancelha Para definir a sobrancelha, deve-se começar por pentear os pelos no sentido normal do crescimento e com um lápis ou uma sombra do mesmo tom, preencher as falhas, também no sentido de crescimento dos pelos e, por fim, aplicar uma máscara de sobrancelhas, para fixar os fios e dar mais volume. 6. Aplicar delineador e máscara de pestanas Para terminar de maquiar os olhos, pode-se escolher usar um delineador, de preferência de cor marrom ou preta, que deve ser usado na pálpebra junto da linha dos cílios. O delineador pode ser em gel, caneta ou lápis, e em caso de gel este deve ser aplicado usando um pincel *chanfrado*. Caso haja alguma dificuldade em fazer um risco fino e limpo com delineador, pode-se usar sombra preta ou marrom escura para fazer o risco, usando um pincel chanfrado. Para isso, basta molhar ligeiramente a ponta do pincel, em seguida passar na sombra e passar no olho tal como se faria com um delineador em gel. Desse modo, a sombra vai ficar bem mais compacta e o risco fica com um efeito ligeiramente esfumado. No final, deve passar um pouco de rímel nos cílios, fazendo movimentos desde a base até às pontas. 7. Passar um pó compacto de cor ou *translúcido* Para fixar toda a maquiagem, deve-se passar um pó compacto translúcido ou de cor em todo rosto usando um pincel grande e macio. Esse pó vai ajudar a fixar a base, dando luz e reduzindo o brilho da pele. 8. Aplicar pó bronzeador e *blush* Por último, para terminar todo o processo, pode-se passar um pó bronzeador na lateral da face, debaixo do queixo, pescoço e têmporas e um *blush* nas maçãs do rosto. 9. Aplicar batom A escolha do batom deve depender da maquiagem dos olhos, ou seja, se a maquiagem dos olhos destacar muito o olhar, a cor do batom deve ser mais discreta. Já se a maquiagem dos olhos for sutil, pode-se exagerar na cor dos lábios. Pode-se também usar um lápis delineador nos lábios antes de passar batom, para facilitar a sua aplicação e aumentar a durabilidade. Se a pessoa tiver pele muito oleosa, deve sempre optar por usar creme hidratante, base e pó solto com efeito mate para peles oleosas ou, se tiver pele sensível com tendência para alergias, toda a maquiagem deve ser hipoalergênica. Dicas de maquiagem para o dia Durante o dia, a maquiagem usada deve ser leve e não muito carregada, pois será essa maquiagem que irá ficar até à noite, existindo por isso maiores chances de borrar e derreter. Outro aspecto im- portante é que a luz do dia tende a evidenciar muito mais a maquiagem, não sendo por isso aconselhado que ela seja carregada. O tipo e cor da pele é outro fator importante. Assim, mulheres morenas devem usar tons dourados, laranjas e pêssego, que vão proporcionar luminosidade, e em peles claras devem-se preferir os tons rosa e laranja claro que

ajudam a dar cor ao rosto e a realçar os contornos. Dicas de maquiagem para a noite A maquiagem para a noite, já pode ser bem mais elaborada, pois a falta de luz permite a utilização de cores mais intensas, brilhantes e escuras, que se destaquem no rosto. No entanto, não se devem usar tons muito intensos simultaneamente nos lábios e olhos. Boas opções para usar durante a noite, são os olhos pretos esfumados que realçam o olhar com um batom cor de pele ou rosa claro, ou os batons vermelhos ou cor de vinho, cores bem fortes, mas sempre femininas e deliciosas que podem ser combinados com uma maquiagem menos carregada nos olhos.

Como remover a maquiagem Para tirar a maquiagem, pode-se aplicar um pouco de óleo mineral em uma bola de algodão e remover primeiro dos olhos e da boca, e só depois de toda a pele. As loções de limpeza também ajudam a remover a maquiagem, mas no caso de peles sensíveis pode-se optar por usar uma loção caseira, que não agrida a pele. Para fazer: 125 ml de iogurte natural desnatado; 125 ml de água; 1 colher (sopa) de calêndula seca; 1 colher (sopa) de tomilho seco; 2 colheres (sopa) de *consoldas* secas. Para fazer esta solução caseira, deve-se juntar todos os ingredientes num frasco e levar para a geladeira durante 12 horas. Depois coar e transferir para um frasco de vidro, de preferência, escuro, que se deve conservar na geladeira por, no máximo, uma semana. Após a limpeza da pele com essa loção natural de ervas, pode-se aplicar um tônico e um bom hidratante. Fonte com alteração: ~,https:ÿÿwww.tuasaude.~ comÿdicas-de-maquiagemÿ~, Vocabulário Água micelar: s. f. Substância utilizada para limpar a pele e tirar a maquiagem. Pincel chanfrado: s. m. Pincel com marcas nas cerdas. Côncavo: adj. Apresenta parte mais funda no centro. Exemplo: parte mais funda de uma colher. Consoldas: s. f. Tipo de plantas. Sérum: s. m. Variação de soro.

Região temporal: adj. Região relativa ao osso inferior e lateral do crânio. Translúcido: adj. Embaçado, turvo. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo História do Superbraille em quadrinhos õxo !:::::::::::::::::::::::ÿ é l -- Que experiência! _ é h:::::::::::::::::::::::j _`[{história do Superbraille em “A Praia – Parte 2", em dezesseis quadrinhos: Q1: Narrador: “Super- braille pisa na areia e pensa...” Superbraille, de frente para a praia, diz: “Caramba! Que nervoso, parece que o chão se move, porém eu sei que é a areia. Eu já vi e senti. Mas será

que a pessoa cega, também têm essa consciência?” Q2: Superbraille, com o braço direito levantado, diz: “Já sei! Amanhã vou pedir ao Carlos para me apresentar à colega dele.” Q3: Narrador: “No dia seguinte...” Luís, andando, diz: “Carlos! Carlos!” Carlos, junto de seus colegas, diz: “Oi, Luís! Peraí!” Q4: Carlos, com a mão esquerda no ombro de Luís, diz: “Fala aí!” Luís diz: “Carlos, tem como você me apresentar àquela sua colega, a Natália?” Carlos diz: “Que isso, colega! Já quer chegar junto?” Luís diz: “Para com isso. Estou fazendo uma pesquisa e quero, apenas, tirar algumas dúvidas com ela.” Q5: Carlos, segurando a mão da amiga, diz: “Natália! Oi! E aí, tudo bem? Quero te apresentar meu amigo Luís.” Q6: Luís segura a mão de Natália e diz: “Oi, Natália! Tudo bem?” Natália, em pé, diz: “Tudo bem. É um prazer conhecer você.” Carlos, de frente para os dois, diz: “Pessoal! Tenho que vazar. Fui!” Q7: Luís, em pé na areia, diz: “Natália, eu estou fazendo uma pesquisa. Você se incomoda se eu lhe fizer algumas perguntas?” Natália, ao seu lado, diz: “Não. Pode perguntar.” Q8: Luís, em pé sobre a areia, diz: “Você lembra como foi a sua primeira vez na praia?” Natália, com a mão esquerda no cabelo, diz: “Não, eu era muito pequena. Como eu nasci cega, minha família me contou que fiquei nervosa ao tocar meus pés na areia. Inclusive chorei, minha prima insistiu até eu me acostumar.” Q9: Luís, sentado na areia, diz: “E na ‘primeira’ vez, que você lembra, qual foi a sua sensação?” Natália, ao seu lado, diz: “Eu estava muito animada com o passeio e curiosa tam- bém, afinal teria passeio de barco. No início, andei com insegurança, por causa da areia, mas consegui superar meu nervoso.” Q10: Natália de frente para o mar, diz: “Esqueci logo o incômodo para prestar atenção a outras coisas, como: o cheiro do mar, o barulho, o vento forte que bagunçava meu cabelo.” Q11: Luís, em frente ao mar, diz: “E quando você entrou no mar?” Natália segura o braço esquerdo de Luís e diz: “Fiquei meio perdida. É imenso, infinito, sem referência, não sabia de onde as ondas vinham e quando vinham. Precisei tomar alguns caixotes para aprender a me sustentar sozinha, e confesso que até hoje prefiro entrar na água de mãos dadas com alguém.” Q12: Luís, em frente ao mar, diz: “E no barco?” Natália, com a mão direita na frente do ouvido, diz: “No barco, eu me senti segura, mas, na hora de pular do barco com a boia, fiquei ansiosa. São muitas as histórias que lemos sobre tubarões e perigos do mar. Ali, não era o caso, mas a segurança do barco parecia mais confortável. Venci o medo novamente pela curiosidade.” Q13: Natália, ainda ao lado de Luís e de frente para o mar, diz: “Ah! E que sensação! Foi incrível a ideia de estar livre, totalmente em contato com a natureza. Lógico que a água salgada não é saborosa e arde bastante quando fico com os olhos abertos. E as ondas são imprevisíveis, mas basta aprendermos a ouvi-las e a nos soltar com a chegada delas.” Q14: Luís, sentado na areia, diz: “Sabe Natália, eu também tive essas sensações, afinal não é tão diferente assim. Como você falou, é apenas superar o medo. Mas ir à praia é realmente incrível.” Natália, sentada ao seu lado, diz: “Até hoje, ir à praia é o meu passeio preferido.” Q15: Natália e Luís batem as mãos, e ela diz: “Espero ter lhe ajudado, Luís.” Luís diz: “Poxa! E como! Muito obrigado por compartilhar suas sensações comigo.” Q16: Narrador: “À noite, Superbraille vai novamente à praia e...” Superbraille, sentado na areia, diz: “Agora é só superar o medo.”_`] õxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxo Transcrição: Diogo Silva Müller Dunley Coordenação de revisão: Geni Pinto de Abreu Revisão braille: João Eterno Nascimento Produção: Instituto Benjamin Constant Ano: 2021