PONTINHOS Ano LVII, n.o 357, abril/junho de 2016 Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant Publicação Trimestral de Educação, Cultura e Recreação Editada na Divisão de Pesquisa, Documentação e Informação Impressa na Divisão de Imprensa Braille Fundada em 1959 por Renato M. G. Malcher Av. Pasteur, 350/368 -- Urca Rio de Janeiro-RJ CEP: 22290-240 Tel.: (55) (21) 3478-4458 E-mail: ~,pontinhos@ibc.~ gov.br~, Site: ~,http:ÿÿwww.ibc.~ gov.br~,

Diretor-Geral do IBC João Ricardo Melo Figueiredo Comissão Editorial Daniele de Souza Pereira João Batista Alvarenga Leonardo Raja Gabaglia Maria Luzia do Livramento Raquel Chagas de Araújo Regina Celia Caropreso Revisão Inês Chagas Ribeiro Livros Impressos em Braille: uma Questão de Direito Distribuição gratuita de acordo com a Lei n.o 9.610, de 19/02/1998, art. 46, inciso I, alínea *d*. Arquivo da revista disponível para impressão em Braille: ~,http:ÿÿwww.ibc.gov.~ brÿ?itemid=381~,

¨ I Sumário Seção Infantil Cantigas de roda ::::::::: 1 Trava-Línguas ::::::::::: 2 Cordel ::::::::::::::::::: 3 Histórias para Ler e Contar A Mãe-d'água :::::::::::: 6 Atenção, detetive ::::::: 10 Leio, Logo Escrevo :::: 12 Seção Juvenil Quebra-Cuca :::::::::::: 14 Você Sabia? :::::::::::: 19 Vamos Rir? ::::::::::::: 22 Historiando Os superferas dos números :::::::::::::::: 24

Leitura Interessante Ingredientes muito importantes :::::::::::: 29 Cuidando do Corpo e da Mente De olho na balança :::::: 34 Tome Nota Serviço Social ::::::::: 39 Leio, Logo Escrevo :::: 43 Tirinhas :::::::::::::::: 46 Espaço do Leitor ::::::: 54 Seção Infantil Cantigas de roda Borboletinha Borboletinha tá na cozinha Fazendo chocolate Para a madrinha Poti, poti Perna de pau Olho de vidro E nariz de pica-pau pau, pau. Sapo cururu Sapo cururu na beira do rio quando o sapo grita, ó maninha, diz que está com frio. A mulher do sapo é quem está lá dentro,

fazendo rendinha, ó maninha, para o casamento. Fonte: ~,https:ÿÿwww.~ letras.mus.brÿcantigas-~ popularesÿ989740ÿ~, :::::::::::::::::::::::: Trava-Línguas Biblioteca, bicicleta, Sabrininha é sapeca bicicleta, biblioteca, Sabrininha come bisteca bistequinha da Sabrina que anda de bicicleta e lê na biblioteca. Fonte: ~,http:ÿÿ~ brinquedoteca.net.brÿ~ ?p=701#kBiblioteca{-~ bicicleta~,

Vocabulário Bisteca: s. f. Pedaço de contrafilé bovino com osso. -- Pedreiro da Catedral, está aqui o padre Pedro? -- Qual padre Pedro? -- O padre Pedro Pires Pisco Pascoal. -- Aqui na Catedral tem três padres Pedros Pires Piscos Pascoais, como em outras catedrais. Fonte: ~,http:ÿÿwww.~ oqueeoquee.comÿtrava-~ linguaÿ~, :::::::::::::::::::::::: Cordel Alerta ao Usuário do *Facebook* _`[{nota da Comissão Editorial: Este texto é uma adaptação do Cordel "Alerta ao usuário do *Orkut*", de Manoel Belizario, no qual a palavra *Facebook* substitui *Orkut*_`] A você que está sentado Acessando o *facebook*, Que conversa com amigos, Até namora ou discute, Vou pedindo a atenção Que por favor me escute. O *facebook* foi criado Para ser algo legal, Diminuindo distâncias De sertão a litoral, Por isso não deve ser Utilizado pro mal. Hoje a tecnologia Se encontra muito avançada, Dia e noite, noite e dia Uma nova é lançada, Mas é para o bem de todos, Que essa arte é criada.

¨ Mas como podem ser Usadas pra construir Essas tecnologias Também podem destruir Principalmente o jovem Mais fácil de iludir. Porque no *facebook*, amigo, A vida é escancarada, Todo mundo tem acesso À mensagem enviada Tem gente que se aproveita Pra fazer coisa errada. Por isso tenha cuidado Com aquilo que escrever, Cautela com as pessoas Que aceita sem conhecer. Lembre: sua intimidade Só diz respeito a você. Cê sabe na internet Tem coisa boa e ruim, Como em todo lugar, Pois a vida é assim.

Cada um de nós se cuide Pra não se dar mal no fim. Fonte: ~,http:ÿÿwww.~ projetocordel.com.brÿ~ manoel{-belizarioÿ~ orkut.html~, Vocabulário Orkut: Foi uma rede social criada em 2004 e desativada em 2014. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Histórias para Ler e Contar A Mãe-d'água Mito do povo Tupiniquim Na aldeia Pau-Brasil, havia uma família muito feliz que vivia da caça e da pesca. Certo dia, a menina mais nova foi ao rio pegar água. Próximo ao rio, ela ouviu uma linda cantiga. Não hesitou, aproximou-se da água e ajoelhou-se para encher a moringa. Quando a menina ergueu a cabeça, deparou-se com uma moça tão linda e formosa como o lírio. Assustada com o que estava vendo, a menina pegou a moringa e saiu desesperada pela mata. Chegou à casa cansada e gritando pela mãe. -- Mãe, lá no rio tem uma linda moça cantando. A mãe disse: -- Não é nada, filha, você está vendo coisas demais. A menina insistiu, mas a mãe nem deu assunto. No dia seguinte, a menina foi novamente ao rio. Chegando lá, abaixou-se e encheu a moringa de água. Ao se levantar, ouviu novamente uma linda voz, chamando-a. Com os olhos entreabertos e atentos, ela procurou o lugar de onde saía aquela voz tão suave, e perguntou: -- Quem está aí? O que você quer de mim? Não obteve resposta, mas percebeu que aquela melodia saía de debaixo de uma pedra que havia no meio do rio. As horas se passaram, e a menina não retornava a sua casa. Sua mãe, muito preocupada, avisou a todos da aldeia para irem à procura dela. O cacique e outros líderes da aldeia foram ao rio, mas nada encontraram, a não ser a moringa levada pela menina. Pesarosos, voltaram à aldeia e deram a triste notícia à sua mãe. A busca continuou durante seis dias pelas redondezas do rio à procura de um sinal que levasse até à menina, mas nada foi encontrado. Desesperada e muito ansiosa para encontrar a filha, a mãe resolveu ir até a margem do rio. Chegando lá, começou a chorar e lembrar-se de sua filha. De repente, ouviu um gemido e, ao olhar, reconheceu a filha abatida e quase morta. Surpresa e ao mesmo tempo triste ao vê-la naquele estado lastimável, pegou-a em seus braços e levou-a ao pajé. O pajé, com toda a sua sabedoria em ervas medicinais, cuidou da menina, que se encontrava em estado febril. Delirando, ela contou sobre a bela moça do rio e sua fascinante melodia. Dizem até hoje que a moça estava sob o encanto da Mãe- -d'água. Fonte: *Revista Ciência Hoje das crianças* -- Ano 27 -- N.o 255. A Mãe-d'água é um mito Tupiniquim, povo indígena que pertence à nação Tupi. Seus ancestrais habitavam o território, hoje chamado Brasil, e foram os primeiros nativos que os portugueses avistaram quando aqui aportaram, em 1500. Este e outros contos indígenas estão no livro *A criação do Mundo e outras Belas Histórias Indígenas*, recolhidas por Emerson Guarani e Benedito Prezia, publicado pela Editora Formato. Vocabulário Moringa: s. f. Vaso de barro, bojudo e de gargalo estreito. Pajé: s. m. Indígena que realiza rituais de cura e adivinhação. Ancestral: s. 2 g. Antepassado. :::::::::::::::::::::::: Atenção, detetive Se você for detetive, descubra por mim que o ladrão roubou o cofre do banco do jardim e que o padre disse amém para o amendoim. Se você for detetive, faça um bom trabalho: me encontre o dentista que arrancou o dente do alho e a vassoura sabida que deixou a louca varrida. Se você for detetive, um último lembrete: onde foi que esconderam as mangas do colete e quem matou os piolhos da cabeça do alfinete? Fonte: Livro *Poemas para Brincar* de José Paulo Paes, 2005. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo

Leio, Logo Escrevo -- textos dos alunos do IBC Primeira fase Nome: Davi Alberto Souza de Abreu Idade: 15 anos Local de Nascimento: Nova Iguaçu-Rj Turma: 403 Meu gosto Eu gosto de andar de ônibus, andar de metrô e de carro. Gosto de ouvir *funk* e de ficar com meus amigos. Eu gosto de assistir as reportagens e ver filmes de terror. Também gosto de assistir as novelas. Gosto da Rede Globo e outras coisas. Acho importante as pessoas falarem o que gostam de fazer; não podem ter vergonha do seu gosto.

Nome: Gustavo Lima Pereira Idade: 9 anos Local de Nascimento: Rio de Janeiro Turma: 401 Histórias do dia a dia Vou contar histórias sobre as coisas que acontecem na minha vinda para a escola. Outro dia aconteceu um acidente na Avenida Brasil. O caminhão bateu no carro que estava na calçada e também bateu no carro que estava no outro lado. O carro da frente ficou pequeno, por isso que devemos ter muito cuidado na rua, como motorista e como pedestre. Outra história aconteceu quando eu estava dentro do ônibus voltando para casa. Tinha uma menina cadeirante dentro do ônibus e, na hora em que ela foi descer, a rampa em que estava a sua cadeira emperrou e todos os passageiros foram ajudar. O motorista parou o ônibus e também ajudou. Acho que é muito importante ajudar. Revisado pela Comissão Editorial õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Seção Juvenil Quebra-Cuca Caça-Palavras Nem tudo é lixo! Estas palavras ajudarão você a produzir menos lixo: reciclar, reutilizar, conser-

tar, conservar, preservar e doar. oinreciclarlap tiuhvnalsmoest reutilizareads aoconsertaraon cpsiuhnmsuaeab aeasconservarw rojpopreservar :::::::::::::::::::::::: Desafios 1. Depois de ordenadas as letras, uma das palavras abaixo não tem nenhuma relação com as outras. Qual é a palavra? a) lpaep b) álisp c) erfor d) rahcobar e) acenat

2. Com os algarismos 0, 1, 3, 9 escrevi quatro números que estão relacionados abaixo. Qual o maior? a) 1.093 b) 1.930 c) 1.039 d) 1.390 3. No número 2.364, se mudarmos o algarismo das unidades de milhar pelo algarismo das dezenas obteremos o número: a) 6.324 b) 4.263 c) 2.463 d) 2.346 4. A, E, O, U está para U, O, E, A assim como 1, 2, 4, 5 está para ... 5. Numa escola existem 30 meninas, 21 crianças ruivas, 13 meninos não ruivos e 4 meninas ruivas. Quantos são os meninos ruivos? Respostas: 1. c) Formam-se as palavras papel, lápis, ferro, borracha e caneta. Aquela que não tem relação com as demais é ferro. 2. b). 3. a). 4. 5, 4, 2, 1. 5. 17 meninos ruivos. Existem 21 crianças ruivas das quais 4 são meninas. Conclui-se que as demais são meninos. Subtraindo-se 4 de 21, sobram 17. ::::::::::::::::::::::::

Língua Portuguesa 1. Em qual dessas palavras não se usa hífen? a) contra-ataque b) micro-ondas c) auto-escola d) arqui-inimigo Resposta: Opção c). O hífen deixa de ser utilizado quando a vogal do prefixo for diferente da vogal da primeira parte da palavra (autoescola), mas é empregado se a vogal que encerra a palavra é igual à de seu prefixo (como em contra-ataque, micro-ondas e arqui-inimigo). Exceção: prefixo “re” e “co” se juntam com o restante da palavra mesmo em caso de vogal dobrada (reeleição, cooperar) 2. Vamos juntar as sílabas a seguir e formar 5 nomes de animais? Não vale usar a mesma sílaba mais de uma vez! ão -- gi -- ça -- gre -- ca -- ja -- ré -- le -- ra -- on -- fa -- ti Resposta: leão, jacaré, girafa, tigre, onça. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Você Sabia? É verdade que o litoral do Brasil já foi todo coberto pela Mata Atlântica? Sim! Quase toda a costa brasileira já foi coberta pela floresta tropical chamada Mata Atlântica. No decorrer dos últimos cinco séculos, ela foi sendo ocupada e explorada por atividades predatórias, dando lugar a fazendas, sítios urbanos e áreas de mineração. Alguns dados afirmam que a atual cobertura vegetal da Mata Atlântica no Brasil corresponde a 7% da original. Fonte: *Revista Recreio* -- n.o 808 -- 15 de setembro de 2015. :::::::::::::::::::::::: Por que os cupins comem madeira? Ninguém sabe a razão da preferência, mas cupins são atraídos pela celulose, substância presente na madeira, em plantas e no papel. Eles conseguem roer os pedaços de madeira e ingeri-los, mas não são capazes de digerir o que engolem. Para isso, recebem ajuda de bactérias ou fungos que vivem dentro do aparelho

digestivo desses animais e se alimentam de madeira. Fonte: *Revista Recreio* -- n.o 835 -- 10 de março de 2016. :::::::::::::::::::::::: Por que os dentes de leite amolecem e caem? Porque eles têm um tempo certo para ficar na boca. Uma das funções dos dentes de leite é treinar a região para a mastigação de alimentos sólidos. Quando esse processo está perto do fim, o dente permanente se forma no osso. Ele cresce e vai empurrando o de leite, que tem raiz mais fina e começa a amolecer. O dente

de leite cai quando o novo está pronto. Fonte: *Revista Recreio* -- n.o 808 -- 15 de setembro de 2015. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Vamos Rir? -- Filho, o que você está estudando? -- Geografia, mãe! -- Então onde fica a Inglaterra? -- Na página 83. O que é, o que é? O que um micróbio surfista estava fazendo na cozinha? R: Procurando micro-ondas. Por que a plantinha não foi atendida no hospital? R: Porque só tinha médico de plantão. O que acontece com a vaca quando faz muito exercício? R: Ela fica malhada. Quando se pode entrar sem perigo na jaula de um leão? R: Quando ela estiver vazia! O que tem uma perna mais comprida que a outra e anda sem parar? R: O relógio. Tem pés, mas não anda. Tem braço, mas não abraça? R: A poltrona. O que a xícara falou para a colher? R: -- Mexa-se, mexa-se! Por que a galinha foi jogar na loteria? R: Porque ela queria ganhar um milhão! Quando o sapato ri? R: Quando ele acha graxa (graça)! õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo

Historiando Os superferas dos números Alguns pensadores se destacaram ao longo da história pelas contribuições que fizeram para a Matemática. Inspire-se neles quando for estudar essa matéria! Mil e um estudos Tales -- data e local de nascimento: 623 antes de Cristo, em Mileto (na região da atual Turquia). Por que fez a diferença: foi um importante filósofo, matemático e astrônomo, considerado um dos grandes sábios da Antiguidade. Tales fundou a Escola Jônica e deu aulas de Ética e Política. Ele teria calculado a altura de uma pirâmide egípcia apenas observando a altura do monumento e da sombra que projetava. Também demonstrou que dois triângulos são iguais quando possuem dois ângulos e um lado respectivamente idênticos. Ainda desenvolveu o Teorema de Tales, que pode ser aplicado para calcular grandes distâncias. E foi o primeiro a explicar o eclipse solar, quando verificou que a Lua é iluminada pelo Sol. Teorema importante Pitágoras -- Data e local de nascimento: 571 antes de Cristo, Samos (Grécia). Por que fez a diferença: aos 18 anos, Pitágoras já pesquisava e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos da época. Em Mileto (região da atual Turquia), estudou Matemática e Geometria. No Egito, observou as pirâmides e desenvolveu o importante Teorema de Pitágoras -- segundo o teorema, é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Pitágoras também criou a tábua de multiplicação e o sistema de números decimais. Tudo organizado Euclides -- Data e local de nascimento: 330 antes de Cristo, em Alexandria (Egito). Por que fez a diferença: é considerado o pai da geome- tria. Pouco se sabe sobre a vida pessoal dele, mas acredita-se que Euclides tenha estudado na Academia fundada por Platão, em Atenas (Grécia). Mais tarde, foi professor de matemática em Alexandria e desenvolveu um sistema que reunia tudo o que se sabia sobre o tema na época. Euclides organizou um livro com informações sobre aritmética, geometria e álgebra. Também fez pesquisas sobre óptica, astronomia, mecânica e música. Geometria e mecânica Arquimedes -- Data e local de nascimento: 287 antes de Cristo, em Siracusa (Grécia). Por que fez a diferença: foi um dos matemáticos mais importantes da Antiguidade. Estudou em Alexandria (Egito) e entrou em contato com diversos cientistas da época. Quando retornou a Siracusa, passou a desenvolver pesquisas matemáticas. Então, criou um método para aplicar a mecânica à geometria e um sistema para expressar números muito grandes. Também fez descobertas na mecânica: inventou o parafuso, a roldana e a alavanca. Ainda determinou o Princípio da Hidrostática, que relaciona o peso dos objetos com a força exercida por eles na água. Matemática moderna René Descartes -- Data e Local de Nascimento: 31 de março de 1596, em La Haye (França). Por que fez a diferença: considerado um dos pensadores mais influentes da história humana, Descartes foi o fundador da Matemática Moderna. Publicou diversos estudos ao longo da vida e sugeriu a união entre a álgebra e a geometria, criando a Geometria Analítica. Ainda desenvolveu o Sistema de Coordenadas (esquema usado para localizar um objeto em um espaço). Descartes também contribuiu muito para a filosofia – criou o Método Cartesiano, que defende que algo só existe

se a existência pode ser comprovada. Fonte: *Revista Recreio* -- n.o 835 -- 10 de abril de 2016. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Leitura Interessante Ingredientes muito importantes Seu Paulino era um vovô que morava sozinho numa casa muito humilde de uma pequena cidade. Apesar de não ser grande na altura, era grande na bondade e tinha a disposição e a determinação de um jovem. Prova disso é que continuava trabalhando apesar da idade avançada, fazendo um serviço que amava: fazer pães. Todos os finais de semana, seu Paulino acordava bem cedo, fazia suas orações, tomava seu café e dizia todo feliz para si mesmo: “Vou fazer uns pães hoje! Tenho certeza que ficarão mais bonitos e mais gostosos do que os da semana passada”. Depois de tudo pronto, seu Paulino pegava um cesto grande cheio de pães, colocava uma toalha branquinha para cobrir e saía para entregar as encomendas nas casas de seus clientes. Certo dia, ele encontrou uma senhora, moradora antiga da cidade, que era muito conhecida porque tudo queria fazer. Estava com a mesma idade de seu Paulino. Ela se aproximou e perguntou: -- O senhor pode me dar a receita desse pão? Seu Paulino, muito simpático, respondeu sorrindo: -- Claro! Com todo o prazer! A senhora, então, pegou um caderno e começou a escrever a receita. Quando ela terminou, seu Paulino aconselhou: -- Faça como eu! Aquela senhora não entendeu as palavras de seu Paulino, mas confirmou que assim faria. Seu Paulino terminou de entregar todas as encomendas dos pães e voltou para casa satisfeito. Os dias passaram. Novamente seu Paulino foi entregar suas encomendas e, no meio do caminho, encontrou aquela senhora que havia lhe pedido a receita do pão. Estava irritada e foi logo gritando: -- O senhor não tem vergonha, não? O senhor me ensinou errado! Os pães não cresceram, não ficaram assados e sim pesados como um tijolo! E olha que os ingredientes que usei foram caros e de ótima qualidade. Mas nada deu certo. Perdi tudo, até o lucro que planejei ter foi por água abaixo. Seu Paulino, muito sábio, perguntou para a senhora: -- O que foi que a senhora usou para fazer os pães? Ainda irritada, ela falou: -- O que usei? Ora! Farinha, ovos, leite, fermento, açúcar... só isso! Seu Paulino quis confirmar: -- Só isso? A mulher, não entendendo aonde o idoso queria chegar, acrescentou: -- Ah... e o sal também. Seu Paulino, muito calmo, disse: -- Olha, está tudo certo, mas o principal ingrediente a senhora não colocou. Indignada, a senhora quis saber: -- Como assim? Que ingrediente principal? Esse o senhor não me disse! Então, seu Paulino explicou: -- Eu disse sim! Nunca se esqueça: não adianta pôr tudo na massa, se a senhora não a fizer com amor, com carinho e com dedicação! Porque o amor faz crescer, a dedicação é o sabor, e o carinho é ver nos olhos de quem recebe os pães com satisfação, o que se fez com amor! Lição de vida: tudo o que você fizer, faça com amor, carinho e dedicação!!! Fonte: ~,http:ÿÿwww.~ showdoclovismonteiro.comÿ~ ingredientesmuito~ importantes.htm~, õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo

Cuidando do Corpo e da Mente De olho na balança Muita gente diz que, para estar bem, é preciso ser magro. Apesar de isso não ser verdade, é importante controlar seu peso para ficar saudável. Entenda como a comida age no seu organismo e aprenda a se cuidar melhor. Saúde em primeiro lugar Você acha que está mais gordinho do que gostaria? Então, é importante ficar esperto -- e nem é por causa da aparência! O excesso de peso pode trazer problemas à saúde, como formação do esqueleto, podendo chegar à obesidade (distúrbio nutricional que causa aumento exagerado na gordura corporal e precisa de tratamento médico). Combustível para o corpo Toda vez que a gente ingere um alimento, ele fornece diversas substâncias que formam a matéria-prima para construir todas as células do corpo. Depois de produzidas, as células dão força para que você realize atividades do dia a dia, como estudar, caminhar, falar -- e ainda ajudam no crescimento. Só que, quando a quantidade de comida é maior do que o corpo gasta nessas atividades, o excesso fica acumulado. E lá vêm os quilos extras! Que gordura é esta? Ao consumir alimentos em excesso, principalmente os que contêm carboidrato (como pães) e gordura (batata frita, por exemplo), o corpo consome os nutrientes e as calorias que precisa e estoca o restante nos tecidos adiposos (compostos por células que acumulam gordura e regulam a temperatura do corpo, fazendo ganhar peso). As células que formam o tecido adiposo podem inflar até dez vezes (em relação ao tamanho normal) conforme recebem mais calorias! A tal caloria Essa é a unidade de energia da comida. O valor calórico serve para indicar quanta energia um alimento nos fornece. Por exemplo: 1 grama de proteína oferece 4 calorias; 1 grama de gordura fornece 9 calorias; e 1 grama de carboidrato nos dá 4 calorias. A quantidade que cada pessoa precisa todos os dias varia conforme a rotina de cada um. Você sabia? Há algumas décadas, as pessoas tinham menos problemas com excesso de peso? Não existiam tantos restaurantes e lanchonetes. Assim, era mais comum fazer a própria comida, de um jeito mais saudável, e se alimentar em casa. Além disso, todos se mexiam e caminhavam mais (ninguém passava tanto tempo em frente à TV ou ao computador). Mexa-se! Uma mudança importante na rotina de quem quer perder peso é praticar exercícios físicos: esse tipo de atividade queima gordura acumulada! Então, deixe o *tablet* e o *videogame* um pouco de lado e vá jogar bola com seus amigos, andar de patins ou dançar ao som da sua música preferida! Vale até conversar com seus pais para tentar descobrir um esporte que você goste. Saiba a hora certa! Se você quer levar uma vida mais saudável desde já, é importante evitar alimentos com muita gordura, açúcares e sal (chocolates, sorvete, refrigerantes e sanduíches comprados em lanchonetes, por exemplo), que são pobres em nutrientes. Mesmo assim, eles não estão proibidos. Apenas deixe para consumi-los em momentos especiais, como uma festa de aniversário. E, no dia a dia, prefira frutas, verduras e legumes – além de beber muita água! Além de ajudarem você a ser mais saudável, esses alimentos

dão mais disposição, alegria e até auxiliam na concentração! Fonte: *Revista Recreio* -- n.o 835 -- 10 de março de 2016. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Tome Nota Serviço Social O assistente social faz o planejamento e a execução de políticas públicas e de pro- gramas sociais voltados para o bem-estar coletivo e a inte- gração do indivíduo na sociedade. Ele trabalha com questões como exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração das pessoas. É obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da profissão. Mercado de trabalho O forte continua sendo o setor público, em que as vagas costumam ser preenchidas por concurso. As oportunidades estão nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social e no INSS, mas também em escolas, creches, hospitais, unidades básicas de saúde e ambulatórios especializados. Programas Sociais do Governo Federal, ampliam a procura para além das grandes cidades. ONGs e fundações também contratam o assistente social para atuar nos movimentos sociais ligados aos direitos das crianças e adolescentes, de idosos, da mulher, de negros, de indígenas e da comunidade LGBT. A procura é maior no Sudeste, mas há demanda em todo o país. Curso Todo o conteúdo é voltado para dar base ao aluno para que compreenda e analise a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva. O currículo inclui bastante Sociologia, Teoria Política, Filosofia e Economia. Desde o início, o estudante realiza trabalhos de campo em comunidades e em diversos espaços institucionais e sociais. O estágio é obrigatório. Duração média: 4 anos.

O que você pode fazer Educação -- Criar e implementar programas de bolsa de estudo e auxílio financeiro, assim como selecionar os estudantes beneficiários. Empresas -- Gerenciar programas educativos de saúde, lazer e segurança no trabalho para o corpo de funcionários. Implantar programas de benefícios sociais aos trabalhadores e sua família. Orientar o acesso do trabalhador às políticas sociais públicas e a seus direitos sociais e trabalhistas. Proteção à criança e ao adolescente -- Desenvolver projetos que subsidiem a garantia de direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Saúde -- Facilitar o acesso da população às informações

e ações educativas na área de saúde. Fonte com alterações: ~,http:ÿÿguiadoestudante.~ abril.com.brÿprofissoesÿ~ ciencias-humanas-sociaisÿ~ servico-social-688043.~ shtml~, Vocabulário Demanda: s. f. Procura. LGBT: Sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Subsidiar: v. Ajudar, auxiliar. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Leio, Logo Escrevo -- textos dos alunos do IBC Segunda fase Nome: Cauã Silva dos Santos Data de nascimento: 07/02/2004 Local de nascimento: Rio de Janeiro Turma: 601 Frase preferida: “Como vou saber se não tentar?” Passarinho amarelo Passarinho amarelo no alto da bananeira passarinho amarelo observo a manhã inteira, é muito lindo vê-lo a voar queria ser como ele e no céu o alcançar uma garota andou até mim e me perguntou: “Você está observando passarinhos?” eu disse sim “Que legal! Meu interesse você ganhou.” Mas tudo que é bom dura pouco e alegria de pobre também

boa noite, passarinhos amarelos o dia seguinte logo vem. Nome: Gisele Jesuíno Braz Nunes Data de Nascimento: 12/12/1999 Local de Nascimento: Rio de Janeiro Turma: 602 Frase preferida: “Na vida, nem tudo é um mar de rosas. Basta ter fé e seguir em frente.” Luís Gustavo Luís Gustavo é meu namorado. Dependendo de mim, vamos até o fim. Corremos com a vida A vida mais bonita Pedindo por favor É a vida do amor.

¨ Tudo começou com a amizade Uma amizade Linda e de Verdade Que se tornou realidade. Óbvio que temos brigas, Mas não quero mistura Só quero aventura. Luís Gustavo Ama fielmente, Sorridente feliz É mais do que eu quis. Revisado pela Comissão Editorial õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Tirinhas Calvin & Haroldo Com humor fino e cheio de ironia, as tiras de “Calvin & Haroldo”, criadas pelo norte-americano Bill Watterson, começaram a ser distribuídas para publicação em jornais em 18 de novembro de 1985 e foram produzidas até dezembro de 1995, quando o artista anunciou sua aposentadoria da série. No quadrinho, o sagaz garoto de 6 anos e seu tigre de pelúcia -- que ganha vida na imaginação do menino -- protagonizam diálogos divertidos e surreais. Em suas conversas inteligentes e bem-humoradas, debatem o jeito de ser dos humanos, enquanto expõem particularidades do mundo infantil e contradições do mundo adulto. O nome do garoto foi inspirado no teólogo Calvino (1509-1564), um dos responsáveis pela reforma na Igreja Católica. Já o do tigre Haroldo, chamado de “Hobbes” na versão original, deriva do filósofo e cientista político Thomas Hobbes (1588-1679), autor do livro “Leviatã”. Os dois formam uma das mais famosas duplas dos quadrinhos. Durante o período ativo, as histórias de “Calvin & Haroldo” estamparam as páginas de mais de 2.400 jornais no mundo. Hoje os livros com antologias e coletâneas da série já venderam mais de 30 milhões de exemplares em todo o planeta. A obra foi multipremiada. Seu autor recebeu os principais prêmios dos quadrinhos. Fonte com alterações: ~,http:ÿÿwww#a.folha.uol.~ com.brÿlivrariadafolhaÿ~ 832422-calvin-e-haroldo-~ comemoram-25-anos-conheca-~ historia-da-dupla.shtml~, Vocabulário Antologia: s. f. Coleção de textos (em prosa ou em verso) selecionados de forma que melhor representem a obra de um autor. Coletânea: s. f. Conjunto de várias obras. "Leviatã": É o livro mais famoso do filósofo inglês Thomas Hobbes, publicado em 1651. O seu título deve-se ao monstro bíblico Leviatã. O livro, cujo título por extenso é "Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil", trata da estrutura da sociedade organizada. Sagaz: adj. 2 g. De inteligência e percepção muito aguçadas; perspicaz. Vulnerabilidade: s. f. Qualidade de vulnerável; fragilidade. Tirinha em quatro quadrinhos Quadrinho 1 -- Calvin está em seu quarto estudando, e o pai abre a porta e pergunta: “Fico contente de ver você fazendo seu dever de casa. Como está indo na lição de matemática?” Quadrinho 2 -- Calvin olha para o caderno e responde: “Hmm... Estou indo bem.” O pai cruza os braços e questiona: “Quão bem?” Quadrinho 3 -- Calvin: “Realmente bem.” O pai: “Está conseguindo resolver todas as questões?” Quadrinho 4 -- Calvin, sério: “Eu não disse fenomenal.” Tirinha em quatro quadrinhos Quadrinho 1 -- Calvin, ao telefone: “Oi, Susie. É o Calvin. Eu perdi a tarefa de casa. O que é mesmo que deveríamos ler para amanhã?” Quadrinho 2 -- Susie: “Tem certeza que você não está ligando por outra razão?” Calvin: "Por que mais eu ligaria?" Quadrinho 3 -- Susie: “Talvez tenha sentido falta da melodia da minha voz.” Calvin grita: “Você está louca?? Eu só quero a maldita tarefa!” Quadrinho 4 -- Susie: “Antes diga que você sentiu falta da melodia da minha voz.” Calvin, quase socando o telefone, berra: “Isso é chantagem!” Tirinha em quatro quadrinhos Quadrinho 1 -- Calvin e Haroldo estão de pé na calçada. O menino diz: “A vida é cheia de possibilidades.” Quadrinho 2 -- Ele continua: “Agora, por exemplo, em vez de esperar pelo ônibus da escola eu poderia levantar o dedão, pegar uma carona e passar o resto da minha vida no Serengeti, migrando com os gnus.” Quadrinho 3 -- Haroldo fala: “O Serengeti fica na África, você não ia conseguir ir pra lá de carona.” Quadrinho 4 -- Emburrado, Calvin conclui: “A vida é cheia de possibilidades frustradas.” Vocabulário Gnu: s. m. Grande mamífero africano de visão e olfato muito apurados e de chifres espiralados, assemelhado aos dos búfalos. Serengeti: Situado na África, esse ecossistema sustenta algumas das maiores populações de mamíferos do mundo. Tirinha em quatro quadrinhos Quadrinho 1 -- Calvin, de braços abertos, grita: “Por que eu tenho que ir pra escola?! Por que não posso ficar em casa?” Quadrinho 2 -- Ele continua: "Por que eu tenho que aprender? Por que eu não posso ficar do jeito que estou? Pra que tudo isso? Por que tem que ser as- sim? Por que as coisas não são diferentes?" Quadrinho 3 -- Calvin é empurrado por duas mãos para a rua; ele está agasalhado, segurando a lancheira. O menino ouve: “A vida é cheia de mistérios não é? Te vejo mais tarde.” Quadrinho 4 -- Na rua, cabisbaixo, Calvin diz: “Às 7:00 h da manhã a mamãe não está muito filosófica.” Adaptado e revisado pela Comissão Editorial õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Espaço do Leitor “Meu nome é Matheus, gostaria de divulgar meu canal de música e *videoblog* no *YouTube*, ~,http:ÿÿwww.youtube.comÿ~ matheuslopesrocha~, Confiram os vídeos, conto com vocês. Obrigado.” õxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxo Fim da Obra Transcrição: Rosemari Paula de Souza Revisão Braille: Abel Ricardo, João Batista Alvarenga e Maria Luzia do Livramento.