PONTINHOS Ano LX, n.o 371, outubro/dezembro de 2019 Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant Publicação Trimestral de Educação, Cultura e Recreação Editada e Impressa na Divisão de Imprensa Braille Fundada em 1959 por Renato M. G. Malcher Av. Pasteur, 350/368 Urca -- Rio de Janeiro-RJ CEP: 22290-250 E-mail: ~,pontinhos@ibc.~ gov.br~, Site: ~,http:ÿÿwww.ibc.~ gov.br~, Livros Impressos em Braille: uma Questão de Direito Governo Federal: Ordem e Progresso

Diretor-Geral do IBC João Ricardo Melo Figueiredo Comissão Editorial: Carla Maria de Souza, Geni Pinto de Abreu, Heverton de Souza Bezerra da Silva, Hyléa de Camargo V. F. Lima, João Batista Alvarenga, Maria Cecília G. Coelho e Rachel Ventura Espinheira Colaboração: Daniele de Souza Pereira e Regina Celia Caropreso Revisão e Copidesk: Carla Dawidman Transcrição autorizada pela alínea *d*, inciso I, art. 46, da Lei n.o 9.610, de 19/02/1998. Distribuição gratuita.

¨ I Arquivo da revista disponível para impressão em Braille: ~,http:ÿÿwww.ibc.gov.brÿ~ publicacoesÿrevistas~, Nossas redes sociais: Facebook: ~,https:ÿÿwww.~ facebook.comÿibcrevistas~, Instagram: ~,https:ÿÿwww.~ instagram.comÿrevistas{-~ rbc{-pontinhosÿ~,

¨ III Pontinhos: revista infantojuvenil para cegos / MEC/Instituto Benjamin Constant. Divisão de Imprensa Braille. n. 1 (1959) -- Rio de Janeiro: Divisão de Imprensa Braille, 1959 --. V. Trimestral Impressão em braille ISSN 2595-1017 1. Infantojuvenil -- Cego. 2. Pessoa cega. 3. Cultura -- Cego. 4. Revista -- Periódico. I. Pontinhos. II. Revista infantojuvenil para cegos. III. Ministério da Educação. IV. Instituto Benjamin Constant. CDD-028.#ejhga Bibliotecário -- Edilmar Alcantara dos S. Junior -- CRB/7 6872

¨ V Sumário Editorial ::::::::::::::: 1 Seção Infantil Rimas ao gosto popular :::::::::::::::: 4 Trava-Línguas :::::::::: 5 Cordel :::::::::::::::::: 7 Histórias para Ler e Contar Coragem ::::::::::::::::: 11 A lenda da serpente ::::: 12 Como adquirir a verdadeira sabedoria ::: 13 Os vasos preciosos :::::: 16 Seção Juvenil Quebra-Cuca :::::::::::: 19 Você Sabia? :::::::::::: 24 Vamos Rir? ::::::::::::: 27 Historiando História do Natal :::::: 31

Leitura Interessante Meu desejo de Natal :::: 37 Palavras que nossas avós usavam e não usamos mais ::::::::::::::::::: 42 Cuidando do Corpo e da Mente Piolho :::::::::::::::::: 45 Leio, Logo Escrevo :::: 52 Tirinhas :::::::::::::::: 57 Espaço do Leitor ::::::: 61 Editorial Sexagenária com alma de criança “Educar Recreando, Instruir Divertindo, Convencer Esclarecendo". O lema criado pelo professor Renato da Gama Malcher ao lançar a irmã caçula da Revista Brasileira para Cegos, em 1959, é, ainda hoje, objetivo desta publicação. Sempre muito preocupado com os alunos, desejando incentivar o gosto pela leitura cada vez mais precoce, o professor Malcher considerou importante a criação de um veículo infantojuvenil, o que estimularia os jovens cegos a utilizarem o Sistema Braille cada vez mais cedo. O nome, que é referência aos pontos do já citado sistema, foi conquistando espaço. Hoje, o Instituto Benjamin Constant orgulha-se de distribuir esta publicação para todo o território nacional. Algumas escolas estão entre os assinantes do periódico, que já teve vários formatos e foi organizado por diferentes pessoas. Os tempos mudam, e o público também. Assim, nossa revista não poderia manter-se exatamente igual, já que as crianças e jovens de hoje têm outros desejos, outros interesses. Contendo desafios, poemas populares, textos de origem variada, inclusive com- posições de alunos do Instituto, a meta é trazer cultura, informação, divertimento e re- flexão sobre temas importantes para todos, conforme o lema que sempre norteou a trajetória da “Pontinhos”. Porém, nada melhor para manter-se sempre jovem do que ouvir seus leitores. A revista mantém um canal aberto -- via e-mail, telefone ou correio -- a fim de que os leitores possam opinar sobre os temas publicados, contribuindo para atender melhor o público- -alvo, o que tem trazido elogios de todas as regiões do país. Só uma coisa não pode acontecer: o abandono do Sistema Braille. A “Pontinhos”, assim como sua irmã mais velha, é símbolo de um sistema que representa a identidade do indivíduo cego e deve ser lida, comentada, divulgada e apreciada em seu sistema de origem. Por isso, caro leitor, não se iniba! Não se constranja em ler sua revista no ônibus, na praça ou onde quer que seja! Saiba que ela foi criada para que se diga ao mundo que o jovem cego tem direito e deseja informar-se, instruir-se e que o Braille é, sim, o seu método de leitura por excelência, ainda que complementado por outros. Curta nossa revista, pois uma sexagenária como esta tem muita história para contar. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Seção Infantil Desta vez, escolhemos para você algumas quadrinhas populares. Rimas ao gosto popular Eu tenho um colar de pérolas Enfiado pra te dar: As pérolas são os meus beijos O fio é o meu penar. A caixa que não tem tampa Fica sempre destampada Dá-me um sorriso dos teus Porque não quero mais nada.

No baile em que dançam todos Alguém fica sem dançar Melhor é não ir ao baile Do que estar lá sem lá estar. Vale a pena ser discreto? Não sei bem se vale a pena O melhor é estar quieto E ter a cara serena. Não digas mal de ninguém Que é de ti que dizes mal Quando dizes mal de alguém, Tudo no mundo é igual. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Trava-Línguas Patati Patatá Trava-línguas é uma brincadeira, Divertida e fácil de brincar, É só enrolar a língua Fazendo ela dançar. O rato roeu a roupa do rei de Roma Em Roma a roupa do rei o rato roeu. Aranha arranha a rata, A rata arranha a aranha, A aranha e a rata arranham a ratazana Um prato de trigo para um tigre Dois pratos de trigo para dois tigres Três pratos de trigo para três tigres Trava-línguas é uma brincadeira, Divertida e fácil de brincar, É só enrolar a língua Fazendo ela dançar. Um ninho de mafagafos com Sete mafagafinhos, quem Desmafaguifar um ninho De mafagafos, bom Desmafaguifador será O tempo perguntou pro tempo Quanto tempo o tempo tem O tempo respondeu pro tempo Tenho o tempo que o tempo tem.

O pelo no peito do pé de Pedro É preto. Trava-línguas é uma brincadeira, Divertida e fácil de brincar, É só enrolar a língua Fazendo ela dançar. :::::::::::::::::::::::: Cordel de Natal Mavi Na história da humanidade, Nas noites de plena oração, Cumpriu-se a grande verdade... No céu *eclodiu* um clarão! Menina de *tenra* idade... Por Deus foi abençoada! Um anjo da Divindade Boa Nova lhe anunciava!

-- Maria, minha doce menina! Tu fostes por Deus escolhida... Darás a luz à alegria, Salvação para os nossos dias! Maria muito assustada Aquilo não pode entender, Pois era tão *imaculada* Não conhecia o prazer! Correu com a grande notícia Ao seu namorado José, Que ao vê-la tão *aturdida*, Lhe disse: -- Sigamos com fé! Os dias se foram passando, Nas bênçãos da consagração! Maria trazia em seu ventre Menino de grande missão! Na noite da felicidade *Alçaram* seus olhos ao além! No céu mais uma claridade, Brilhava a estrela de Belém! No seio duma manjedoura Num campo de perfume *frugal* Nascia o grande Menino Cumpria-se o primeiro Natal! Com Ele toda a simplicidade E isto já era um sinal! Mostrava à humanidade, Cobiça?... seria fatal! Em meio aos anjos da noite, Na festa de plena luz Seus pais escolheram Seu nome, Chamaram-lhe: Menino Jesus! E logo a primeira visita: De longe, e um tanto cansados Reis magos trouxeram relíquias Os três estavam maravilhados! Assim cumpriu-se a vontade Da Grande Força, a maior! Caminhos para a humanidade Lições, que as saibamos de cor!

A data aqui se renova, Nas trovas que a vida nos faz! Que o espírito da Eterna Criança Nos mostre os caminhos da paz! Vocabulário Alçaram: v. Ergueram, levantaram. Aturdida: adj. Pessoa cuja mente e os sentidos estão atordoados; tonta. Eclodiu: v. Tornou-se subitamente visível, apareceu, surgiu. Frugal: adj. Que diz respeito a frutos. Imaculada: adj. Totalmente limpa, pura, sem manchas. Tenra: adj. Jovem. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo

Histórias para Ler e Contar Coragem Diz uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Um mágico teve pena dele e o transformou em gato. Mas aí ele ficou com medo do cão, por isso o mágico o transformou em cão. Então, ele começou a temer a pantera e o mágico o transformou em pantera. Foi quando ele se encheu de medo do caçador. A essas alturas, o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse: -- Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem a coragem de um camundongo. É preciso coragem para rom- per com o projeto que nos é imposto. Mas saiba que a coragem não é a ausência do medo, e sim a capacidade de avançar apesar do medo. :::::::::::::::::::::::: A lenda da serpente Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. Este, fugia rápido, com medo da feroz *predadora*, e a serpente nem pensava em desistir. Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada... No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à serpente: -- Posso lhe fazer três perguntas? -- Não costumo abrir esse *precedente* a ninguém, mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar... -- Pertenço a sua cadeia alimentar? -- Não. -- Eu te fiz algum mal? -- Não. -- Então, por que você quer acabar comigo? -- Porque não suporto ver você brilhar... Têm pessoas que se dizem amigas, mas o que querem mesmo é acabar com o seu sucesso. Vocabulário Precedente: adj. Exceção, ato fora da regra geral. Predadora: adj. O ser que caça e destrói totalmente outro organismo, principalmente com o intuito de se alimentar. :::::::::::::::::::::::: Como adquirir a verdadeira sabedoria Um jovem visitou um grande sábio para lhe perguntar como

deveria viver para adquirir sabedoria. O ancião, ao invés de responder, propôs um desafio: -- Encha uma colher de azeite e percorra todos os cantos deste lugar, mas não deixe derramar uma gota sequer. Após ter concordado, o jovem saiu com a colher na mão, andando a passos pequenos, olhando fixamente para ela e segurando-a com muita firmeza. Ao voltar, orgulhoso por ter conseguido cumprir a tarefa, mostrou a colher ao ancião, que perguntou: -- Você viu as belíssimas árvores que havia no caminho? Sentiu o aroma das maravilhosas flores do jardim? Escutou o canto dos pássaros? Sem entender muito o porquê disso tudo, o jovem respondeu que não e o ancião disse: -- Assim você nunca encontrará sabedoria na vida. Vivendo apenas para cumprir suas obrigações sem *usufruir* das maravilhas do mundo, nunca será sábio. Em seguida, pediu para o jovem repetir a tarefa, mas desta vez observando tudo pelo caminho. E lá foi o rapaz com a colher na mão, olhando e se encantando com tudo. Esqueceu da colher e passou a observar as árvores, cheirar as flores e ouvir os pássaros. Ao voltar, o ancião perguntou se ele viu tudo e o jovem *extasiado* disse que sim. O velho sábio pediu para ver a colher e o jovem percebeu que tinha derramado todo o conteúdo pelo caminho. Disse-lhe o ancião: -- Assim você nunca encontrará sabedoria na vida. Vivendo para as alegrias do mundo sem cumprir suas obrigações, nunca será sábio. Para

alcançar a sabedoria terá que cumprir suas obrigações sem perder a alegria de viver. Somente assim conhecerá a verdadeira sabedoria. Vocabulário Extasiado: adj. Encantado. Usufruir: v. Estar na posse ou no gozo de, aproveitar. Os Vasos Preciosos Malba Tahan Havia um príncipe *cioso* de suas riquezas, que possuía vinte vasos de imenso valor. Certo dia, um empregado, sem querer, quebrou um de seus vasos e, enfurecido, o príncipe determinou que ele fosse levado à forca. Na véspera do enforcamento que ia acontecer, apesar dos inúmeros pedidos de *clemên-

cia* da família do rapaz, chegou à cidade um velho sábio muito famoso a quem o príncipe recebeu com toda *pompa*. -- Soube que Vossa Alteza possui vasos preciosos. Poder-me-ia dar a honra de vê- -los? -- pediu o velho sábio. -- Por certo que sim -- respondeu o príncipe orgulhoso e conduziu o homem à sala onde ficavam as relíquias. -- Infelizmente, agora são apenas dezenove pois um empregado *relapso* deixou que um se quebrasse. Por isso mesmo será enforcado amanhã -- ex- plicou o príncipe. O velho olhou os vasos por um instante, depois, num gesto brusco e inevitável, puxou a toalha que havia debaixo deles, fazendo com que todos fossem ao chão de uma só vez.

-- O que significa isso?! -- fez o príncipe dividido entre o espanto e a fúria. -- Alteza, antes que mais dezenove pessoas jovens, cujas famílias delas dependem e que lhe são leais percam a vida, cada uma por um vaso que a meu ver, não poderia valer a vida de um homem, é melhor que eu que já sou velho e cuja vida nada mais vale, perca a minha salvando as outras todas ao mesmo tempo -- fez o ancião com a calma de quem explica algo a uma criança. O príncipe entendeu a mensagem. Mandou soltar o empregado, suspendendo a punição terrível e passou a dar importância àquilo que realmente tem valor na vida. Vocabulário Cioso: adj. Cuidadoso. Clemência: s. f. Benevolência, complacência. Pompa: s. f. Luxo. Relapso: adj. Que não realiza as obrigações ou as desenvolve de modo insatisfatório, relaxado. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Seção Juvenil Quebra-Cuca 1- Nas equações matemáticas a seguir, você deve escolher a operação (divisão, multi- plicação, adição ou subtração) correta para tornar a equação verdadeira. a) 6...3=2 b) 8...2=16 c) 3...6=9 d) 12...2=10 2- Na sequência 3, 6, 12, 24, 48... o próximo número é: a) 84 b) 50 c) 95 d) 96 3- O coletivo de cães é: a) alcateia b) coleiras c) grupo canino d) matilha 4- O coletivo de chaves é: a) molho b) chaveiro c) molheiro d) cacho 5- O maior planeta do Sistema Solar é: a) Mercúrio b) Vênus c) Terra d) Júpiter 6- Antônimo é o contrário de uma palavra. Verdadeiro ou falso? a) verdadeiro b) falso 7- Quem nasce no Chile é: a) chilense b) chileiro c) chileno d) chilano 8- Quantas letras têm o alfabeto atual? a) 25 b) 26 c) 19 d) 30 9- Feriado comemorado no dia 15 de novembro: a) dia da Bandeira b) dia da Independência c) dia do Trabalho d) dia da Proclamação da República 10- O pai do Pedro é filho do meu pai. O que eu sou do Pedro? a) tio b) primo

c) irmão d) avô 11- O trecho "Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil" foi retirado do hino: a) Nacional b) da Independência c) à Bandeira d) à Proclamação da República 12- Um ano bissexto tem: a) 365 dias b) 363 dias c) 366 dias d) 367 dias 13- Número de estados que formam a Região Sudeste do Brasil: a) 3 b) 4 c) 5 d) 6

Respostas 1- a) 6÷3=2 b) 8×2=16 c) 3+6=9 d) 12-2=10 2- Letra d. A sequência 3, 6, 12, 24, 48... segue um padrão onde cada número é multiplicado por 2. Observe: 3"2=6 6"2=12 12"2=24 24"2=48 48"2=96 3- Letra d. 4- Letra a. 5- Letra d. 6- Letra a. 7- Letra c. 8- Letra b. 9- Letra d. 10- Letra a.

11- Letra b. 12- Letra c. 13- Letra b. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Você sabia? O Japão é um país com território menor do que o Rio de Janeiro. Entretanto, é uma nação muito mais rica do que o Brasil, país que tem dimensões continentais, mas que continua atrasado em muitas questões econômicas e sociais. Os relâmpagos matam mais do que outros fenômenos naturais, como vulcões, furacões e terremotos. O Oceano Atlântico é mais salgado que o Oceano Pacífico. O Sol libera mais energia em um segundo do que todas as fontes de energia que a humanidade já consumiu em toda a sua existência. A velocidade das preguiças pode aumentar até cinco vezes na água se comparada à terra. E como elas têm um metabolismo bem mais lento, as preguiças podem segurar a respiração por até 40 minutos se estiverem submersas! Se você cresceu achando que o sabor doce era sentido apenas na ponta da língua, o salgado nas laterais e o amargo perto da garganta, você aprendeu errado. Ainda que cada área tenha, sim, mais papilas específicas para cada sabor, a diferença é muitíssimo pequena em relação a outras áreas. Na prática, você pode sentir os sabores em qualquer ponto da língua. Fonte: ~,https:ÿÿwww.~ sitedecuriosidades.~ comÿcuriosidadeÿ~ curiosidades-do-mundo.html~, O que causa o soluço? O soluço é uma contração involuntária do diafragma e outros músculos do tórax, seguido do fechamento da glote e vibração das cordas vocais, sendo por isso produzido um ruído característico. Este espasmo é desencadeado por uma irritação de algum nervo, como o nervo vago ou o nervo frênico, ou de parte do cérebro que controla os músculos respiratórios, e pode acontecer por diversos motivos: dilatação do estômago por excesso de comida ou bebidas gasosas; consumo de bebidas alcoólicas; doenças gastrointestinais; inflamações respiratórias ou abdominais, como bronquite, esofagite e outras. Na maioria das vezes, a causa do soluço não é grave, mas se for persistente por mais de dois dias, ou se estiver acompanhado de outros sintomas que indiquem doenças como pneumonia ou doenças cerebrais, é necessário consultar o clínico geral para investigar a causa. Fonte: ~,https:ÿÿwww.~ tuasaude.comÿo-que-~ causa-o-solucoÿ~, õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Vamos rir? O garoto fala com sua mãe: -- Ei, mãe, você pode me dar 10 pratas? A mãe responde: -- Certamente que não! -- Se a senhora me der 10 pratas, eu conto o que papai disse para a moça lá na loja do *shopping*... De orelhas em pé, morta de curiosidade, a mãe pega 10 pratas e imediatamente lhe dá. E pergunta: -- Muito bem! O que ele disse? -- Ele disse: “Ei, moça, você pode me informar onde fica a seção de brinquedos?" A mãe pergunta ao filho: -- Se eu tenho cinco moedas e te dou três, com quantas eu fico? O garoto responde: -- Não sei... A mãe questiona: -- Como não sabe? Não te ensinaram isso na escola? E explica o garoto: -- É que lá na escola só fazemos contas com maçãs e laranjas... Uma garotinha estava completamente concentrada à frente do teclado do computador do seu pai, usando um editor de textos. Como seu pai ficou a observar, ela então lhe explicou

que estava escrevendo um conto. Ele se interessou: -- Ah, bom. E sobre o que é este conto? -- Não sei -- ela respondeu. -- Eu ainda não sei ler... Uma jovem senhora, acompanhada da filha pequena, pegou um ônibus que a levaria ao centro da cidade. Para economizar dinheiro, já que criança com menos de cinco anos não pagava tarifa, orientou a menina para dizer que tinha apenas quatro anos e meio. -- Quantos anos você têm, minha pequena? -- perguntou o condutor. -- Quatro anos e meio -- ela respondeu. -- E quando irá completar cinco? -- perguntou outra vez o condutor. -- Logo -- ela respondeu. -- Assim que a gente descer do ônibus... As crianças saem da classe, e falam entre elas: -- Escuta, como você foi na prova? -- Deixei tudo em branco. -- E vocês dois? -- A gente também. -- Meu Deus! O professor vai pensar que a gente copiou! Por que o elefante não usa creme Nívea? Porque sua patinha não cabe na lata. O que é, o que é? Tem no meio do ovo. A letra *v*. O que é, o que é? Fica no início da rua, no fim do mar e no meio da cara. A letra *r*. O que é, o que é? Tem cinco dedos, mas não tem unha. A luva. O que é, o que é? Tem mais de dez cabeças e não sabe pensar. Uma caixa de fósforos. O que é, o que é? Enche uma casa, mas não enche uma mão. Um botão. O que é, o que é? O animal que não vale mais nada. O javali. O que é, o que é? Faz virar a cabeça de um homem. O pescoço. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Historiando História do Natal O Natal é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como dia oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era quando os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal. As antigas comemorações costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levaram os três reis Magos para chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal. Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o

Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História. O Papai Noel: origem e tradição Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d. C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal. Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde-escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista *Harper's Weeklys* nesse mesmo ano. Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

A Árvore de Natal e o Presépio Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período. Acredita-se que essa tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta. Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança. O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. Fonte: ~,https:ÿÿwww.~ suapesquisa.comÿ~ historiadonatal.htm~,

Nota da Comissão Martinho Lutero (1483-1546): Monge agostiniano e professor de teologia. Era alemão e tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Leitura Interessante Meu desejo de Natal Shyrlene Campos Ela se levantava bem cedo, possuía as perninhas frágeis, fora retirada da favela para auxiliar numa casa como babá. Aguardava o despertar da casa, da senhora que ao menor ruído do bebê e do garotinho de dois anos, gritava: -- Marlene! Marlene! Olha as crianças!...

E lá ia ela no seu dia a dia de muitos deveres e poucas alegrias. Não frequentava escolas, nos parques de diversão não se alegrava com o passeio. Ficava sempre de fora a olhar o piscar das luzes coloridas enquanto caía dentro de sua alma uma chuva miúda de tristeza. Nada de pipocas, nada de balas, era um triste vigiar, constante e cansativo. As noites eram cheias de pranto, sufocado pelo travesseiro velho e sujo no quartinho apertado e cheio de *despojos*, mas pensava que era melhor aquela casa do que a orfandade na favela. Ela esperava... Quem sabe se um dia as coisas não mudariam? Qualquer choro das crianças eram *reprimendas*, qualquer tombo resultava em beliscões. Tinha um medo constante de errar, um

grande medo de tudo e de todos. Chegou o Natal, muitas pessoas na sala, um jantar bonito com velas, luzes e a ordem: “Não entre na sala”. Risos, abraços, doces, os homens alegres pela *ingestão* de bebidas, a conversa na sala diminuindo e o cansaço dominando. Quem sabe não ganharia uma boneca? Ela cuidava de meninos, por isso ela sempre brincava com eles e seus carrinhos. Como gostaria de uma boneca... Dormiu com inquietação no coração. O primeiro Natal naquela casa receberia presente sim, eram ricos... e dormiu... Despertou com muito ruído das crianças, não a haviam chamado como sempre faziam. O pai se divertia com os meninos a montar uma pista de carro e ela se achegou, espiando desconfiada. Papéis, resto de festa, de bebida, de comida e a ordem de sempre: “Marlene, vá aprontar as mamadeiras”. Não ganharia ela um presente de Natal? Nada? E a senhora chegou na cozinha. Bonita, com um embrulho na mão: -- Eis aqui um vestido novo para você. Não terá brinquedos para não descuidar de suas obrigações. Cuidado com os brinquedos dos meninos, são caros, e se você os quebrar, vai ter comigo! Ela pegou o embrulho, o peitinho apertado de dor, e a senhora perguntou: -- Gostou? -- Gostei. Obrigada -- ela respondeu. E lá foi ela para seu quartinho quente e pequeno. Pegou o vestidinho, enrolou-o, e como se fosse uma boneca o embalou. Embalou de mentira a boneca que não recebera. Quantas vezes nem as nossas migalhas repartimos! Vivemos como se no mundo não houvesse sentimento, amor, sensibilidade. Estraçalhamos sonhos e nem nos damos conta da dor que causamos. Busquemos, por meio de nossos esforços, despertar e ex- pandir em nossas almas o amor fraterno, e que saibamos compreender não só a dor dos que *carecem* de recursos, mas dos que carecem de compreensão, proteção e amor. Vocabulário Carecem: v. Têm necessidade, precisam. Despojos: s. m. Tudo aquilo que sobra; restos, fragmentos. Ingestão: s. m. Absorção por meio da alimentação.

Reprimenda: s. f. Forte reprovação; excesso de censura, repreensão. :::::::::::::::::::::::: Palavras que nossas avós usavam e não usamos mais Leia a frase: “O sacripanta deu um tabefe na sirigaita enquanto o janota armava o maior quiproquó”. Achou as palavras estranhas? Não é só uma questão de gírias. Nem de modismos. Algumas palavras da nossa língua simplesmente deixaram de ser usadas com o passar das décadas, e expressões comuns nos tempos das nossas avós, ou mesmo dos nossos pais, são completamente desconhecidas pelas novas gerações. Com o tempo, novas palavras vão surgindo, assim como novos

significados para palavras antigas, o que acaba deixando nosso idioma com algumas diferenças entre épocas. E pala- vras, tão coloquiais há alguns anos, foram engavetadas e esquecidas. Só para citar alguns exemplos, e os seus significados: Tabefe: tapa, bofetada. Dei-lhe um tabefe para que ele nunca mais se esqueça de ser bem-educado. Sacripanta: patife, pilantra, mau-caráter. Aquela fulana é uma autêntica sacripanta. Basbaque: pessoa ingênua, simplório, tolo. Eles dão mesmo a impressão de serem uns grandes basbaques! Chumbrega: de má qualidade, ordinário. Esse material é chumbrega.

Sirigaita: mulher espevitada, pretensiosa. Pelo jeito que ela age, deve ser uma sirigaita. Alcunha: apelido, codinome. As pessoas me conhecem pela alcunha de Foguinho. Janota: pessoa bem-vestida. Pedro é muito janota. Petiz: criança. O meu sonho de petiz era ser bombeiro. Pachorra: calma excessiva, paciência. Sua pachorra me irrita. Garrucha: espingarda, bacamarte. Paulo sacou a garrucha e atirou. Quiproquó: confusão, balbúrdia, mal-entendido. Esta semana tive um pequeno quiproquó com o presidente da junta. Balela: mentira, conversa fiada, boato. Muitos eleitores acreditam nas balelas de alguns políticos.

Supimpa: excelente, muito bom, ótimo. Os meus votos é que 2019 seja um ano supimpa! Fonte: ~,https:ÿÿvejasp.~ abril.com.brÿblogÿ~ memoriaÿpalavras-que-~ nossos-avos-usavam-e-nao-~ usamos-maisÿ~, õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Cuidando do Corpo e da Mente Piolho Quase toda criança teve ou terá piolho na cabeça. Assim tem sido desde a antiguidade. Apesar de comuns, há muitos mitos sobre esses bichos tão pequenos e incômodos. O texto a seguir ajudará a esclarecer as dúvidas sobre *pediculose capilar*, nome da infestação causada por piolhos na cabeça.

Os piolhos constituem uma ordem de insetos da qual fazem parte mais de três mil espécies. Não possuem asas e se alimentam do sangue do hos- pedeiro. Os que atacam o couro cabeludo dos seres humanos fazem parte da espécie *Pediculus humanus capitis*. O piolho adulto tem cerca de 2 a 3 mm (tamanho de um grão de gergelim), seis patas e sua cor varia de marrom a branco-acinzentado. A fêmea vive de 3 a 4 semanas e, quando adulta, coloca até dez ovos por dia. Os ovos se fixam na raiz dos cabelos por meio de uma substância parecida com uma cola, produzida pelo próprio piolho. Os ovos viáveis se camuflam no cabelo da pessoa infectada; o invólucro dos ovos vazios, as lêndeas, são mais visíveis porque são brancas. Muitos chamam de lêndeas tanto os ovos viáveis

quanto os invólucros dos ovos vazios. Os ovos são incubados pelo calor do corpo humano e *eclodem* em 8 a 9 dias, em geral. A *ninfa* deixa o ovo e passa por três estágios até se tornar adulta (entre 9 a 12 dias). Cerca de 1,5 dia após se tornar adulta, a fêmea pode se reproduzir. Se a infestação não for tratada, o ciclo se repetirá a cada três semanas. Os piolhos se alimentam injetando no couro-cabeludo um pouco de saliva, que tem pro- priedades vasodilatadoras e anticoagulantes, permitindo que o piolho sugue uma pequena quantidade de sangue a cada poucas horas. O piolho não pula nem salta, ele se arrasta, por isso só é transmitido por meio de contato direto entre a pessoa infectada e a não infectada. A transmissão devida a com- partilhamento de objetos pessoais, como escova de cabelo e roupa de cama, é mais rara. Porém, ao pentear o cabelo seco é possível produzir ele- tricidade estática que pode *ejetar* os insetos a até 1 metro de distância. O principal sintoma da pediculose é o prurido (coceira) na cabeça. Ele é causado pela sensibilização gerada pelos componentes da saliva, e pode demorar algumas semanas depois do início da infestação para surgir. O diagnóstico pode ser feito por meio da identificação de lêndeas e piolhos a olho nu ou com auxílio de um pente-fino. É difícil prevenir a infestação, pois crianças costumam ter contato íntimo. Oriente seu filho a não compartilhar objetos pessoais, como pentes, escovas de cabelo e chapéus, e trate rapidamente as crianças infectadas. Ao contrário do que se pensa, piolho não é sinônimo de falta de higiene, por isso lavar a cabeça diariamente também é bobagem, visto que eles podem sobreviver até 20 minutos *submersos*. O melhor jeito de evitar a pediculose é observar sempre a cabeça das crianças, identificá-la e tratá-la rapidamente, para impedir outras infestações. Para tratar a infestação, não siga receitas caseiras, que além de ineficazes podem fazer mal à saúde. Evite usar sacos plásticos para tampar a cabeça, principalmente em crianças pequenas, que podem se sufocar. Também não use pesticidas: além de tóxicos, não matam os ovos. É mais fácil identificar e tratar os piolhos quando o cabelo é curto, mas o comprimento do cabelo não influi no risco de infestação nem em seu tratamento. A família toda deve ser examinada. Se parentes dividirem a cama, devem ser tratados mesmo que não tenham piolhos. Apesar da transmissão por objetos ser mais rara, limpe todos os itens de uso pessoal que tenham entrado em contato com a cabeça da pessoa infectada em 24 a 48 horas antes do início do tratamento (os piolhos morrem em menos de 48 horas sem se alimentar de sangue). As crianças infectadas não precisam faltar à escola, pois a contaminação entre colegas de classe, apenas por *coabitarem* o mesmo ambiente, não é comum. Hoje em dia já existem diversos medicamentos disponíveis para tratar pediculose, inclusive orais. Sua indicação vai depender da quantidade de piolhos e do tipo de infestação. Converse com seu médico. Depois do tratamento, continue examinando a cabeça das crianças por duas ou três semanas para se certificar que a infestação foi de fato controlada. Fonte: American Academy of Pediatrics ~,https:ÿÿdrauziovarella.~ uol.com.brÿpediatriaÿ~ piolhos-perguntas-e-~ respostasÿ~, Vocabulário Coabitarem: v. Habitar, ou morar, conjuntamente, no mesmo local. Eclodem: v. Partem a casca do ovo ao sair. Ejetar: v. Expelir, projetar.

Ninfa: s. f. (Zoologia) Uma das metamorfoses dos insetos, caracterizada por imobilidade completa. Submersos: adj. Cobertos pelas águas, mergulhados. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Leio, logo escrevo Textos dos alunos do IBC -- Segundo segmento Minhas canções preferidas Autora: Juliana Aparecida Ferreira Gonzaga Turma: 801 Eu tenho canções que marcaram a minha vida mas eu vou dizer agora qual é a minha canção preferida. Tem canções que são grandes mas eu prefiro mesmo as canções de Paula Fernandes. Mas também tem canções que o povo todo já curtiu dentre elas estão citadas as canções de Preta Gil. Mas tem uma cantora que se você quiser o nome eu te falo, eu gosto de ouvir as músicas de Ivete Sangalo. Cada um tem o seu cantor preferido, eu também gosto das músicas de Toni Garrido. Mas também tem aquelas canções que ninguém aguenta mais eu sou muito fã dos artistas do Pagode IJ. Tem uma cantora que está na minha vida por onde quer que eu ande. Essa cantora tem o nome de Sandy. Tem uma cantora que eu não suporto, o nome dela é Simone. Mas a cantora que eu gosto muito é a Alcione.

Mas eu sei que ela não está sozinha porque eu sou fã dela desde bebezinha. :::::::::::::::::::::::: A Música e eu -- Inspirações estudantis Autora: Joyce Carvalho Borges Turma: 902 Idade: 18 anos Amo ouvir música Ela faz parte da minha vida Ela alegra o meu dia É ela que me inspira Quando ouço aquela canção Me bate uma inspiração Que brilha na minha imaginação Que bate no meu coração A música distrai minha mente É a música que me deixa leve

É a música que me alegra totalmente Quando estou triste :::::::::::::::::::::::: A Música e Eu Autor: Fillip Marthins de Souza Paulino Turma: 902 A música é como o vento suave As vezes e de vez em quando triste, romântica E as vezes acelerada E também parecida com os seres humanos de diferentes cores. A diferença é que a música não tem cor, não tem cheiro mas tem como senti-la. Quando dançamos e até ouvimos Tem vários estilos como os seres humanos tem estilos pra qualquer tipo de gostos Tem *rock* pra quem gosta de música pesada *Funk* pra quem gosta de uma música dançante Samba pra quem gosta de sambar E também tem música romântica Pra dançar bem coladinho com quem você ama. A música significa E está em tudo Está no corpo Está em instrumentos como guitarra, bateria, baixo e até em equipamentos eletrônicos como mesas de som Música está no corpo e também na alma de quem ouve. Textos classificados no Concurso Literário do Instituto Benjamin Constant de 2017 õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo

Tirinhas Tirinhas da Mafalda Mafalda foi criada pelo cartunista argentino Quino; suas tirinhas foram publicadas de 1964 a 1973, usufruindo de uma altíssima popularidade na América Latina e Europa. As histórias apresentam uma menina preocupada com a humanidade e com a paz mundial, que se rebela com o estado atual do mundo. Personagens Mafalda: A personagem principal é uma menina de seis anos de idade que odeia sopa, adora os Beatles e o desenho Pica-Pau. Ela se comporta como uma típica menina na sua idade, mas tem uma visão questionadora do mundo, principalmente no contexto dos anos 60, e em comparação a outros personagens.

Miguelito: Amigo de Mafalda e um pouco mais jovem que os outros, Miguelito é um personagem egocêntrico por ser filho único, mas dono de um grande coração. Sempre entende os conselhos de Mafalda de maneira *literal*. Manolito: Filho de um comerciante, mais preocupado com os negócios e o dinheiro do que com outra coisa. Não gosta dos Beatles e é um estudante que tira notas baixas, menos em matemática, por causa das contas que aprende no mercado do pai. Representa o *conservadorismo* capitalista na obra, apenas pensando no lucro do armazém de seu pai. Também adora a inflação, pois assim acha que está lucrando. Vocabulário Conservadorismo: s. m. Defesa da manutenção dos valores tradicionais da moral, dos costumes, da autoridade estabelecida. Literal: adj.2g. Que é feito, interpretado, entendido ou reproduzido ao pé da letra, à risca. _`[{tirinha em três quadrinhos; adaptada a seguir_`] 1ºã Mafalda lê o jornal e conversa com Miguelito. Ela diz: “Estão dizendo que no futuro a humanidade vai sofrer uma fome imensa.” 2ºã Miguelito faz cara de espanto e exclama: “Ugh!” 3ºã Miguelito diz: “Sinto uma dor futurista. Tem pão com manteiga aí?” _`[{tirinha em quatro quadrinhos; adaptada a seguir_`] 1ºã Mafalda e sua mãe conversam. A menina pergunta: “Mãe, com quantos anos a gente fica velha?”

2ºã A mãe responde: “Depende, Mafalda. Na verdade não é uma questão de anos, mas de manter o espírito jovem.” 3ºã Mafalda reflete. 4ºã E pergunta: “Tudo bem, mas e o espírito... Com que idade ele começa a precisar de maquiagem?” _`[{tirinha em quatro quadrinhos; adaptada a seguir_`] 1ºã Na sala de aula, a professora pergunta: “Quem não entendeu, levante a mão.” 2ºã Manolito levanta a mão. 3ºã Mafalda olha fixo para Manolito e a professora pergunta: “O que você não entendeu, Manolito?” 4ºã Manolito, em pé, responde: “Nada, desde março até agora.” õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo

Espaço do Leitor Boby O Boby é um amor de cachorro! Jossemara, a sua predileta pro passeio e pro socorro. Folgado, gracioso e cativante, no colo dela, dá pra sentir o seu coraçãozinho palpitante. Quando ele pertencia a mim, lá em casa eu era o seu preferido. Mas foi melhor assim, porque sei que o Boby é muito querido. Às vezes, eu o pegava nos braços, e pedia aos meninos que fingissem me bater. Esta "coisa pequena" rosnava grosso, bravo! E a gente se divertia a valer.

Devo confessar aqui, que o Boby eu não consegui educar. Então também no meu travesseiro, o amigo fazia cocô e xixi! E vinha-me uma raiva passageira! Pois um dos lugares mais fofinhos era ali, onde ele podia "batizar". Hoje em dia, quando dele me aproximo, percebo que sou uma pessoa qualquer. Não fico sentido! Ele tem agrados e mimos, e é protegido, como se vivesse na arca de Noé. Colaboração do leitor João Batista Alvarenga ::::::::::::::::::::::::

Nesta edição da Revista Pontinhos, você está recebendo um Livro Falado produzido pelo Instituto Benjamin Constant, para uso exclusivo de pessoas com deficiência visual, de acordo com a Lei n.o 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. É terminantemente proibida a utilização deste produto para reprodução e comercialização. Título do livro falado: *Clássicos de Ouro*. Autor: Vários autores. :::::::::::::::::::::::: Agora, estamos também no Facebook -- ~,https:ÿÿwww.~ facebook.comÿibcrevistas~, --

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