ANEXO IV - BIBLIOGRAFIA Questões gerais: DINIZ, Débora. O que é deficiência? São Paulo: Brasiliense, 2007. DINIZ, Débora; BARBOSA, Lívia; SANTOS, Wederson. Deficiência, Direitos Humanos e Justiça. In: DINIZ, Débora; SANTOS, Wederson (Orgs). Deficiência e Discriminação. Brasília: Letras Livres - EdUnB, 2010. MELO, Douglas Christian Ferrari de. Políticas públicas de educação de pessoas com deficiência visual: um estudo comparado na grande Vitória/ES. Revista Científica Intel- letto, Venda Nova do Imigrante, ES, v.4, n. especial, 2019 p.8-21. Disponível em: https://faveni.edu.br/wp-content/uploads/sites/10/2019/12/2-Politicas-Publicas-V4-N- especial-19.pdf. Acesso em: 19 fev. 2021. SIEMS-MARCONDES, Maria Edith Romano. Estudantes com deficiência no ensino superior: trajetórias escolares, acesso e acessibilidade. Inclusão Social, Brasília, DF, v.11 n.1, p.94-104, jul./dez. 2017. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4083. Acesso em: 14 fev. 2021. VILARONGA, Carla Ariela Rios; CAIADO, Katia Regina Moreno. Processos de escola- rização de pessoas com deficiência visual. Rev. bras. educ. espec.,Marília, v. 19, n. 1, p. 61-78, mar. 2013. Doi: https://doi.org/10.1590/S1413-65382013000100005. Dispo- nível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 65382013000100005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 nov. 2020. Linha 1 MONTEIRO, André Jacques Martins, GOMES, Marcia de Oliveira e SILVA, Mariana Lopes da. Tai Chi com poesia: corpo e mente em movimento In: RANGEL, Fabiana Alvarenga e GOMES, Marcia de Oliveira (Orgs.). A escol(h)a que somos: Práticas e vivências pedagógicas em deficiência visual. Instituto Benjamin Constant, 2019. Dis- ponível em: http://www.ibc.gov.br/images/conteudo/livros/miolos_livros/AEscolhaQSomos_FINAL_ _corrigido_2807.pdf. Acesso em 19 fev. 2021. WEIDI , Olívia von der. O corpo estendido de cegos: cognição, ambiente, acoplamen- tos. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v.5, n.3, p. 935–960, dezembro, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2238- 38752015000300935&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 19 fev. 2021. BRUNO, Marilda Moraes Garcia. O desenvolvimento integral do portador de de- ficiência visual. São Paulo: Midi, 1993. Linha 2 BATISTA, Rosana Davanzo; LOPES, Endrius Robert; PINTO, Glaucia Uliana. A alfa- betização de alunos cegos e as tendências da desbrailização: uma discussão neces- sária. Revista de Ciências da Educação, n. 37, Ano XIX, p. 179-194, 2017. Disponível em: http://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/587. Acesso em: 19 fev. 2021. CHAVES, Ana Paula Nunes; NOGUEIRA, Ruth Emilia. Os desafios do professor frente o ensino de Geografia e a inclusão de estudantes cegos. Boletim de Geografia, v. 29, n. 1, p. 5-16. Maringá, 2011. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/11414. Acesso em: 19 fev. 2021. FREITAS, Maria Isabel Castreghini; VENTORINI, Silvia Elena; RIOS, Carla; ARAÚJO, Thais Helena Buzzato. Os desafios da formação continuada de professores visando a inclusão de alunos com necessidades especiais. Revista Ciência em Extensão, v.3 n.1, 2006. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/365. Acesso em: 19 fev. 2021. SOUZA, Joana Belarmino. As novas tecnologias e a “desbrailização”: mito ou realida- de. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS BRAILLE, 2, João Pessoa, 2001. Disponível em: http://intervox.nce.ufrj.br/~joana/textos/tecni08.html. Acesso em: 14 dez. 2020.