RESULTADO DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO DAS ETAPAS 2 E 3 Ordem de Inscrição Candidata Situação após análise do recurso Justificativa do indeferimento do recurso 45 Alice Maria de Araujo Almeida Martins Recurso Indeferido O plano de aula da candidata não está bem estruturado em relação a sua forma e conteúdo. O tema anunciado no plano é “Gênero Textual: Conto de Fadas ou Parlendas”, contudo, o referido não condiz nem com o tema sorteado e nem com o que é proposto como estratégias de ensino. Além disso, a candidata não estipulou o tempo determinado para proposição das atividades. No plano da candidata, os objetivos não estão bem definidos. A inconsistência dos objetivos, faz com que as estratégias, procedimentos, recursos e avaliações fiquem comprometidos. O plano também está pouco claro em relação ao conceito de tempo a ser trabalhado. A candidata propõe um trabalho com “intervalo de tempo, uso do calendário, leitura de horas em relógios digitais e ordenação de datas”, entretanto, o único recurso utilizado durante o plano é o relógio, além de explicações verbais relacionadas ao conceito de tempo. O plano elenca uma série de possibilidades, mas não operacionaliza como as mesmas serão trabalhadas de forma concreta no âmbito da sala de aula para uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental composta de alunos com deficiência visual. A candidata propõe a leitura do poema “O Relógio”, de Vinícius de Moraes, entretanto, não o explora enquanto instrumento didático para trabalhar o conceito de tempo que está sendo proposto. Ela também não explora alguns dos objetos e recursos concretos que apresenta, tais como: “relógio de pulso com ponteiros, de pulso em braille, digital que emiti a hora, de bolso (“que tem uma cordinha para pendurar), de areia dentro de uma ampulheta, de água”. Considerando o perfil dos alunos do IBC, os quais possuem deficiência visual, há um excesso de explicações verbais a respeito dos conceitos, sem o apoio de materiais concretos e estratégias pedagógicas, a fim de propiciar situações significativas que favoreçam a compreensão do conceito de tempo. Por fim, é proposto na avaliação “observar se os alunos conseguiram reconhecer e organizar o tempo em dias, semanas e ano, formando o calendário”, conceitos que não são trabalhados ao longo do plano. Ao ser interpelada a respeito do seu plano de aula, a candidata deu respostas que a banca julgou pouco claras e objetivas e que demonstram falta de domínio para a área para a qual concorre. Diante das razões apresentadas anteriormente, julgamos o recurso indeferido.